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Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – 2011

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Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Prof.Dr. José Ferrari Neto

Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – 2011

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Apresentação em tema: "Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – 2011
Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) UFPB – SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Prof.Dr. José Ferrari Neto

2 Aquisição da Linguagem
O que é Aquisição da Linguagem ? I – Fenômeno a partir do qual a criança parte de um estado inicial em que não domina uma língua/linguagem para um estado final no qual domina uma língua/linguagem - Objeto de Conhecimento II – Estudo científico do fenômeno da aquisição. Ramo da Ciência que possui interfaces com a Lingüística, Psicolingüística, Psicologia, Ciência Cognitiva, Neurociência Cognitiva, Neurolingüística, Antropologia e Filosofia - Campo de Conhecimento

3 Aquisição da Linguagem
- Linguagem (latu-sensu): - capacidade de expressão e interação social - não específica do ser humano - meio de expressão e interação compartilhado por um grupo social ou por membros de uma espécie - pouco variável numa espécie - Linguagem (strictu-sensu): - capacidade de expressão e interação social por meio verbal - específica do ser humano - forma verbal de expressão e interação social - variável entre grupos sociais e mesmo entre indivíduos

4 Aquisição da Linguagem
A Aquisição da Linguagem como Fenômeno Natural - Sentido Amplo: aquisição de um meio verbal de expressão e interação social - foco em habilidades de interação/expressão lingüística - dificuldade de se distinguir o que diz respeito à aquisição da língua do que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de interação social e da possível interrelação entre esses dois processos Sentido Estrito: aquisição de uma língua materna, ou identificação de uma forma particular de linguagem verbal da comunidade na qual a criança se acha inserida (aquisição de uma gramática). - Foco nos procedimentos de identificação, no estado de conhecimento da língua atingido, nas condições para que se realize e nos fatores que atuam no processo.

5 Aquisição da Linguagem
O que a criança adquire ao adquirir LINGUAGEM ? Sentido amplo: desenvolvimento de uma capacidade de expressão e interação social O que a criança deve adquirir ? Sentido estrito: aquisição de uma forma verbal específica (língua), que se presta à expressão e à interação verbal PROCESSOS DISSOCIADOS Autismo Savant Lingüístico


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