A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cantareira: Compartilhando desafios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cantareira: Compartilhando desafios"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cantareira: Compartilhando desafios
Interlocutora Ambiental: Profª. Vanessa Toledo Sette

2

3 Considerações para 2014 As atividades de 2014 não devem ser a continuidade de projetos anteriores; Atividades e ações já desenvolvidas na escola em anos anteriores devem ser continuadas; As atividades e ações são interdisciplinares; O interlocutor fará a “ponte” entre os projetos e a DE; As ações serão oficializadas na DE e todas as etapas devem ser registradas.

4 Palestra de Sensibilização - SABESP
O problema da água: Disponibilidade dos recursos hídricos: Importância: Vital para os seres vivos, Seu ciclo vem sofrendo alterações, Escassez de água limpa, Perspectivas futuras. Abordagem: Público alvo, Ferramentas pedagógicas, Multi e interdisciplinar. Visão global: Auxilia na unificação e na integração das disciplinas; Exercício da capacidade crítica (causas, consequências, resultados).

5 Sistema Cantareira Capacidade: Conjunto de Represas:
Produz 38 m³/s m³/s: RMSP (9 milhões de pessoas) 07 m³/s: RMC (5 milhões de pessoas) Conjunto de Represas: Jaguari e Jacareí Cachoeira Atibainha Paiva Castro Águas Claras Rios que Abastecem o Sistema: Jaguari Piracicaba Atibaia

6 Como funciona o Sistema Cantareira

7 Situação Ideal Fotos de arquivo do Sistema

8 Situação Atual - 2014 Fotos por: Vanessa Toledo Sette Data das Fotos:
25/02/2014

9 Situação Atual - 2014 Fotos por: Waldemar Bartchewsky Jr.
Data das Fotos: 28/02/2014

10 O Projeto Duração: Envolvidos: Público Alvo: Ações: de MARÇO a AGOSTO
Toda a comunidade escolar Público Alvo: Alunos do Ensino Médio Maior participação dos 1º anos do E.M. Ações: Sensibilização Construção de protótipos Estudo do Meio rio perto da escola barragem próxima a Vargem Confecção das 3 cartas para o projeto

11 Ações Propostas Dia Mundial das Águas 22/03/2014 - Sábado Recursos:
Trabalhar o tema “água” durante a semana do dia 17/03 a 21/03; Continuidade dos Projetos ou Ações – até AGOSTO Recursos: Sensibilização – importância da água (permanente) Textos informativos Confecção das Cartas para o projeto Músicas Construção de protótipos visualizadores Água virtual Quantificador com garrafas PET

12 Disciplinas envolvidas:Língua Portuguesa
Sensibilização Textos Informativos - Notícias de jornal e outros recursos Disciplinas envolvidas:Língua Portuguesa

13 Fontes digitais http://www.agua.org.br

14 Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa
Confecção das Cartas Apenas para os 1ºs anos do E.M. – tarde; 1 carta por sala – coletiva; 1ª carta (Maio): Tema: “Quem somos e onde estamos?” 2ª carta (Junho / Julho): Tema: “Quais os maiores problemas e as possíveis soluções?” 3ª carta (Agosto): Tema: “Avaliação do projeto.” Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa

15 Disciplinas envolvidas: Inglês, Língua Portuguesa
Músicas - Songs 'Have You Ever Seen the Rain?‘ Creedence Clearwater Revival 'Rain' The Beatles B-side (1966) ‘No Rain’ Blind Melon ‘Planeta Água' Guilherme Arantes ‘Águas de Março' Tom Jobim ‘Absurdo' Vanessa da Mata Disciplinas envolvidas: Inglês, Língua Portuguesa

16 Construção dos Protótipos
Água Virtual Disciplinas envolvidas: Artes

17 Construção dos Protótipos
Quantificador com Garrafas PET Disciplinas envolvidas: Matemática 100% 97% 03% 01%

18 Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Sociologia
Outras Ações Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Sociologia Contextualização Histórica Sugestões: Origem do Nome do Sistema Cantareira; Por que da necessidade do Sistema Cantareira; Crescimento Populacional; Impactos socioeconômicos e culturais; Períodos governamentais que envolveram a construção do Sistema Cantareira. Compreensão Geográfica Sugestões: Conceito de Bacia Hidrográfica; Características de uma Bacia; Noções de relevo e topografia; Estreitamento do leito de um rio; Limite divisor de água; Noções de profundidade em reservatórios, rios, lagos etc.

19 Disciplinas envolvidas: Sociologia, Filosofia, Física
Outras Ações Questões que podem ser discutidas Sugestões: Gestão das águas; Usos múltiplos da água; Interferência humana (nos rios e no ambiente); Desocupação de terras para a construção de barragens (ética); Racionamento de água; Consumo x Consumismo; Disciplinas envolvidas: Sociologia, Filosofia, Física Respondendo perguntas Sugestões: Como o Sistema Cantareira leva a água até SP? (vasos comunicantes) Como a água passa pela “serra de SP”? (gasto energético)

20 Disciplinas envolvidas: Química, Biologia
Outras Ações Sugestões para Química Os estados físicos da água; Tratamento da água; Poluição da água; Chuva ácida. Sugestões para Biologia Ciclos Biogeoquímicos; Ciclo da água; Características de um ecossistema; Ecossistemas (aquáticos e terrestres) Conservação ambiental; Sustentabilidade; Recuperação de ambientes. Disciplinas envolvidas: Química, Biologia

21 Outras Ações Sugestões para Educação Física
Uso da água em práticas esportivas; Transpiração e hidratação; FILMES “Lixo Extraordinário” “Planeta Branco” “Ilha das Flores” “Recife Frio” “A História das Coisas” (Cinema vai à Escola) (Cinema vai à Escola) Disciplinas envolvidas: Educação Física, Filosofia, Sociologia, Artes...

22 Mensagem Final “A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.”


Carregar ppt "Sistema Cantareira: Compartilhando desafios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google