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PublicouHenrique Peixoto Corte-Real Alterado mais de 8 anos atrás
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Violações de direitos na mídia brasileira: diagnóstico e soluções Programas policialescos. Jornalismo ou entretenimento? Parâmetros técnicos e éticos que regem a imprensa Prof. Dr. Edgard Rebouças edgard.reboucas@ufes.br Brasília 18 Jun. 2015
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Bad news is good news Good news is no news
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Princípios do Jornalismo Princípios do Jornalismo Fato Fato Notícia Notícia Verdade Verdade Interesse público Interesse público≠ Interesse do público Interesse do público
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Princípios do Jornalismo Princípios do Jornalismo O que é o público? O que é o público? Quem é o público? Quem é o público? O espaço público (Habermas) O espaço público (Habermas) Para quem o jornalista escreve? Para quem o jornalista escreve? 1.Colegas 2.Chefe 3.Família 4.Leitor imaginário
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Pesquisa Brasileira de Mídia Secom/PR (Ibope) 2015
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Ciclo horário do uso de TV
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Ciclo horário do uso de TV Policialescos
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais assiste TV
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais assiste TV
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Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014 Jornal Nacional35,1% Amor à Vida31,6% Jornal da Record13,0% Sangue Bom 8,5% Cidade Alerta 7,9% Globo Esporte 5,9% Balanço Geral 5,7% O Cravo e a Rosa 5,1% Jornal Hoje 3,9% Jornal da Globo 3,8% Brasil Urgente 3,4% Jóia Rara 3,2% Enc. Fátima B. 3,2% Jornal da Band 3,0% Bom Dia Brasil 2,8% Mais Você 2,7% Bem Estar 2,7% SBT Brasil 1,9% Final de semana Dom. Faustão22,5% Fantástico21,0% Futebol15,5% Cald. Huck12,7% Esquenta 8,8% Amor à Vida 8,4% Dom. Espetacular 8,3% Dom. Legal 6,7% Prog. Eliana 6,3% Jornal Nacional 6,1% PBM 2014
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Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014 Jornal Nacional35,1% Amor à Vida31,6% Jornal da Record13,0% Sangue Bom 8,5% Cidade Alerta 7,9% Globo Esporte 5,9% Balanço Geral 5,7% O Cravo e a Rosa 5,1% Jornal Hoje 3,9% Jornal da Globo 3,8% Brasil Urgente 3,4% Jóia Rara 3,2% Enc. Fátima B. 3,2% Jornal da Band 3,0% Bom Dia Brasil 2,8% Mais Você 2,7% Bem Estar 2,7% SBT Brasil 1,9% Final de semana Dom. Faustão22,5% Fantástico21,0% Futebol15,5% Cald. Huck12,7% Esquenta 8,8% Amor à Vida 8,4% Dom. Espetacular 8,3% Dom. Legal 6,7% Prog. Eliana 6,3% Jornal Nacional 6,1% PBM 2014
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência do uso da Internet
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência do uso da Internet
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência do uso da Internet Uso da Televisão
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais usa a Internet
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais usa a Internet
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Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014 * Como fonte de informação * Facebook30,8% Globo.com 6,8% G1 5,0% Yahoo 3,3% R7 2,7% Terra 2,1% YouTube 1,4% MSN 1,2% IG 1,1% Baixaki 1,0% Twitter 0,8% Globo Online 0,8% Baixaki Jogos 0,5% Abril.com 0,5% Instagram 0,5% Buscapé 0,4% Globo News Online 0,4% Ana Maria 0,4% Atrevida 0,4% PBM 2014
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência da leitura de Jornais
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Frequência da leitura de Jornais
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais lê Jornais
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Razões pelas quais lê Jornais
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Jornais – Editorias mais citadas
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Jornais – Editorias mais citadas
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Frequência de uso Fonte: Secom/PR, 2014 Extra (RJ)7,1% Super Notícia (MG)5,5% Meia Hora (RJ)4,5% O Globo (RJ)3,8% Diário Gaúcho (RS)3,3% Correio* (BA)2,8% O Dia (RJ)2,3% A Tarde (BA)2,3% Folha de S. Paulo2,1% Diário do Pará2,1% Estado de Minas1,8% A Tribuna (ES)1,7% Daqui (GO)1,6% Aqui MG1,6% Correio Braziliense1,5% O Estado de S. Paulo1,3% O Liberal (PA)1,3% Diário do Nordeste (CE)1,3% PBM 2014
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Grau de confiança
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Perfil do consumo de mídia Perfil do consumo de mídia Pesq. Bras. Mídia – Secom/PR-Ibope 2015 Grau de confiança
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Metáfora do espelho - (Séc. XIX) - reprodução da realidade Walter Lippmann - Opinião pública (1922) - pseudo-ambiente formado pelas “imagens em nossas cabeças” Estereótipo - Consenso entre os membros de um grupo sobre os atributos de outro. Teorias do jornalismo
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Bernard Cohen - The Press and Foreign Policy (1963) - “Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar”. Bernard Cohen - The Press and Foreign Policy (1963) - “Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar”. Peter Berger e Thomas Luckmann - The Social Construction of Reality (1966) - grupos interagem a partir de representações sobre outros, e as legitimam. Teorias do jornalismo
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Maxuell McCombs e Donald Shaw - The agenda-setting function of mass media (1972) Aplicam a hipótese de Cohen: “o que pensar ≠ sobre o que pensar” Agenda midiática Agenda midiática Agenda pública Agenda pública Agenda política Agenda política Agenda empresarial Agenda empresarial Teorias do jornalismo
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Harvey Molotch e Marily Lester - News as Purposive Behavior: On the Strategic Use of Routine Events, Accidents, and Scandals (1974) - Newsmaking promotores de notícia promotores de notícia construtores da notícia consumidores de notícias Gaye Tuchman - Making News: A Study in the Construction of Reality (1978) - Newsmaking Teorias do jornalismo
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George Gerbner e Larry Gross – Living with television: the violence profile (1976) Hipótese do cultivo Hipótese do cultivo Síndrome do mundo cruel Síndrome do mundo cruel [Mediação do medo] [Mediação do medo] Teorias do jornalismo
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Robert Entman - Framing: toward clarification of a fractured paradigm (1993) - Enquadramento Dietram Scheufele - Framing as a Theory of Media Effects (1999) - Enquadramento Teorias do jornalismo
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Critérios de noticiabilidade Valor-notícia de seleção (critérios substantivos) MorteNotoriedadeProximidadeRelevânciaNovidadeTempoNotabilidadeInesperado Conflito ou controvérsia Infração
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Ir além do gênero: Ir além do gênero: Informativo + + Opinativo Opinativo + + Interpretativo Interpretativo + + Educativo Educativo
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Estrutura narrativa Lead O quê? Quem?Quando?Onde?Como? Por quê? E daí?
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Comportamental DireitosDeveresÉtica Virtude ou atributo? “Amigo da Criança”!? AcordosSuicídio...
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Sugestões Educação para mídia Formação adequada Observatórios regionais Parâmetros de qualidade Gêneros e formatos Critérios de responsabilidade Ouvidorias e Conselhos
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Violações de direitos na mídia brasileira: diagnóstico e soluções Programas policialescos. Jornalismo ou entretenimento? Parâmetros técnicos e éticos que regem a imprensa Prof. Dr. Edgard Rebouças edgard.reboucas@ufes.br Brasília 18 Jun. 2015
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