A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1

2 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
8,5 milhões de km2 milhões de habitantes 26 Estados 1 Distrito Federal 5.563 Municípios Educação Básica: mil escolas 2 milhões em função docente milhões de matrículas

3 Mobilização Social pela Educação
“Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada, onde professores possam ensinar bem e alunos possam aprender cada vez melhor... Isso só será possível se cada pai, cada aluno, cada professor, cada prefeito, cada governador, cada empresário, cada trabalhador tomar para si a tarefa de acompanhar, discutir, cobrar, propor e construir novos caminhos para a nossa Educação. Como Presidenta, como mãe e avó, darei tudo de mim para liderar esse grande movimento”. Dilma Rousseff Presidenta do Brasil

4 Mobilização Social pela Educação
“O diálogo sobre educação precisa ser ampliado para a sociedade. Só com o comprometimento de amplos segmentos ela se tornará, de fato, um valor social. “Famílias, igrejas, trabalhadores, empresários, sindicatos, institutos de responsabilidade social, entidades de representação, lideranças comunitárias, lideranças sociais, conselhos tutelares, Ministério Público, entidades e órgãos de proteção à infância e à adolescência precisam ser mobilizados para que se sensibilizem com as dificuldades e urgências dos nossos sistemas educacionais. E apontem soluções para mudar esse quadro.” Fernando Haddad Ministro da Educação

5 Lógica da Mobilização

6 Lógica da Mobilização As escolas* serão responsáveis por:
articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; - informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. * de acordo com o Art. 12º da Lei de Diretrizes e Bases Pais e responsáveis precisam saber que têm o direito de reivindicar o que houver de melhor em educação para seus filhos. Mas que têm, também, o dever de incentivá-los a cumprir suas obrigações com a escola (dever de casa, hábito de leitura, frequência, pontualidade etc). Precisam cooperar com a escola. Órgãos governamentais (níveis federal, estadual e municipal) das áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Trabalho e Emprego, Justiça, Cultura, Ministério Público e Conselho Tutelar precisam articular políticas intersetoriais capazes de formar uma rede de proteção à família e seus dependentes.

7 Parceiros da Mobilização
Instituições Religiosas: Igreja Anglicana, Assembleia de Deus, Batista, Católica, CLAI, CNBB, CONIC, Federação Espírita, Federação Israelita, Luterana, Metodista, Presbiteriana Independente, Presbiteriana Unida, Quadrangular, Religiões de matriz africana Fórum dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação Sistemas de Educação: União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) Organismo Internacional: Unesco

8 Parceiros da Mobilização
Empresas/Institutos e outras Entidades ArcelorMittal, Bradesco, C&A, Consórcio Camargo Corrêa-Promon (CCPR), Camargo Corrêa, Embraer, Microsoft Natura, Santander, Vale, Votorantim, Walmart, Asprom, Compromisso Campinas pela Educação, Federação dos Bandeirantes do Brasil, Fórum Nacional DCA (Direito das Crianças e Adolescentes), Fundação Itaú Social, Fundação Avina, Fundação SM, Instituto Crescer, Instituto EcoFuturo, Instituto Olhar Cidadão, Instituto Razão Social, Memória Lélia Gonzalez, Projeto OCA, Todos pela Educação, UNIBH, UNEB.

9 Comitês e Lideranças de Mobilização
Conheça os mobilizadores dessas localidades acessando as áreas do site e do Blog: Comitês de Mobilização e Contatos da Mobilização nos Estados

10 Comitês e Lideranças de Mobilização
Alagoas Maceió Goiás Barro Alto Campinorte, Ceres Santo Antônio do Descoberto Pirenópolis, Nova Glória Rialma Rubiataba Mato Grosso do Sul Bataguassu (2) Campo Grande Amazonas Manaus Mato Grosso Cuiabá Amapá Macapá Espírito Santo Cariacica Bahia Amargosa, Esplanada, Ilhéus, Jaguaquara, Lauro de Freitas, Maracás Salvador Minas Gerais Belo Horizonte Belo Oriente Periquito Uberlândia Maranhão Barreirinhas Governador Nunes Freire Humberto de Campos Icatu São Luís Santa Inês Trizidela do Vale Ceará Fortaleza

11 Comitês e Lideranças de Mobilização
Piauí Teresina Uruçuí Pará Belém Breves Jacundá Santa Catarina Capivari de Baixo São Paulo Barueri Bauru Campinas Franca Jacareí Jaú Osasco Praia Grande Presidente Prudente Pindamonhangaba Restinga Vale do Paraíba Rio de Janeiro Região Metropolitana Paraíba Campina Grande João Pessoa São João do Cariri Rio Grande do Norte Natal Parnamirim Vera Cruz Paraná Almirante Tamandaré Araucária Pinhais Rio Grande do Sul Bagé São Lourenço do Sul Pernambuco Recife Tabira Roraima Boa Vista

12 Dia e Semana da Mobilização
Instituídos por lei Criados a partir da articulação de Comitês e SMEDs Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação Belo Horizonte (MG) - 19 de setembro Cana Verde (MG) - primeiro dia de aula do segundo semestre Capivari de Baixo (SC) - 19 de setembro Ilhéus (BA) – 11 de agosto São João do Cariri (PB) - 15 de abril Santa Inês (MA) - 10 de julho Unaí (MG) - último dia de aula do primeiro semestre Semana de Mobilização Social pela Educação Rio Grande do Norte – Lei estadual - semana do dia 19 de setembro Uruaçu, Pirenópolis e Jaraguá (GO) - última semana do mês de abril Pindamonhangaba (SP) – semana do dia 19 de setembro

13 A Mobilização em números
Mais de 9 mil mobilizadores cadastrados no Banco de Dados da MSE, contemplando cerca de municípios Mais de 100 Oficinas de Formação, capacitando mais de mobilizadores Mais de 70 Lançamentos e Apresentações sobre o PMSE 2,65 milhões de cartilhas impressas e distribuídas pelo MEC e 1,5 milhão impressas e distribuídas por parceiros Mais de 35 Comitês de Mobilização

14 Plano de Mobilização Social pela Educação - PMSE
Meios de Divulgação: Eventos de Lançamento e Palestras Comitês Blog da Mobilização Site da Mobilização Lançado em maio de 2008

15 Instrumentos de Mobilização
Oficinas de Formação de Mobilizadores Plano de Mobilização Social pela Educação Manual de Mobilização Cartilha Filipeta Clique aqui para baixar a cartilha

16 Materiais de Divulgação
Banner Marcador de página Cartaz Adesivo Clique aqui para acessar os materiais para Mobilização

17 Dicas de como mobilizar

18 O que você precisa conhecer para mobilizar
Para mobilizar a sociedade pela educação, você deve conhecer algumas informações básicas e atualizar-se sempre. Saber consultar as fontes que podem lhe fornecer dados é muito importante. No site e no blog da mobilização familiaeducadora.blogspot.com você pode encontrar materiais para mobilização e divulgação, além de documentos que podem lhe dar informações úteis para seu trabalho na mobilização. Nesses endereços, você também pode encontrar relatos de como mobilizadores vêm atuando em todas as regiões do país e se inspirar para replicar esses exemplos em sua comunidade. Acesse, também, outras fontes importantes de informações educacionais:

19 O que você precisa conhecer para mobilizar
O que é o IDEB? O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma combinação de dois indicadores importantes na escola: as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos; o desempenho dos estudantes medido pela Prova Brasil e pelo SAEB. O Ideb é uma nota da escola que mostra se os alunos estão aprendendo o que têm de aprender na idade certa (aluno de 10 anos deve estar no 5º ano e sabendo as matérias que devem ser dadas naquele ano). Toda escola tem uma nota no Ideb, que vai de 0 a 10. Essa nota muda de 2 em 2 anos. E, ATENÇÃO, toda escola tem uma meta a alcançar até o ano de 2022.

20 O que você precisa conhecer para mobilizar
O que é o IDEB? É muito importante conhecer o Ideb das escolas de seu bairro e de sua cidade. E conhecer, também, as metas dessas escolas. É importante conversar com os dirigentes e professores das escolas sobre o que está sendo feito para melhorar o Ideb. Oriente os pais e familiares a conhecer o Ideb das escolas onde suas crianças estudam. Incentive-os a conversar com a diretoria, os professores e o Conselho Escolar sobre o resultado alcançado e como eles podem ajudar a escola a melhorar. Incentive os pais e responsáveis a conversar com os pais e responsáveis dos colegas de seus filhos sobre a escola e sobre como eles precisam se unir para ajudar a melhorar a qualidade do ensino que as crianças estão recebendo.

21 Quem mobilizar? FAMÍLIAS ESCOLAS Órgãos e entidades de proteção
às crianças, adolescentes e suas famílias Vizinhos, amigos e colegas de trabalho Lideranças comunitárias e religiosas

22 Por que mobilizar? Escolas: Famílias
fundamentais para a aprendizagem dos alunos, precisam ser bem administradas, articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. Famílias (pais, mães, avós, tios, parentes responsáveis pelos estudantes): precisam saber que educação pública, gratuita e de boa qualidade é um direito garantido por Lei. E que podem exigir da escola que seus filhos APRENDAM O QUE DEVEM APRENDER NA IDADE CERTA. Mas, também, que têm o DEVER de ajudar a escola nessa tarefa. Órgãos e entidades de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias: responsáveis por programas e ações que apóiam as famílias, nas áreas da Saúde, Assistência Social, Trabalho e Emprego, Justiça e Direitos Humanos. Aí se incluem os promotores da Infância e da Juventude, os juízes, os conselheiros tutelares.

23 Mobilizando as famílias de seu bairro e comunidade
Atue na sua comunidade. Nela residem famílias dos estudantes, professores, lideranças sociais e religiosas, membros de conselhos escolares e tutelares, promotores, vereadores e pequenos empresários como os donos do restaurante, da padaria, da farmácia. Atue junto a seus familiares – irmãos, cunhados, tios, primos; atue junto a seus vizinhos, amigos e colegas de lazer – na hora de jogar bola, de sair para bater papo... Converse com todos sobre o papel que cada um pode ter na MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO.

24 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade
Pergunte se eles têm filhos, irmãos, parentes ou pessoas sob sua responsabilidade que estudam em escolas públicas. Procure saber quem está na escola, quem abandonou os estudos, quem gostaria de voltar a estudar. ? Pergunte-lhes se participam da vida escolar das crianças, adolescentes e jovens sob sua responsabilidade. ? Converse com eles sobre a importância da educação e do aprendizado como garantia de um futuro melhor para cada um. Estudos mostram que os estudantes que recebem atenção e acompanhamento da família melhoram seu rendimento. Use as frases da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos para dar exemplos de como se pode participar da vida escolar de filhos, netos, parentes...

25 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade
Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que não têm tempo para acompanhar os estudos dos filhos – saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite e cansados. Responda que, se eles dedicarem cinco minutos por dia para perguntarem aos filhos como vão nos estudos, se estão aprendendo, se gostam da escola, vão passar uma mensagem importante: a de que se preocupam com a educação e valorizam o esforço que os filhos estão fazendo para aprender.

26 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade
Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que têm pouco estudo e não podem ensinar os deveres de casa que a escola manda. Responda que eles não precisam saber tudo que os filhos estão aprendendo. O interesse demonstrado pela família em acompanhar o estudo dos filhos contribui para que eles aprendam sempre mais.

27 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade
Você vai encontrar situações em que a família vive em condições precárias e sem um espaço próprio e adequado para a criança estudar e fazer os deveres. ? Nesse caso, explique que é importante liberar durante algum tempo o espaço possível para isso. Por exemplo, se existe apenas um cômodo com uma mesa, em determinado horário não se liga rádio, nem televisão, não se faz barulho. É preciso deixar o espaço livre e criar um ambiente propício para que os estudantes façam seus deveres. ! Lembre-se de enfatizar: está provado que, quando os estudantes fazem o dever de casa, eles melhoram muito o desempenho na escola.

28 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade
É preciso reforçar o papel do Conselho Escolar como representação formal das famílias junto à diretoria e aos professores . Procure marcar reuniões com os membros do Conselho Escolar e as famílias que têm filhos na mesma escola para uma discussão sobre a qualidade do ensino. Discutam o Ideb e as metas para o Ideb, os problemas com professores e funcionários, os problemas com as instalações da escola. Devem ser discutidos, também, os pontos positivos.

29 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade
A reunião deve servir para que os pais e responsáveis tomem decisões sobre o que cobrar e o que elogiar. Além disso, deve definir como essas decisões devem ser levadas à direção e aos professores – por exemplo, pedindo uma reunião de pais e do Conselho Escolar com a escola. Reuniões com o Conselho Escolar A reunião deve servir, também, para obter o compromisso do Conselho Escolar de levar essas decisões para discussão com a direção da escola e cobrar um posicionamento.

30 Mobilizando vizinhos, amigos e colegas de trabalho
Pergunte a seus colegas de trabalho se eles têm filhos, irmãos, parentes ou pessoas sob sua responsabilidade que estudam em escolas públicas. Pergunte se participam da vida escolar desses estudantes. Converse com eles sobre a importância da educação e do aprendizado como garantia de um futuro melhor para cada um. Explique como esse acompanhamento é importante. Utilize a mensagem da cartilha Acompanhe a vida escolar dos seus filhos para a conscientização sobre a importância da interação família-escola-comunidade. Enfatize que para a educação melhorar, todos devem participar!

31 Mobilizando lideranças comunitárias
o dono da mercearia, o padeiro, o gerente do clube, a cabeleireira, o gerente da farmácia, o dono do bar, o presidente da associação de moradores... Conheça as pessoas que têm liderança na comunidade: É importante saber quem é popular, quem é respeitado e pode influenciar as pessoas com as quais tem contato.

32 Mobilizando lideranças comunitárias
Converse com essas lideranças sobre a importância da educação e do envolvimento da família na vida escolar dos filhos. Use e explique as frases da cartilha. Peça que eles falem sempre sobre educação em seus contatos com os clientes, amigos, colegas. Lembre que, como são influentes naquela comunidade, têm uma grande responsabilidade social para ajudar a melhorar a educação. E, lembre-se, é seu dever incentivar os adultos que pararam de estudar a voltar a frequentar o curso de Educação de Jovens e Adultos. Nunca é tarde para aprender. Proponha o desafio de, com o esforço de todos, transformar aquela comunidade em um espaço educador.

33 Mobilizando lideranças religiosas
Quem mobilizar? Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: Atores-chave: arcebispos, bispos, reverendos, pastores, pastoras, padres, freiras, clérigos, ministros, presbíteros, lideranças/instâncias das instituições religiosas e voluntários... Eles têm influência em sua comunidade de fé e junto às lideranças sociais e políticas municipais e estaduais. Podem dar muita visibilidade à Mobilização Social pela Educação.

34 Mobilizando lideranças religiosas
Público a ser mobilizado: famílias e demais membros das instituições religiosas. Devem ser orientados a exercer direitos e a cumprir deveres em relação à vida escolar das crianças e jovens de suas comunidades. Onde e quando mobilizar: cultos, missas, eventos, pregações, aulas de catequese, escola bíblica, almoços comunitários, cafés da manhã, chás de senhoras, jantares, trabalho voluntários junto às famílias, entre outros. Converse com eles sobre a importância da educação e do envolvimento da família na vida escolar dos filhos. Use e explique as frases da cartilha. Peça que eles falem sempre sobre educação em suas pregações nas missas, nos cultos e outras celebrações. Sugira que usem as frases da cartilha como inspiração.

35 Que mensagem levar para as lideranças religiosas?
Fale sobre a importância de seu papel como autoridade religiosa para cobrar das autoridades oficiais medidas para melhorar a educação. Lembre que eles têm muita influência sobre seus fiéis, são ouvidos e respeitados. Por isso, têm uma grande responsabilidade social para ajudar a melhorar a educação. É bom lembrar que muitos professores, diretores de escola e autoridades também participam de uma igreja ou instituição religiosa. Fale sobre como as igrejas estão participando do esforço de mobilização em todo o país. Mostre o blog e o site da mobilização, onde há registros dos muitos casos de mobilização pelas igrejas.

36 Que mensagem levar para as lideranças religiosas?
Incentive-os a falar sobre educação em suas pregações. Dê-lhes argumentos tirados: de frases da cartilha. das informações que você pode obter sobre a situação da educação em sua comunidade de fé, no município e no estado. Lembre-lhes que uma recomendação reiterada muitas vezes pode ajudar a mudar o comportamento das famílias e da comunidade em relação à importância de valorizar a educação. Peça-lhes que abram os canais de comunicação de sua instituição religiosa para a publicação de notas e mensagens sobre educação (boletins, jornais, murais). Peça-lhes que recomendem aos religiosos de sua paróquia ou igreja que utilizem todos os momentos de contato com os fiéis para levar a mensagem da educação (pastorais da educação, da criança, da família, escola bíblica dominical, encontros de casais, preparação para a eucaristia, entre outros).

37 Comitês de Mobilização
Dicas

38 O que é o Comitê de Mobilização Social pela Educação?
O Comitê de Mobilização é criado pelas pessoas que iniciaram ações de mobilização em um município, uma comunidade ou região. Deve incluir representantes de várias áreas: educadores, instituições religiosas, famílias, empresas, associações de classe, associações de moradores, vereadores, Conselho Municipal e Estadual de Educação, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Adolescência, gestores de serviços públicos de atenção às famílias. O comitê tem o papel de: Articular as ações de mobilização. Mobilizar a sociedade pela valorização da educação. Expandir o movimento alcançando outras localidades e pessoas.

39 Quem pode ser membro de um comitê?
Todas as pessoas interessadas em participar da mobilização pela educação e que assumam o compromisso de atuar junto às famílias, lideranças sociais, escolas e instituições que podem colaborar para melhorar a qualidade da educação. Onde o comitê deve atuar Não há uma área delimitada para a atuação do comitê. Geralmente os comitês atuam com maior eficiência quando trabalham em seu próprio município ou em municípios vizinhos, desde que não estejam muito distantes geograficamente. Não há impedimento para que os comitês atuem em outras regiões.

40 Quais as principais atribuições de um Comitê?
Compartilhar com diferentes pessoas e olhares as dificuldades e aprendizagens Definir e distribuir as ações entre todos, evitando sobrecarga de alguns Discutir estratégias para mobilizar famílias, lideranças e comunidade e identificar novos mobilizadores Conhecer e discutir questões relacionadas à situação educacional das áreas onde seus membros atuam Dar mais atenção às famílias com alunos em escolas com baixo Ideb Distribuir materiais (cartilhas, filipetas etc.) Divulgar a mobilização em jornais, revistas, rádios, tvs, internet, boletins informativos da comunidade, de instituições religiosas, associações e empresas Monitorar e avaliar os resultados das ações

41 O que o comitê precisa conhecer para atuar bem?
A realidade educacional das cidades e regiões onde atua: que aluno está na escola e fora dela; razões do abandono; quais são os analfabetos e quem gostaria de voltar a estudar. As escolas, seu Ideb e as metas dos locais onde seus membros atuam. Como as autoridades estão administrando os recursos dos programas de apoio à educação (merenda, transporte, livro didático, Fundeb). Os nomes dos membros dos Conselhos – CME, FUNDEB, Alimentação e Escolar, divulgando-os e incentivando o controle social. As necessidades básicas da família como um primeiro passo para ajudá-la a participar da vida escolar dos filhos Os serviços que podem apoiar as famílias e os alunos (saúde, ação social, trabalho e emprego, justiça, entre outros) e os procedimentos de encaminhamento a esses serviços.

42 Os comitês e a articulação em rede de mobilizadores
Nenhum dos integrantes da rede pode ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. Não há um “chefe”. Para ampliar e consolidar a mobilização, os Comitês devem ser parte de uma rede que integre diversos segmentos O que os une é a vontade coletiva de realizar determinado objetivo. Todos têm o mesmo poder de decisão, porque decidem só sobre sua própria ação e não sobre a ação dos outros. Todos têm o mesmo nível de responsabilidade, que se transforma em responsabilidade coletiva na realização dos objetivos da rede O poder, como a informação, é de todos. As redes são poderoso instrumento de aprendizagem coletiva e de gestão do conhecimento. Fonte: Toro e Werneck (1996, p, 85-87)

43 Para conhecer melhor a Mobilização Social pela Educação e nos contatar acesse:
(61)


Carregar ppt "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google