A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA E Metodologia do ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA E Metodologia do ensino"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E Metodologia do ensino
AULA PLANO DE CURSO E PLANO DE AULA ROBERVAL S. SANTIAGO

2 PLNEJAMENTO Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a uma série de desafios de problemas, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro... O Planejamento deve considerar as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e para que se planeja...

3 PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DISCIPLINA: PESQUISA HISTÓRICA I PROFESSOR: DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR PERÍODO: CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 04 PLANO DE CURSO EMENTA: Fundamentação Teórica e Metodológica da Pesquisa Histórica. Elaboração de um Projeto de Pesquisa.

4 PLANO DE CURSO TEMÁTICA E OBJETIVOS: A disciplina buscará, num primeiro momento, discutir as principais questões teóricas e metodológicas que envolvem a elaboração de um projeto de pesquisa em história.Num segundo momento discutirá passo a passo todos os elementos que compõem um projeto de pesquisa nesta área. Por fim auxiliará os alunos na elaboração de seu projeto de pesquisa visando a elaboração de suas monografias de conclusão do curso, discutindo as temáticas escolhidas, sugerindo bibliografia, orientando a pesquisa exploratória em campo, discutindo os procedimentos metodológicos e as técnicas de pesquisa a serem adotadas, auxiliando na redação final do Projeto de Pesquisa.

5 PLANO DE CURSO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA: UNIDADE I: A operação historiográfica: seus principais problemas teóricos e metodológicos. 1ª aula: Apresentação e discussão do programa. Primeiro contato com os alunos: sua trajetória no curso, experiência em pesquisa, temas que desejaria trabalhar em seu projeto. 2ª aula: Para que serve a história?. Texto: Introdução e Capítulo I de BLOCH, Marc, Apologia da História ou o ofício do historiador, Rio, Jorge Zahar, 2001,pp 3ª aula: Por quê escrever um projeto de pesquisa?. Texto: O Projeto de Pesquisa: funções estrutura fundamental. In: BARROS, José D’Assunção, O Projeto de Pesquisa em História, Rio, CELA, 2002,pp

6 ESTRUTURA DO PLANO DE AULA
Diferente do Plano de Curso, o profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar seu Plano de Aula de acordo com o seu Plano de Curso. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Montamos, resumidamente aqui, um esquema dividido em quatro etapas: Escolher o Tema: pois é a partir dele que todo o plano será elaborado... Definir o Objetivo e as competências a serem desenvolvidas junto aos alunos... Pesquisar os Materiais que serão utilizados: livros, filmes, músicas, sites, sucata, tinta etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos... Criatividade: exige que o Professor saiba escolher como e quando cada material e/ou as informações serão apresentadas ou utilizadas, para que os objetivos sejam alcançados com sucesso... A Estratégia: deve ser elaborada de forma a manter a atenção e a motivação dos alunos durante toda a aula. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e, se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado...

7 PLANO DE CURSO 4ª aula: O que fabrica o historiador quando “faz história”?. Texto: CERTEAU, Michel de, A operação histórica.In: LE GOFF, Jacques e NORA,Pierre, História:novos problemas, Rio, Francisco Alves, 1995, pp 5ª aula: Como se “delimita” um tema em história? Texto: O Objeto da História.In: VEYNE, Paul, Como se Escreve a História, Brasília, EDUNB, 1982, pp 6ª aula: Como iniciar um projeto em história? Texto: Introdução e Delimitação do ema. In: BARROS, José D’Assunção, Op. Cit., pp 7ª aula: Como iniciar um projeto em história? Texto: Introdução e Delimitação do tema. In: BARROS, José D’Assunção, Op. Cit., pp 8ª aula: Como iniciar um projeto em história? Texto: Introdução e Delimitação do Tema. In: BARROS, José D’Assunção, Op. Cit., pp. 55-7

8 PLANO DE CURSO 9ª aula: Como iniciar um projeto em história? Discussão com os alunos da introdução e delimitação do tema de seus projetos a partir do exemplo de projetos de pesquisa já elaborados. 10ª aula: Como iniciar um projeto em história? Discussão com os alunos da introdução e delimitação do tema de seus projetos e entrega para a avaliação desta unidade.

9 PLANO DE AULA METODOLOGIA: O curso será ministrado através da discussão de textos, acompanhada de exposições introdutórias do professor, oficinas de projeto e discussão individual das versões provisórias dos projetos ao longo de todo o curso. AVALIAÇÃO: Os alunos que cursarem a disciplina serão avaliados permanentemente através da presença e participação nas atividades em sala de aula: leituras, discussões, oficinas e através da entrega ao final de cada unidade de uma parte do projeto de pesquisa. Este projeto elaborado será a avaliação final para o aluno em qualquer caso e a reposição de estágio, caso necessária, far-se-á pela entrega da parte do projeto que não foi feita.

10 PLANO DE AULA O professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para aquela turma, ele deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didáticos necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome específico e chama-se plano de aula. Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.

11 PLANO DE AULA O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado. É importante lembrar ao professor que a elaboração de um plano de aula não o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrário, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma seqüência lógica dos temas trabalhados...

12 PLANO DE AULA Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio...

13 PLANO DE AULA Apesar de ser uma ferramenta que descreve detalhadamente os elementos necessários para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o professor não deve ficar escravo dela, ou seja, ele pode se afastar do plano de aula sempre que os alunos tiverem necessidade, por exemplo, se o professor de física está lecionando a matéria de calorimetria que estava elaborada no plano de aula e sente a necessidade de fazer uma demonstração experimental para melhor fixação de conteúdo dos alunos, ele pode fazer sem medo, pois nem sempre é possível seguir à risca o plano...

14 OBJETIVOS Os Objetivos abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar ... • Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar... • Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. • Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar... • Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar... • Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar... Observação: todo Objetivo tem que ter um Verbo de Conhecimento e outro de Avaliação. Por fim , os Objetivos não repete Verbos em hipóteses algumas...

15 PLANO DE AULA COMPETÊNCIA: procura reavaliar o desenvolvimento do aluno perante o Processo de Aprendizagem... CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: procura destacar os Tópicos Temáticos... METODOLOGIA: são os formatos de aulas que podem ser expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão /DVD de filme, documentários, clipe, Exposição de transparências via retro projetor, Power Point/Datashow, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de Seminários, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, etc.)... RECURSOS: são aqueles meios materiais e tecnológicos utilizado pelo Professor com o intuito de aprimorara as aulas.. AVALIAÇÃO: é a forma com que o aluno será submetido aos Sistemas de Avaliação aplicado pelo Professor... BIBLIOGRAFIA:  as obras ou livros que dá embasamento as aulas...

16 PLANO DE AULA Objetivos: Geral: Específico: Competência Metodologia
Recursos Avaliação Bibliografia AULA : AS IMAGENS DA DITADURA

17 FIM


Carregar ppt "TEORIA E Metodologia do ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google