A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitoria 2009.1 GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitoria 2009.1 GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA."— Transcrição da apresentação:

1 Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA

2 EQUIPE Rodrigo Rocha de Faria (monitor) Aluno de medicina 6º período
Dra. Cheila Nataly Galindo Bedor (orientadora) Colegiado de Farmácia Thiago de França Paixão (monitor) Aluno de medicina 7º período 2

3 Objetivos do projeto Geral:
Desenvolver entre os alunos das disciplinas de Genética Médica (Curso de Medicina), Genética Humana (Curso de Psicologia) atividades de ensino, pesquisa e extensão.

4 Objetivos do projeto Específicos:
Dar oportunidade de o aluno monitor aprimorar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Genética. Implementar estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem, através do auxílio dos monitores no processo de ensino; Preparar e desenvolver materiais didáticos a serem empregados nas disciplinas de Genética, juntamente com o docente da disciplina; Auxiliar na orientação teórica de alunos matriculados nas disciplinas.

5 Objetivos do projeto Específicos:
Desenvolver métodos para tirar dúvidas após cada aula teórica Inserir os monitores em atividades de extensão, uma vez que o conhecimento discutido na sala de aula, junto com os discentes e docente, é levado a comunidades e colocado na prática. - Promover a iniciação dos monitores nas atividades de pesquisa, principalmente no auxílio e condução das aulas práticas do Laboratório de Genética e biologia Molecular.

6 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Encontros quinzenais para discussões teóricas e planejamento de atividades; Apresentação de seminário ao orientador a fim de aperfeiçoar os conhecimentos na área e melhor repassá-los aos alunos. Treinamento prévio, para que o monitor estivesse familiarizado com as técnicas utilizadas no laboratório durante as aulas práticas das disciplinas de genética humana – aula de extração de DNA. Plantão de Dúvidas (encontros semanais com os alunos para esclarecimentos maiores do assunto abordado em aula). Interação por com os alunos para sanar dúvidas e sugerir referências bibliográficas. Formulação de exercícios sobre conteúdo abordado em aula para aprendizagem e fixação dos alunos.

7 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Aplicação de simulado, somente para fins de aprendizagem, sem avaliação com nota. Revisão para prova. Auxílio aos discentes na preparação dos seminários e casos clínicos. Apresentação de seminários aos graduandos Levantamento bibliográfico. Cumprimento, no mínimo, de 3 (três) horas semanais de trabalho na didática montada para plantões de dúvidas dos discentes.

8 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco Monitoria de Genética Orientador: Dra. Cheila Nataly Galindo Bedor Monitor: Rodrigo Rocha de Faria APOSTILA TRIAGEM NEONATAL CORREÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DA APOSTILA DE GENÉTICA MOLECULAR APOSTILA ERRO INATO DO METABOLISMO

9 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE GENÉTICA

10 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
AULA PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE GENÉTICA

11 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE PSICOLOGIA VIA INTERNET

12 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE PSICOLOGIA VIA INTERNET

13 Dados estatísticos Atendemos uma demanda de quase 100% dos alunos do 2º período de Psicologia e 4º período de Medicina, oferecendo uma oportunidade a todos de participarem dos simulados, aulas práticas e tira-dúvidas.

14 RESULTADOS OBTIDOS A - Conscientização dos monitores das responsabilidades da atividade docente. B - Aprendizado técnico em elaboração de aulas teóricas e práticas. C - Aprofundamento dos conhecimentos em Genética, as bases moleculares, as principais doenças relacionadas e seus meios diagnósticos e de tratamento. D - Melhoria do ensino das atividades práticas dos alunos da disciplina Genética Humana e Genética Médica.

15 Problemas enfrentados e sugestões de melhoria
Dificuldades para reserva de sala por parte dos monitores. Ar condicionado ligado somente com a presença de um professor. Interesse dos alunos. Sugestões: Encaminhamento de um documento por parte da Proen para o órgão responsável pela liberação do material (datashow, lap top etc.) autorizando que os monitores aprovados tenham o direito de marcar salas e poder usufruir do ar condicionado quando forem monitorar os estudantes. Quanto ao interesse dos alunos, percebemos que a variação didática por meio de simulados, apresentação em Power point e acompanhamento em aulas práticas, mostraram-se satisfatórias.

16 Conclusão

17 Obrigado Pela atençaõ


Carregar ppt "Monitoria 2009.1 GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google