A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

China: Um universo dentro do mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "China: Um universo dentro do mundo"— Transcrição da apresentação:

1 China: Um universo dentro do mundo
Geografia 9º Ano Saraiva

2 Processo de modernização chinês
Terceiro maior país em extensão ( Km²). Maior população do planeta (1,3 bilhão de habitantes). Na China localizam-se extraordinárias obras antigas: Grande Muralha; Grande Canal; Três Gargantas

3 Grande Muralha

4 Grande Canal

5 Três Gargantas

6 Processo de modernização chinês
Do século XIII em diante contato com o Ocidente pelas rotas comerciais. No século XVI os portugueses fundam Macau. Início do século XIX domínio ocidental, com os interesses dos britânicos. Chineses X Britânicos Guerra do Ópio.

7 Processo de modernização chinês
Séculos XVII e XVIII grande desenvolvimento cultural ( Expansionismo Manchu). Segunda metade do século XIX crescimento populacional, o aumento dos impostos e a corrupção grande império à decadência e fragmentação de parte do território. Movimentos nacionalistas contrários à ocupação estrangeira intensificaram-se em imperador deposto período republicano.

8 Processo de modernização chinês
Crise social longa guerra civil Nacionalistas ( aliados a países estrangeiros, liderados por Chiang Kai – Shek) X comunistas (Mao Tsé-Tung e Partido Comunista Chinês). 1949 fim da guerra civil, com a vitória dos comunistas República popular da China. Chiang Kai-shek e seus comandados refugiaram- se em Taiwan e fundaram a República da China ou China Nacionalista (economia capitalista).

9 Chiang Kai-Shek Mao Tsé-Tung

10 O modelo chinês baseou-se no da então União Soviética, sua aliada até 1950, quando se deu o rompimento político. A China viveu um isolamento internacional o governo realizou a Revolução cultural.

11 Revolução cultural chinesa
1966 implantada por Mao Tsé-Tung. Objetivo: Radicalizar o regime comunista e fortalecer seu poder pessoal. Estimulou a população, em especial os jovens, a se rebelar contra seus adversários dentro do Partido Comunista Chinês. 20 milhões de estudantes formavam a guarda vermelha e quem não seguia as ideias contidas no Livro Vermelho eram perseguidos.

12 Crescimento e autoritarismo
A morte de Mao em 1976 abriu caminho para Deng Xiaoping. Deng iniciou amplas reformas possibilitaram a obtenção de lucros com: entrada do capital estrangeiro; Relações comerciais; Acordos de cooperação técnica e científica. Década de criação das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais). Objetivo: Atrair grandes empresas estrangeiras, com capitais e know-how.

13 Crescimento e autoritarismo
Reformas implantadas altas taxas de crescimento econômico e aumento da renda per capta. Poder continuou centralizado no Partido Comunista. Manifestações populares por liberdade de expressão e democracia foram duramente reprimidas.

14 Duas Chinas Crescimento anual de 10%
IDH de Xangai é o mais alto do país Tirou quase meio bilhão de pessoas da pobreza 2009 se comprometeu a reduzir emissões de CO₂ (40-45%) Desenvolvimento desigual IDH no Tibet é baixíssimo Quase 455milhões de chineses vivem com menos de 2 dólares por dia Em 2008, mais de 40% da população rural bebiam água imprópria para o consumo humano China moderna China arcaica

15 Desenvolvimento econômico, recursos minerais e energia
Enorme quantidade de mão de obra e abundantes recursos energéticos e minerais Grande Salto para a Frente. Reforma agrária estatal desorganizou a produção de alimentos grande fome ( ), 20 milhões de chineses morreram. 1966 – Revolução Cultural modelo industrial graves problemas na década de baixa qualidade e produtividade e péssimas condições de trabalho.

16 Mudança de rumo 1980 – Reformas econômicas (Deng Xiaoping)
Expansão da atividade industrial. Desenvolvimento indústrias de bens de consumo. % das exportações chinesaseram de produtos industrializados. Entrada do país na OMC. A China possui grandes reservas de carvão. Além de tungstênio, estanho, cobre, chumbo, zinco e ferro além de petróleo.

17 Hidrelétricas e termelétricas
Hidrelétrica das Três Gargantas no Rio Yang – Tsé (Azul). 32 turbinas – megawatts. A de Itaipu produz MW. Maior parte da energia na China é produzida por termelétricas (carvão mineral). Poluição.

18 Agropecuária chinesa 60% da população economicamente ativa estão no setor agrícola. Atividade pouco mecanizada. China importa soja e carne. Fornecedores mais importantes: Estados Unidos e Brasil. Diferentes culturas agrícolas devido a diversidade de solos e clima. Maior produtor mundial de arroz (vale do Yang – Tsé).

19 Rio Yang – Tsé (Azul) Rio Huang – Ho (Amarelo)

20 Agropecuária chinesa Trigo também é outro importante produto agrícola na China. Cultivado em associação com a soja (vale do Huang – Ho – Amarelo). Outros produtos: cana-de-açúcar, o chá, a cevada, o milho, e a seda. Pecuária – criação de suínos (maior rebanho do mundo com 400 milhões de cabeças).


Carregar ppt "China: Um universo dentro do mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google