A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade 1: Relembrando

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade 1: Relembrando"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade 1: Relembrando
Artes Atividade 1: Relembrando 7º ano Bons estudos! Na última aula, você aprendeu um pouco mais sobre os textos poéticos e literários. Descobrimos a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita na época em que os portugueses chegaram nessas terras. Conhecemos mais sobre movimentos estéticos literários como o Barroco, o Arcadismo, o Romantismo, o Realismo, o Parnasianismo e o Modernismo. Clique no ícone abaixo e relembre um pouco mais sobre a nossa última aula.

2 Atividade 2: Apresentação inicial
Artes Atividade 2: Apresentação inicial 7º ano Nesta nossa aula você aprenderá mais sobre os textos, especialmente sobre os textos dramáticos. Ao final dessa aula você será capaz de: Reconhecer os elementos práticos que se relacionam com o texto dramático. Discorrer sobre as principais características do texto dramático. Compreender melhor o que é um texto dramático. Criar seu próprio texto dramático, sabendo fazer uso dele de acordo com as principais funções que o mesmo atrai. Conhecer as principais formas textuais e a diferenciação que abriga o texto dramático e suas funções e aplicações.

3 Atividade 3: Pergunta-desafio
Artes Atividade 3: Pergunta-desafio 7º ano Se você respondeu que a palavra drama está associada à representação teatral, acertou! Você sabe o que é um texto dramático? Já ouviu alguém dizer: ― Você vive fazendo drama de tudo! Ou você mesmo já disse para um amigo ao escutá-lo contando um fato ou uma historia: ― Você é muito dramático! Você sabe qual o significado da palavra “drama”?

4 Atividade 4: Por que isso é importante?
Artes Atividade 4: Por que isso é importante? 7º ano O texto dramático possui especificidades que o ajudarão a compreender o estudo de outras disciplinas como Língua Portuguesa e Literatura, além de proporcionar o encontro entre a língua escrita e a língua falada. Conhecer as diversas formas textuais é importante para que você desenvolva cada vez mais a capacidade de comunicação e uso de sua própria língua. O espaço cênico faz constante uso do texto dramático e saber reconhecê-lo e produzi-lo é fundamental para trabalhar com as Artes Cênicas.

5 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Artes Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 7º ano Teste seus conhecimentos realizando as atividades propostas! 1. O texto dramático é utilizado, normalmente, em qual espaço:1 No Teatro. Na Escola. Na Igreja. Na academia. Resposta correta: letra A Clique na imagem ao lado e veja se acertou!

6 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Artes Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 7º ano 2 – E você sabe o que quer dizer dramaturgia? Para navegar nessa aula é importante saber mais sobre o que iremos falar. Pesquise o significado dessa palavra no dicionário e marque a opção que melhor combina com o uso dessa palavra na nossa aula. “Dramaturgia” quer dizer algo ligado a colecionar objetos. “Dramaturgia” se refere aos elementos relacionados à pintura. “Dramaturgia” se refere à criação de um texto destinado à representação cênica. D) “Dramaturgia” está relacionada à produção de obras de arte artesanais. Resposta correta: letra C Confira aqui se acertou!

7 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Artes Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? 7º ano 3 – Após a leitura do texto sugerido, você é capaz de responder a pergunta abaixo! Qual seria o significado de drama? I – Fazer drama é somente quando choramos me cena ou fazemos uma interpretação de um momento triste. II – Drama é quando um diálogo ou fala é interpretada, vivenciada. III – O drama acontece quando há personagens dialogando/contracenando em prol da solução dos conflitos que surgem do diálogo. A) Somente I é verdadeira. B) Todas são verdadeiras. C) II e III são verdadeiras. D) Nenhuma é verdadeira. Resposta correta: letra C Clique na imagem para saber se acertou!

8 Atividade 8: Momento de reflexão
Artes Atividade 8: Momento de reflexão 7º ano A DIVERSIDADE DO TEXTO Você sabia que existem vários tipos de textos? Há os textos verbais como: cartazes, painéis, jornais, manuais de instrução e outros mais e os não verbais, que utilizam as imagens para transmitir uma mensagem. Os textos não são sempre iguais. Com objetivos e estilos diferentes, eles são classificados em diversos grupos. Existem vários gêneros de texto – poesia, conto, crônica, romance e dramático. Hoje estudaremos sobre o texto do gênero dramático ou simplesmente texto dramático. Assista ao vídeo, clicando na imagem ao lado.

9 Atividade 9: Agora é com você!
Artes Atividade 9: Agora é com você! 7º ano Você já leu algum texto dramático? Mesmo que você já tenha lido um texto dramático, leia este que selecionamos para você, com bastante atenção. Observe o que ele tem de diferente. Como ele se apresenta e como ele é escrito? Anote no seu caderno tudo que você observou. Crie tópicos com as principais características que você notou no texto sugerido.

10 Atividade 10: Conhecendo um pouco mais!
Artes Atividade 10: Conhecendo um pouco mais! 7º ano Você encenou e já visualizou o texto. Veja agora como pode ficar quando misturamos a encenação e o texto escrito! Você já soube o que aconteceu, né? E agora, o que vai fazer? Não sei... Acho que vou ligar para ele e chamá-lo para uma conversa.

11 Atividade 11: Quem faz o texto dramático?
Artes Atividade 11: Quem faz o texto dramático? 7º ano Você sabe quem é o responsável pela criação de um texto dramático? O escritor que cria o texto dramático é o dramaturgo. Para saber mais sobre esse profissional e suas possibilidades, clique nas imagens abaixo.

12 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Artes Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 7º ano Vamos relembrar alguns dos conceitos que acabamos de ver? Responda às questões a seguir e confira se você já sabe bastante coisa sobre os textos dramatúrgicos. 1 – Que nome se dá a quem escreve textos dramáticos? A) Ator B) Dramaturgo C) Espectador D) Poeta Resposta correta: letra B Clique na imagem e descubra se acertou! Nelson Rodrigues – importante nome da dramaturgia brasileira.

13 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Artes Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 7º ano 2 – Leia a cena I do 1º Ato da obra Macbeth, escrita por William Shakespeare no século XVII. (Lugar deserto. Trovões e relâmpagos. Entram três bruxas.) 1ª BRUXA - Quando estaremos à mão com chuva, raio e trovão? 2ª BRUXA - Depois de calma a baralha e vencida esta batalha. 3ª BRUXA - Hoje mesmo, então, sem falha. 1ª BRUXA - Onde? 2ª BRUXA - Da charneca ao pé. 3ª BRUXA - Para encontrarmos Macbeth. 1ª BRUXA - Graymalkin, não faltarei. 2ª BRUXA - Paddock chama. 3ª BRUXA - Depressa! TODAS - São iguais o belo e o feio; andemos da névoa em meio. (Saem). Esta construção textual é característica de qual tipo de texto? A) Conto B) Poema C) Texto narrativo D) Texto dramático Resposta correta: letra D Confira aqui se acertou!

14 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Artes Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 7º ano 3 – Observe a tirinha abaixo: Por que podemos dizer que esta tirinha poderia ter surgido de um texto escrito para ser encenado? A) Porque fala sobre alienígenas. B) Porque tem como base o diálogo e as situações de conflito entre os personagens. C) Porque envolve dois personagens com situação de parentesco. D) Porque mostra a relação entre a criança e o adulto. Resposta correta: letra B. Veja aqui se acertou!

15 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Artes Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 7º ano 4 – Observe esta outra tira:  O personagem Calvin cita que, na opinião de seu avô, as tirinhas de jornal, com seus quadrados pequenos, impossibilitam a ação. Qual é a importância da ação para um texto dramático? A ação serve para manter os personagens acordados. A ação não é importante para o texto dramático. A ação é a vivência do texto dramático, já que este tem como base o conflito entre personagens. A ação é fundamental para marcar a tristeza do drama. Resposta correta: letra C. Confira aqui a resposta!

16 Atividade 16: Reconhecendo o texto dramático
Artes Atividade 16: Reconhecendo o texto dramático 7º ano Agora, vamos conhecer melhor as caraterísticas do texto dramático. Clique na imagem abaixo e leia o texto proposto!

17 Atividade 17: Você como dramaturgo...
Artes 7º ano Atividade 17: Você como dramaturgo... Dramaturgo é aquele que escreve textos para teatro. Agora você sabe como é um texto dramático e o que contém nele. Tente escrever em seu caderno um pequeno texto teatral. Mas antes, vamos aprender um pouco mais! No texto dramático temos as rubricas. Você sabe o que são as rubricas?? Rubricas são as indicações de como a cena deve acontecer. Sabendo que o texto dramático é aquele criado para ser encenado, podemos dizer que as rubricas são importantes, pois indicam as situações, o ambiente, a descrição dos cenários e também as “inflexões” (emoções) que ditam como as palavras devem sair da boca das personagens.

18 Atividade 18: Descobrindo seu dom de representar!
Artes Atividade 18: Descobrindo seu dom de representar! 7º ano Os textos dramáticos são escritos com o objetivo de serem encenados! Observe uma encenação do cotidiano no vídeo abaixo: Chame seus amigos e encenem o texto que vocês criaram na atividade anterior! Preparem um cenário simples e ensaiem! Combinem com o professor sobre uma possível apresentação. Agora vocês são as estrelas. Caso queira ver a continuação do vídeo acima, clique aqui.

19 Atividade 19: Aprendendo mais um pouco!
Artes Atividade 19: Aprendendo mais um pouco! 7º ano Agora que você já sabe o que é um texto dramático, veja a seguir um monólogo, que é um tipo de texto dramático. O monólogo é uma forma de texto dramático produzido para ser encenado por uma única pessoa. Clique na imagem e assista ao monólogo, que está sendo encenado: Há outros exemplos de monólogo. No link abaixo apresentamos um monólogo com temática triste, interpretado pela mesma atriz que fez o monólogo anterior. Clique aqui para ver.

20 Atividade 20: Novas possibilidades...
Artes Atividade 20: Novas possibilidades... 7º ano O texto dramático pode ser escrito e encenado. Ao ser encenado pode ser verbal ou não verbal. Quando o texto não é verbal, ele se utiliza da linguagem gestual e da mímica, que é a representação de uma ideia com gestos precisos e adequados. Você já viu uma representação de mímica? Para assistir, clique na imagem ao lado Agora, junte uns amigos e comece a brincar! Dividam-se em dois grupos e sorteiem temas para serem representados através da mímica, criem uma pontuação e boa sorte!

21 Atividade 21: Sonoplastia
Artes Atividade 21: Sonoplastia 7º ano A sonoplastia também é um recurso do texto dramático. A sonoplastia é a recriação de sons da natureza, de animais, de objetos, de ações e de movimentos. Assista alguns exemplos de sonoplastia. A sonoplastia é feita pelo sonoplasta. Se você tiver curiosidade em saber mais a fundo sobre essa profissão, clique aqui.

22 Atividade 22: Uma curiosidade!
Artes Atividade 22: Uma curiosidade! 7º ano Você sabe o que é teledramaturgia?? Teledramaturgia é a produção de novelas televisadas. Sim, essas novelas que costumamos ver todos os dias na televisão da nossa casa! A telenovela nada mais é do que uma ação criada sobre um texto dramático, com a diferença de que esta ação é televisionada em capítulos e costuma ser de longa duração. Costumamos dizer que uma telenovela é uma obra aberta, sem um final muito definitivo, pois - dependendo da reação do público - a história pode ser modificada, já que inicialmente ela tem apenas uma sinopse e os capítulos vão sendo construído pelo autor, enquanto a novela está no ar.

23 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Artes Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 7º ano Teste seus conhecimentos respondendo as atividades propostas! 1 – Como se divide um texto dramático? A) Atos e cenas B) Capítulos C) Estrofes e versos D) Introdução, desenvolvimento e conclusão. Resposta correta: letra A Clique na imagem e confira a resposta!

24 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Artes Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 7º ano 2 – Qual a função da rubrica no teatro? A) Tem a mesma função que a palavra “ação!” tem no cinema. B) Dar o aval do diretor teatral para que a cena seja ensaiada. C) Comprovar a autoria do texto por meio de uma pequena assinatura ao final de cada página. D) Fazer as marcações das cenas, dentre outras coisas: indicar cenários, o tom da cena, a emoção a ser usada ou os figurinos. Resposta correta: letra D Se tiver com dúvidas?? Volte na atividade 17 e leia com atenção! Confira aqui se acertou!

25 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Artes Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 7º ano 3 – Assista à interpretação de Bibi Ferreira no vídeo Monólogo das mãos, de Giuseppe Ghiaroni e analise as afirmativas. I – Monólogo é uma fala ou discurso pronunciado por uma única pessoa. II – Neste vídeo a linguagem gestual independe da fala. III – O vídeo não trata de um texto dramático, uma vez que não foi uma apresentação teatral. Assinale a resposta correta. A) Apenas a alternativa I está correta. B) Apenas a alternativa III está correta. C) As alternativas I e II estão corretas. D) Todas as alternativas acima estão corretas. Resposta correta: letra A. Veja aqui se acertou!

26 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Artes Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 7º ano 4 – Para a encenação do texto dramático, no vídeo abaixo, foram utilizados determinados recursos teatrais. Quais foram? Veja o vídeo e assinale a opção correta. A) Tragédia e sonoplastia. B) Diálogo e sonoplastia. C) Mímica e sonoplastia. D) Narração e linguagem gestual. Resposta correta: letra C. Confira aqui se acertou!

27 Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Artes Atividade 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 7º ano 5 – Analise afirmativas abaixo e depois responda o que se pede.  I – É dividido em atos e cenas. II – Nunca haverá conflitos em cena. III – Utiliza rubricas para indicar recursos e marcas na encenação. IV – Pode se apresentar sob diversas formas. Entre elas: a comédia e a tragédia. V – Monólogo, diálogo e aparte estão relacionados às falas dos personagens. Quais das afirmativas acima correspondem ao texto dramático? A) As afirmativas I, III, IV e V estão corretas. B) As afirmativas II e IV estão erradas. C) Todas as afirmativas estão erradas. D) Apenas a afirmativa II está correta. Resposta correta: letra A.

28 Atividade 28: Você está sendo desafiado
Artes Atividade 28: Você está sendo desafiado 7º ano Nós vamos lançar uma brincadeira agora! Você e seus amigos criarão um texto seguindo as características do texto dramático. Em seguida, esse texto será transformado em uma fotonovela. Não sabe o que é uma fotonovela??? Clique na imagem e descubra!

29 Atividade 29: Você está sendo desafiado
Artes Atividade 29: Você está sendo desafiado 7º ano Como seu texto irá virar uma fotonovela?? 1 – Analise as rubricas do texto. Prepare cenário e personagens de acordo com as indicações das rubricas. 2 – Com a câmera fotográfica ou o celular, faça fotos das cenas propostas. Não esqueça que a expressão do ator deve seguir a emoção do diálogo. 3 – Passe as fotos para o computador e arrume-as numa ordem que acompanhe o texto criado. 4 – Utilize o “paint”, programa padrão do Windows para criar os balões com texto. Lembre-se de que os balões de fala são diferentes dos balões de pensamento e que eles devem ficar posicionados de acordo com a personagem que fala. 5 – Em seguida, crie uma apresentação de slides (usando o Power Point) ou um vídeo (usando o Movie Maker) e apresente a fotonovela para a sua turma. Para se inspirar, clique na imagem ao lado e assista ao vídeo!

30 Atividade 30: Construindo um resumo
Artes Atividade 30: Construindo um resumo 7º ano Você leu, aprendeu, praticou... Agora, vamos resumir o que você viu nessa aula. Complete o esquema abaixo com 9 palavras ou expressões que se relacionem com o que aprendeu. Pronto, agora você tem 10 palavras/expressões para montar um cartaz sobre esta aula. Use a criatividade para criar uma imagem e teremos um resumo diferente! Textos dramáticos

31 Atividade 31: Educossíntese
Artes Atividade 31: Educossíntese 7º ano Veja se você citou em sua lista ao menos 5 palavras que aparecem nos 8 pontos destacados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. O texto dramático é escrito para ser encenado e tem características próprias! Ele é escrito pelo dramaturgo. O texto dramático possui base no diálogo; é dividido em cenas e atos; possui rubricas para indicar as características das cenas, do cenário e do comportamento da personagem. Ele pode ser criado para ser encenado por vários personagens ou por um só. Quando é encenado por um único personagem é chamado de monólogo. A mímica – técnica gestual – também é uma forma de encenar o texto dramático. A sonoplastia – manuseio de sons diversos – é um dos recursos aplicados na encenação do texto dramático.

32 Atividade 32: Na próxima aula...
Artes Atividade 32: Na próxima aula... 7º ano Último Ato! Agora que você aprendeu muitas informações sobre o assunto, poderá aplicar esses conhecimentos sempre que quiser. Brinque de dramaturgo, sonoplasta, mímico e ator! Aproveite também a próxima aula, onde você aprenderá sobre os textos sonoros e visuais! E, então, desejamos a vocês ...   Um ótimo espetáculo!!!


Carregar ppt "Atividade 1: Relembrando"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google