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Geber Ramalho Análise de Terreno
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Análise de Terreno Atividade que consiste em
Coletar e prover informações relevantes (com abstração) sobre o mapa/terreno Obstáculos Caminhos Construções Relevo Vegetação Zonas de influência ...
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Exemplo: Napoleon en Russie V. Corruble – LIP6
Posições taticamente melhores para a artilharia
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Análise de Terreno Útil para
IA do Computer Player (Maior cliente!) em particular pathfinding Geração de Mapas Balanceamento do tamanho das áreas Facilitar o trabalho do level design Atividade fundamental em vários tipos de jogos Ação Estratégia RPG Shooters Corrida
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Análise de Terreno Utilidade na IA durante o jogo
determinar influências determinar caminhos por onde será atacado ou onde é vulnerável onde e quem atacar onde construir prédios, cidades, paredes, etc. como se posicionar unidades para defesa ou ataque quais áreas explorar decompor áreas
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Maps de Influência (influence maps)
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Maps de Influência O que são? Como funciona?
Mapas utilizados para descobrir posições estratégicas Analogia com termodinâmica: Temperatura aplicada a um ponto se propaga até atingir um estado estável Como funciona? determina valor de unidades (ex. força de combate) Propaga um percentual dos valores nas células vizinhas Por sua vez estas também propagam seus valores
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Mapas de Influência: exemplo
Há duas “exércitos” Cada unidade tem um ponto de força +2 -1 -1
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Mapas de Influência: exemplo
Considerando uma propagação de 50% para +0,7 +1 +0,7 +0,35 +2 +1 +1 +0,5 +0,7 +1 +0,7 +0,35 +0,35 +0,5 +0,35 +0,24
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Mapas de Influência: exemplo
Juntando tudo 0,51 0,79 0,47 0,06 0,66 1,66 0,53 0,06 0,07 0,40 0,03 -0,74 -0,74 -0,17 -0,25 -0,39
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Influence Maps Informações obtidas através da matriz resultante:
Zonas de front (campo de batalhas) Alternativas para movimentação Onde colocar forças Onde atacar Relevo É possível trabalhar com modelos mais sofisticados que levam em conta a topologia
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Exemplo: Napoleon en Russie V. Corruble – LIP6
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Bibliografia & Links Game AI: The State of Industry
Paul Tozour, Influence Mapping, in (ed) Mark Deloura, Game Programming Gems II.
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