A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
AS ENGENHARIAS E A ENGENHARIA MECÂNICA Prof. Emerson F. Jaguaribe

2 ENGENHARIA (continuação)
O primeiro engenheiro eletrotécnico que se tem notícia foi o inglês William Gilbert ( ) que publicou em 1600 a obra De Magnete. Foi quem criou o termo eletricidade. A primeira máquina a vapor foi construída em 1698 pelo inglês Thomas Savery ( ). Considerado o primeiro engenheiro mecânico. Deu início a revolução industrial notória pela produção em massa.

3 ENGENHARIA Foi no século XVIII que o termo Engenharia ficou mais estritamente ligado a designação de atividades que faziam uso da matemática, e da ciência, aí incluindo-se a física. A era moderna estabeleceu definitivamente as bases para a engenharia elétrica, através dos trabalhos do físico italiano Alexandre Volta ( ) com a invenção da pilha (bateria). E de Michael Faraday ( ), físico e químico inglês, pelos experimentos com eletricidade e magnetismo (a gaiola de Faraday).

4 ENGENHARIA George Ohm ( ), físico e matemático alemão estudou, sobretudo, a condução elétrica. fazendo uso da matemática, e da ciência, aí incluindo-se a física. Siemens e Halske, ajudados pela contribuição do Engo. Belga Z. Gramme ( ), em 1872, lançaram o primeiro motor elétrico. As invenções de Thomas Savery e do matemático e engenheiro escocês James Watt ( ), consolidaram a Engenharia Mecânica Moderna.

5 ENGENHARIA Não faz muito tempo a Engenharia lidava apenas com objetos concretos e palpáveis. Hoje se envolve com elementos abstratos, como custo, planejamento, informática, etc. Na Engenharia Moderna, os conhecimentos científicos, técnicos e empíricos, servem à exploração de recursos naturais, e para a concepção, construção e operação de utilidades.

6 ENGENHARIA Principais ramos da engenharia:
Engenharia Civil: Projeto e construção de obras públicas e particulares como: estradas, edifícios, pontes, etc. Engenharia Mecânica: Projeto e construção de sistemas mecânicos, como máquinas e veículos. Engenharia Elétrica: Projeto e desenvolvimento de sistemas de geração e de aplicação da eletricidade, como geradores, motores elétricos e telecomunicações.

7 ENGENHARIA Principais ramos da engenharia:
Engenharia Química: Estudo e execução de processos químicos industriais, e desenvolvimento de novos materiais. Engenharia de Minas: Projeto e desenvolvimento de processos de extração e de tratamento de minerais. Engenharia Agronômica: Concepção e exploração de processos agropecuários.

8 ENGENHARIA Com o desenvolvimento da tecnologia surgiram:
Materiais, Produção, Aeronáutica, Computação, Informática, Eletromecânica, Mecatrônica, Robótica, Nanotecnologia, Nuclear, Molecular, Ambiental, de Alimentos, etc. Os novos campos da Engenharia, por vezes resultam da subdivisão de especialidades tradicionais. Em outros casos ocorre o inverso.

9 ENGENHARIA Como pode ser observado, o campo da Engenharia é bastante abrangente e caracterizado por várias áreas de atividades especializadas em um determinado campo de tecnologia. Sua prática exige de quem a exerce muita responsabilidade e conhecimento. A lei restringe a execução da prática da engenharia aos profissionais certificados e habilitados.

10 ENGENHARIA Há necessidade de que o engenheiro disponha de uma visão pragmática para que possa exercer suas atividades com êxito e responsabilidade. Tanto quanto possível esta formação prática tem que ser iniciada na própria Universidade. Os projetos de Iniciação Científica, o Estágio Supervisionado, Projetos de Competição como o Baja SAE, Fórmula SAE, Aerodesign, etc., quando desenvolvidos em laboratórios bem aprovisionados e com orientadores interessados, são excelentes fontes para esta formação.

11 ENGENHARIA MECÂNICA Projetos e construções de produtos que vão de simples elementos de máquinas a sistemas e estruturas complexas, como autoveículos, máquinas, navios, plataformas para prospecção de petróleo, reatores e usinas para geração de energia. Parte-se da concepção, análise e seleção de materiais até a sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas estabelecidas.

12 ENGENHARIA MECÂNICA A Engenharia Mecânica destaca-se por explorar quatro diferentes áreas técnico-científicas: - Térmica: incluindo a Termodinâmica e a Transferência de Calor, com aplicações em Máquinas Térmicas, Condicionamento de Ambientes, etc. - Fluidos: relacionada com a Mecânica dos Fluidos, e suas aplicações em Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas.

13 ENGENHARIA MECÂNICA - De Fabricação: que requer os conhecimentos dos equipamentos e processos específicos. - De Projeto: que faz uso de conhecimentos dos materiais, da concepção e dos cálculos exigidos para a obtenção do produto final. Como em todos os outros ramos da Engenharia, requer do engenheiro ideias de controle, de administração, de economia e de planejamento.

14 ENGENHARIA MECÂNICA E O ENGENHEIRO
O Engenheiro pode: fiscalizar, coordenar, e executar instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Por vezes, coordena e/ou integra grupos que buscam a solução de problemas de engenharia que envolve aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos e de segurança. Realiza, ou coordena estudos de viabilidade técnica econômica, executa e fiscaliza obras, vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

15 ENGENHARIA MECÂNICA E O ENGENHEIRO
Campos de atuação: Indústrias: Mecânica, Automobilística, Naval, Petroleira, Siderúrgica, Metalúrgica, Têxtil, e em todas outras áreas que envolvam projetos, instalações, operação e manutenção de máquinas e equipamentos. Na área de serviços: Instituições Científicas e de Pesquisa; Estabelecimentos de Ensino e de Pesquisa e em Empresas de Consultoria e de Assessoria.

16 CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/UFPB
OBJETIVO: Formar profissionais generalistas na área, capazes de desempenhar atividades referentes à execução, supervisão e consultoria de projetos de ensino, pesquisa, e extensão; operação e manutenção de sistemas mecânicos, máquinas em geral; Executar instalações eletromecânicas, projetar veículos automotores e de sistemas de transmissão e conversão de energia, sistemas de refrigeração e ar condicionado; Fazer seleção de materiais e processos de fabricação; Podem, ainda, avaliar custos e meios de produção e outros serviços afins, previstos na lei.

17 CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA/UFPB
MODALIDADE: BACHARELADO DURAÇÃO DO CURSO: Mínima: 10 (dez) períodos letivos; Máxima: 15 (quinze) períodos letivos; Mercado de Trabalho: Gerente industrial ou de manutenção em grandes, em médias e pequenas indústrias; Engenheiro de utilidades, no plano logístico, ou seja, no estoque, venda, armazenamento e no mercado financeiro. Final do 3o dia: 31/05/2013


Carregar ppt "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google