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FILOSOFIAS DE BASE – I HUMANISMO E EXISTENCIALISMO

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Apresentação em tema: "FILOSOFIAS DE BASE – I HUMANISMO E EXISTENCIALISMO"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIAS DE BASE – I HUMANISMO E EXISTENCIALISMO
Prof. Ms. Helen Messias Guzmán Especialização em Gestalt-terapia-NECPAR

2 FILOSOFIAS DE BASE DO CONCEITO DE PESSOA:
HUMANISMO EXISTENCIALISMO FENOMENOLOGIA

3 OBJETOS DE ESTUDO DAS 2 FILOSOFIAS
1- HUMANISMO Objeto de estudo: O resgate e a valorização do humano. 2 - EXISTENCIALISMO Objeto de estudo: A existência, seus existenciais, o sentido da realidade. (RIBEIRO, 2012)

4 HUMANISMO Tem suas raízes no séculos XIII e XIV, firmando-se nos séculos XV e XVI. Nasce como uma antidoutrina religiosa, uma antileologia…surge em uma época que o dogmatismo tinha deformado o Homem e o próprio Deus. (RIBEIRO, 2011) O Humanismo recoloca Deus e o Homem em seus devidos lugares.

5 Através do HUMANISMO, o Homem consegue recuperar sua natureza, sua origem, seu destino mutilados por uma visão religiosa por demais dogmática e autoritária do ser humano, visto até então como vítima de um eterno pecado a ser punido e espiado. ( RIBEIRO, 2011) O Humanismo cristão passa a realçar o vigor do Homem, como pessoa, ou seja; como ser autônomo, dotado de consciência e responsabilidade…

6 A PSICOLOGIA HUMANISTA:
Iniciador: ABRAHAM MASLOW 1954- Mala direta com 125 autores 1961- Journal of Humanistic Psychology/ comitê ed.: Kurt Goldstein, Rollo May, Erich Fromm e Clark Moustakas. 1963- I Congresso da Associação Americana de Psicologia Humanista/ Filadélfia 1964- A Psicologia Humanista estrutura-se como terceira força da Psicologia.

7 Primeiras Idéias do Novo Movimento:
Idéia de oposição ao comportamentalismo e à Psicanálise; A pessoa é mais que a soma de suas partes; Ela é afetada por seu relacionamento com outras pessoas; Ela é um ser consciente; Ela tem possibilidade de escolhas; Ela apresenta um caráter intencional. ( ARCARO in Pinto, 2009)

8 Idéias Centrais do Humanismo:
O ser humano apresenta possibilidade de escolha, ou seja capacidade de livre arbítrio. O ser humano tem o privilégio de ser livre. Esta idéia não se refere a uma visão utópica de plena liberdade, mas na convicção de que o próprio indivíduo é uma das fontes de determinação de seu comportamento e de sua experiência subjetiva. ( ARCARO in Pinto, 2009, p. 15)

9 Outra idéia é a crença numa tendência do ser humano para a auto-realização e crescimento. Fundamentando-se nas idéias de Goldstein, tal crença afirma que o Homem é orientado pela necessidade do ser humano de efetivar ao máximo seu potencial e atingir o estado mais amplo e sofisticado que for capaz. Esta crença compreende que se a pessoa tiver suas necessidades mais básicas e individuais satisfeitas, tenderá a se voltar para interesses como os sociais e espirituais. (ARCARO, in Pinto, 2009)

10 Fazendo um paralelo entre as idéias de Arcaro e de nosso mestre ,
Assim como o universo tem o instinto para a perfeição, constituindo-se teleologicamente na direção do positivo, do perfeito, do melhor resultado, assim também a pessoa humana herdou esse gene cósmico para o positivo, para o inteiro, para o integrado, para o perfeito, para a melhor organização. ( RIBEIRO, 2011, p. 79)

11 Outra idéia do Humanismo é tomar a experiência subjetiva como referência básica para a compreensão…..postura esta de teor fenomenológico. Esta postura significa buscar o significado da experiência vivida nos próprios fenômenos que a constituem e não em estruturas teóricas explicativas.

12 Interesse nos aspectos mais característicos do ser humano
Interesse nos aspectos mais característicos do ser humano. Para os humanistas devemos abordar as peculiaridades do comportamento das pessoas. Discordam das estratégias que procuram conhecer o Homem através de pesquisas com animais. Valorizam investigações de experiências humanas e estudos de indivíduos saudáveis.

13 Para o Humanismo o ser humano é compreendido através de uma ótica holista. (BONAIN JR, 1995)
Consiste em numa compreensão integral da totalidade do Homem ao invés de analisá-lo em partes, acreditando que ele seja mais do que a soma dessas partes. Os Humanistas rejeitam as comcepções reducionistas da psicanálise e do comportamentalismo. Enfoque psicossomático do Homem que também está indissociavelmente ligado ao seu ambiente e influenciado por ele. ( ARCARO in Pinto, 2009)

14 Enfoque psicossomático do Homem que também está indissociavelmente ligado ao seu ambiente e influenciado por ele. ( ARCARO in Pinto, 2009) Lembrando Ponciano( 2012) ao afirmar, A pessoa humana pertence ao Universo como uma criação privilegiada dele.O Universo-Terra é o centro do homem e compete a ele, como uma de suas partes, ser seu guardião e defensor.

15 O Humanismo acredita que o ser humano apresente um caráter eminentemente dialogal. Coerente com a teoria de campo de Lewin, acredita que o Homem não existe, realmente, como indivíduo isolado, pois só se define e se realiza no encontro com o outro. Os psicoterapeutas humanistas acreditam que o relacionamento de pessoa para pessoa seja o mais favorável para o crescimento do indivíduo e sua auto-realização. Por isso, se adota nas psicoterapias humanistas um modelo de psicoterapia relacional.

16 Os Humanistas também propõem que o indivíduo busque uma existência mais espontânea, autêntica e auto-consciente, crendo na importância do terapeuta relacionar-se empática e autenticamente com o cliente. É uma corrente que visa como objetivo fundamental da psicoterapia, o crescimento e a autonomia psicológica do cliente. Substitue o termo paciente por cliente.

17 É a postura Humanística que, sem esquecer os limites pessoais, os fracassos e impossibilidades de mudanças, aqui e agora, procura fazer uma reflexão a partir do positivo, do criativo, do que é ainda potencialmente transformador; enfim, daquilo que talvez sem o perceber, o cliente tem à sua disposição, como principal e, às vezes, única porta de saída para sua recuperação e renascimento. (RIBEIRO, 1985, p. 30)

18 O Homem é um ser se fazendo…
O Homem é um ser se fazendo….não é isto ou aquilo de forma definitiva, mas está sendo neste momento e pode vir a ser outra “coisa”num momento seguinte… Dizer que uma criança é teimosa é cristalizar seu momento presente em seu campo atual, em uma “essência” que não condiz com a visão processual de ser humano em Gestalt-terapia. ( AGUIAR, 2005)


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