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Metodologia de Projetos

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Apresentação em tema: "Metodologia de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Projetos

2 Objetivos do Componente
Desenvolver a habilidade para a criação de projetos de pesquisa com embasamento teórico e apresentações de trabalhos; Trabalhar com elementos chave de projetos; Documentar embasamento teórico através de fichamentos; Desenvolver Relatórios Técnicos embasados; e Preparar e realizar apresentações de slides. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

3 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Método Avaliativo Projeto de Pesquisa Elementos Chave do Projeto; Fichamento; Relatório Técnico da Pesquisa; Preparação do Documento de Apresentação; Apresentação do Projeto. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

4 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Aspectos Avaliativos Competência Técnica Aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Competência Comportamental Assiduidade; Pontualidade Aula; Entrega de Trabalhos. Cordialidade com os demais; Trabalho e atuação na equipe. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

5 William da Cruz Sinotti
Formação Mecânica De Usinagem 2006/2 Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2012/2 Especialista em Gerenciamento De Projetos 2014/1 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

6 William da Cruz Sinotti
Certificações e Treinamentos Técnico em Manutenção de Computadores [2008] Programador de Sistemas [2011] Administrador de Banco de Dados [2011] Analista de Sistemas de Informática Administrativa [2012] Programador Visual Basic 6.0 [2012] Programador Genexus Evolution 2 [2012] Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum [2012] Relações Interpessoais [2012] ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

7 William da Cruz Sinotti
Experiência Profissional ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

8 William da Cruz Sinotti
Projetos Paralelos ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

9 Elementos Chave de Projetos

10 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Assunto Escolha de um segmento amplo onde o pesquisador verifica a necessidade de investigação. Exemplo: Responsabilidade Ambiental ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

11 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Tema Uma área dentro do tema escolhido. Exemplo: Responsabilidade Ambiental nas empresas de ensino. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

12 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Problema Pergunta dentro do assunto escolhido. Exemplo: Visando a realidade das organizações desta natureza e sua quantidade de processos que consomem uma quantidade excessiva de papel, como podemos realizar a redução do gasto com este tipo de material? ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

13 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Objetivo Geral O que pretende-se realizar com este estudo. Sempre em aspectos gerais Exemplo: Desenvolver um processo que permita a redução do desperdício de papel e propor soluções para redução do consumo. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

14 Objetivos Específicos
Ações ou metas para tentar resolver o problema da pesquisa. Exemplo: Analisar as principais atividades na empresa X e estimar seus gastos com papel; Verificar o desperdício gerado; Propor melhorias no processo e implementá- las; Testar melhorias. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

15 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Justificativa Justificar o potencial ou importância projeto a nível local, regional, nacional, ..., para o pesquisador, comunidade científica, etc. Exemplo: Através de pesquisas e testes dentro das organizações, busca-se a redução do consumo deste tipo de bem a fim auxiliar na redução do desmatamento que encontra-se no segundo lugar entre os problemas ambientais mais agressivos em nosso planeta. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

16 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Cenário de Estudo Pessoa Jurídica; Pessoa Física; Grupo; Local; Cidade; Bairro; Etc. Exemplo: Será realizado o estudo na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, na busca de processos comuns a todas instituições de ensino para que o projeto possa ser implantado em demais organizações deste ramo. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

17 Projeto de Pesquisa Fase 1

18 Projeto de Pesquisa – Fase 1
A equipe deverá realizar o levantamento de um assunto a ser desenvolvido. A partir disto deverá identificar todos os elementos chave de um projeto. Transcrever as informações para o arquivo, modelo no servidor DIDI ( %20Chave.odt) , e submete-lo por ao professor. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

19 Projeto de Pesquisa – Fase 1
Regras de Envio Nome do arquivo PF_F1_G<nºGrupo> Exemplo: PP_F1_G01 Assunto Tipo de Arquivo PDF Data de Envio Até as 23h:59 do dia 06/11/2014 (Quinta-feira) ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

20 Fichamento Técnica de coleta e armazenamento de Dados

21 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Ferramenta de Pesquisadores destinada a; Coleta, armazenamento e consulta de informações; Auxiliam no embasamento teórico de trabalhos técnicos/científicos; Possibilita ao autor maior agilidade na busca de informação referente ao seu trabalho. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

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Fichamento Tipos de Fichamento Resumo Citação (Pode ser incorporado ao de resumo) Crítico (Pouco utilizado devido a sua natureza bom X ruim) ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

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Fichamento Tipos de Fichamento [cont.] Resumo Utilizado para abordagem pessoal do autor, de forma sucinta, com sua percepção ao livro, artigo, capítulo, etc. Citação Utilizado para transcrever exatamente a informação, importante, contida em um livro, artigo, capítulo, etc. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

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Fichamento Tipos de Fichamento [cont.] Crítico Utilizado para abordagem pessoal crítica (positiva ou negativa) do autor do fichamento, observando as informações sobre a obra (artigo, livro, capítulo, etc.). ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

25 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Elementos de um Fichamento Fonte (Referencial) Resumo Citações ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

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Fichamento Fonte (Referencial) Para livros Obra Completa SOBRENOME, Nome. Título : Subtítulo(Se houver). Edição. Local : editora, data. Capítulo da obra (Mesmo autor da obra) SOBRENOME, Nome. Título do capítulo : subtítulo (se houver. In: ______. Título do livro: subtítulo (se houver). Local: Editora, data. páginas inicial-final do capítulo. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

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Fichamento Fonte (Referencial) Capítulo da obra (autor diferente do autor da obra) SOBRENOME, Nome (iniciais). Título do capítulo: subtítulo (se houver). In: SOBRENOME, Nome. Título do livro : subtítulo (se houver). Local: Editora, data. Páginas inicial-final do capítulo. Para Sites SOBRENOME, Nome. Título : Subtítulo (Se houver). Disponível em <link>. Acessado em data. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

28 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Fonte (Referencial) [cont.] Para livros (exemplos) Um autor: APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da Ciência : Filosofia e Prática da Pesquisa. 2. ed. São Paulo : Cengage Learning, 2012. Até três autores (Separá-los por ponto e vírgula) ARAÚJO, Adriana de Fátima; OLIVEIRA, Karina; REHDER, Wellington da Silva. Internet 8 : Navegando com qualidade e eficiência. 5. ed. São Paulo : Editora Viena, 2010. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

29 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Fonte (Referencial)[cont.] Mais de 3 autores (Indicar o primeiro seguido da expressão et al – e outros) CHAVES, Lúcio Edi et al. Gerenciamento da comunicação em projetos. Rio de Janeiro : Editora FGV, 2006. Capítulos (mesmo autor) NASCIMENTO, Arlindo Moraes do. Formação e suspensão do vínculo de emprego. In: ______. Iniciação ao direito do trabalho. 32. ed. São Paulo: LTR, p ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

30 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Fonte (Referencial) [cont.] Capítulos (autor diferente) SILVA, D. B. Eco-turismo. In: McKERCHER, B. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. São Paulo: Contexto, p Para Sites – Exemplo (Mesma lógica de autores) MAIA, Guilherme Aparecido da Silva. O gerenciamento ambiental do projeto. Disponível em < vargas.com/pt/articles/gerenciamento-ambiental/>. Acesso em: 10 abr ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

31 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Resumo Breve e conciso no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor. Logicamente estruturado um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. As ideias devem ser apresentadas em ordem lógica e conforme apresenta o texto. O texto do resumo deve ser compreensível. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

32 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Resumo [cont.] Pessoal um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura. Gramaticalmente correto um resumo deve demonstrar o uso adequado da língua portuguesa. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

33 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Fichamento Citações Para livros Deve estar em itálico, entre aspas. Ao fim deve conter a página de onde foi extraído o conteúdo. Exemplo “Projetos são ...”(Pag. 32) Para sites Não coloca-se número de página. As demais informações devem estar contidas ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

34 Projeto de Pesquisa Fase 2

35 Projeto de Pesquisa – Fase 2
Os grupos deverão gerar no mínimo 8 fichas referentes ao seu projeto de pesquisa. As fichas devem estar de acordo com as normas descritas anteriormente. Modelo disponível em: o%20-%20Modelo.odt ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

36 Projeto de Pesquisa – Fase 1
Regras de Envio Nome do arquivo PF_F2_G<nºGrupo> Exemplo: PP_F2_G01 Assunto Tipo de Arquivo PDF Data de Envio Até as ? do dia ?(?) ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

37 Citações

38 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações São informações textuais que retiramos, direta ou indiretamente de livros, artigos, relatórios, etc., que permite-nos demonstrar nosso embasamento teórico sobre o assunto. Normalmente aparecem no desenvolvimento de trabalhos científicos. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

39 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Existem 3 tipos de citações: CITAÇÃO DE CITAÇÃO INDIRETA DIRETA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

40 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Direta Expressam exatamente a ideia do autor (referencia bibliográfica) de nosso projeto de pesquisa. Para utilização da mesma, basta transcrevermos o texto escrito pelo autor e adicioná-lo em nosso texto. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

41 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Citação direta de até 3 linhas Devem estar nos parágrafos de nosso texto, constando o sobrenome do autor, ano e página (não necessário se artigo web) e entre aspas. Exemplo: Segundo Silva(2010, p. 38) “o CSS 3 é a linguagem mais poderosa para o desenvolvimento visual de páginas web.”. OU “O CSS 3 é a linguagem mais poderosa para o desenvolvimento visual de páginas web.” (SILVA, 2010, p. 38). ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

42 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Note que no primeiro exemplo o sobrenome do autor aparece com a primeira letra em caixa alta e as demais letras normas. Já no segundo, todo o sobrenome aparece em caixa alta. Isto é uma norma!!! ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

43 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Citação direta com mais de 3 linhas Devem estar separadas do texto, em bloco único, letra tamanho 10pt. O autor deve estar indicado no parágrafo acima, com ano de citação e número de página (não necessário se artigo web). Exemplo: Para Silva(2010, p.40): “O CSS3 veio possibilitar uma maior facilidade para o desenvolvimento visual mais complexo. Através dele podemos realizar interações de movimento nas páginas, bem como degrades em backgrounds e ainda a possibilidade de efeitos em demais elementos HTML.” ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

44 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Citação Indireta Quando nós escrevemos uma citação baseando-se nas ideias de um autor. Neste caso a indicação de página onde nos “inspiramos” é opcional. Não coloca-se aspas na citação. Exemplo De acordo com Silva (2010), o CSS 3 é uma linguagem de estilização visual poderosa na sua atualidade. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

45 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Citação de Citação Este tipo de citação é uma técnica utilizada quando nos deparamos com um documento, de determinado autor, onde o mesmo utiliza citações de suas fontes bibliográficas. Exemplo prático: Estou lendo o artigo de Maurício Silva, sobre CSS3 e neste encontrei uma citação que Silva colocou do W3C School. Ou seja estarei colocando em meu relatório uma citação que provém de uma citação do documento de Silva. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

46 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Citação de Citação [cont.] Pode ser direta ou indireta. Utiliza-se para esta citação a expressão latina apud (citado por) entre o nome do autor original e o autor que citou. Deve-se seguir a estrutura: Para Autor Original(ano publicação original apud autor de minha pesquisa, ano publicação, página) “o conhecimento ...”. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

47 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Citações Citação de Citação [cont.] Exemplos Para Winter(1987 apud OLIVEIRA JR., 2001, p. 139) “o conhecimento ...”. OU “O conhecimento ...”. (WINTER, 1987 apud OLIVEIRA JR., 2001, p. 139). ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

48 Relatório Técnico

49 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Documento técnico científico destinado a apresentação de trabalhos de aplicação ou pesquisa, sempre embasados teoricamente; Destinado a comunidade científica, por isso, conclusões pessoais não são utilizadas, pois a comunidade não quer saber se o trabalho foi importante para o pesquisador e sim por que o trabalho é importante para comunidade. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

50 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico De 10 a 15 páginas, descontando anexos. Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Resumo Palavras Chave Sumário Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Referencias Anexos 5 páginas 5 a 10 páginas ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

51 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Devido ao interesse científico, não deve- se utilizar palavras referentes a 1ª ou 2ª pessoa. Exemplo: Utilizamos (ERRADO) Utilizei (ERRADO Utiliza-se ... (Correto) Foi utilizado ... (Correto) ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

52 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Estrutura Elementos Pré textuais: Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Resumo Palavras Chaves Sumário Elementos Textuais Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Elementos Pós textuais Referencias Anexos ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

53 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Resumo Deve fornecer uma visão rápida do projeto, clara e objetiva. Não devemos utilizar exemplos, siglas e expressões negativas. Deve ser logicamente estruturado, não apresentando uma visão tópica. De 150 a 500 palavras. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

54 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Palavras Chaves São palavras e/ou expressões que retratam o contexto do relatório técnico. Imagine: Fiz uma pesquisa referente a privacidade da informação, logo podemos utilizar como palavras chave: Constituição Federal. Inviolabilidade. Hacker. Deve possuir de 3 a 5 palavras e/ou expressões, separadas por ponto (.). ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

55 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Sumário Deve estar de acordo com as seções e subseções do nosso relatório (número e formatação de fonte). Deve conter o número da página. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

56 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Introdução Deve conter: Início; Meio; e Fim. A intenção desta é mostrar ao leitor as informações contidas no relatório, bem como justificar a intenção do projeto de pesquisa, a importância do mesmo, os objetivos do desenvolvimento. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

57 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Introdução Dicas: Inicie fazendo um embasamento sobre a realidade atual do assunto a ser tratado. Mostre o problema que levou-o a desenvolver sobre este assunto. Posteriormente indique porque este projeto é importante, justificando suas intenções e demonstrando os objetivos a serem realizados. Por fim deixe claro as respostas esperadas e adquiridas no decorrer do projeto. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

58 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Desenvolvimento Nesta parte é onde será desenvolvida toda nossa pesquisa. Através dela deveremos mostrar: Realidade atual do assunto; Formas de responder ao nosso problema; Apresentar soluções para o problema; Etc. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

59 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Desenvolvimento Utilize neste seções e subseções, afim de separar seu conteúdo de forma lógica. Exemplo: 2. GERENCIAMENTO DE PROJETOS É notável a utilidade do gerenciamento de projetos dentro das empresas na atualidade. Principalmente quando nos referimos a restrição tripla de projetos, que engloba o Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento de Tempo e Gerenciamento de Custos. 2.1. Gerenciamento de Escopo 2.2. Gerenciamento de Tempo 2.3. Gerenciamento de Custos ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

60 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Desenvolvimento Não deve-se utilizar Desenvolvimento como seção em relatórios técnico, apenas se: O relatório trate de assuntos referentes ao desenvolvimento de algo. Exemplo: Desenvolvimento da Ferramenta Johto Desenvolvimento de artigos com aço 1600 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

61 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Considerações Finais Deve mostrar as conclusões que o autor do relatório obteve ao realizar a pesquisa e receber a resposta sobre o problema. Estas conclusões devem apontar o que agrega para comunidade científica. Neste podemos apontar possíveis melhorias e ainda apontar projetos futuros referentes ao assunto do projeto de pesquisa. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

62 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Referencias Deve estar de acordo com normas ABNT, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Normas visualizadas do slide 28 ao slide 32; Já trabalhado no momento do fichamento. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

63 ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Relatório Técnico Dica Finai Cuidado com palavras qualitativas: Melhor, Pior, Maior, Menor, etc. Quando mencionamos este tipo de palavras, as mesmas devem ser contempladas por uma citação, com a finalidade de mostrar que esta qualificação está embasada teoricamente, não é algo que o autor imaginou. ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

64 Projeto de Pesquisa Fase 3

65 Projeto de Pesquisa – Fase 3
Os grupos deverão gerar o relatório técnico de seu projeto de pesquisa dentro dos padrões. No mesmo deverá constar no mínimo: 2 citações diretas, 2 citações indiretas e 1 citação de citação. Modelo disponível em: co%20Modelo%20LibreOffice.odt Manual de confecção do relatório técnico disponível em: o%20Tecnico%20no%20LibreOffice%20Writer.pdf ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

66 Projeto de Pesquisa – Fase 3
Regras de Envio Nome do arquivo PF_F3_G<nºGrupo> Exemplo: PF_F3_G01 Assunto Tipo de Arquivo PDF Data de Envio Até as ? do dia ?(?) ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO


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