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E-learning Corporativo. E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática.

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1 E-learning Corporativo

2 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática

3 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br3 Precisamos de um líder... educador

4 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br4 Em diversas profissões...

5 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br5 Estágio é para isso...

6 Formação in company

7 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br7 Aspectos a considerar  Tempo escasso  Valor relativo da formação fora do local de trabalho  Necessidade de formação inicial  Experiência é a maior fonte de aprendizagem  Aprendizado ocorre no contexto do trabalho

8 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br8 Objetivos de negócios Objetivos de Negócio  Melhorar de serviços ao cliente final  Lançar novos produtos com rapidez  Alinhar com regulamentação do setor  Apoiar a adaptação a novos sistemas de TI  Melhorar a produtividade de funcionários  Fortalecer cultura da empresa  Servir aos clientes internos e parceiros  Recolocar pessoal  Atrair e manter as melhores pessoas  Desenvolver capacidades para inovação continua

9 Sistema de Gestão da Aprendizagem

10 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br10 Amadeus: significado do nome  Anagrama de... –Agentes Micromundos e Análise do DEsenvolvimento no USo de Instrumentos –Agente: IA –Micromundo: Jean Piaget  Brincando... –AMADeus –Amadeus (Mozart) !? Personalidade Sonoro  Verdadeira Inspiração: –Villa Lobos…... e o povo brasileiro

11 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br11 Amadeus: Histórico  2001-2004 –Projeto Protem-CC  2003 –Criação do grupo CCTE  2005-2007 –Projeto CNPq –Projeto MEC –Projeto FINEP  2008: Primeiro realease no II ESLPE

12 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br12 Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Nelson Rosa Parnésio Damasceno Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César Você… Quem faz? Gilberto Nunes Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Júlio Markovitch Laís Neves

13 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br13 Quem Apóia

14 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br14 Taxionomia de Colaboração Apoiada por Computador Interação Face-a-face Interação Assíncrona Interação Assíncrona Distribuída IgualDiferenteTempo Igual Diferente Espaço Interação Síncrona Distribuída

15 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br15 Interface simples Características gerais

16 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br16 Características específicas

17 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br17 Características Plataforma de ensino à distância que possibilita estender as formas de interação a alunos e professores para melhorar o aprendizado. Problemas formulados e soluções propostas nas seguintes áreas: Suporte ao trabalho docente em EaD Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Extensão da experiência do usuário: jogos e micromundos Percepção social em interface web e ambientes síncronos Resultados: http://www.cin.ufpe.br/~ccte.

18 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br18 Por que ´Segunda Geração´?  Simplicidade e percepção para as atividades de usuários –Único LMS a utilizar Java/Ajax na interface do usuário –Linguagem gráfica moderna e visualização –Serviços de percepção na interface da aplicação web  Arquitetura permite extensão da experiência de usuários –Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado –Servidor e plataforma de componentes síncronos de aprendizagem –Integração com aplicativo multiusuários leitor de vídeos  Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem –Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (percepção, colaboração, engajamento, imersão em contexto de jogos)  Acesso à plataforma por dispositivos móveis: mobile learning Diferenciais competitivos

19 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br19 Design instrucional: desenvolvimento de conteúdos didáticos para o meio eletrônico Learn Player que interpreta o conteúdo multimídia utilizado em cursos e treinamentos Objetos de aprendizagem: Multimídia rica

20 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br20 Estimula o aprendizado de estruturas matemáticas Manipulação colaborativa de representações

21 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br21 Realizando Experimentos Físicos pela Internet Acesso à medida em tempo real

22 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br22 Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face imersão em contexto de jogos

23 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br23 Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face

24 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br24 Comente os vídeos na mesma hora que outros alunos estão assistindo Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática

25 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br25 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática

26 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br26 Engajamento dos participantes

27 Cenário de uso

28 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br28 Solu ç ões Etapas de Implantação  Planejamento e implantação customizada  Desenvolvimento de conteúdo  Plataformas de Gestão do aprendizado  Customização e implantação  Formação de equipes de tutores  Gestão educacional  Mobile Learning

29 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br29 Primeiros passos 1.Planejar processos e logística 2.Desenvolver versões digitais do conteúdo 3.Implantar Plataformas de Gestão Aprendizagem 4.Disponibilizar os materiais 5.Acompanhar o progresso dos formando

30 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br30 Disponibilizando o conteúdo

31 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br31 Colaboração entre pares Eventos Presenciais Plataforma

32 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br32 Mobile learning: Engajamento

33 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br33 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo

34 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br34 Didática de Educação a Distância Presencial TV Internet Telefonia

35 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br35 Interface web Mídias integradas Interação entre os usuários ANTESDEPOIS Aulas presenciais

36 Projeto Centrado no Usuário Prototipagem

37 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br37 “Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão

38 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br38 “Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas

39 Prêmios

40 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br40 MicroMundos Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007

41 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br41 EriMont Excelência em Pesquisa ABED em 2007

42 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

43 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br43 Pesquisa e Inovação Entender o papel de plataformas na constituição de comunidades de aprendizagem e seu impacto na aprendizagem Percepção e privacidade em plataformas de ensino Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e-learning Integração com o SBTVD (DTV)

44 E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br44 Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. Obrigado!


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