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Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista

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Apresentação em tema: "Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
Alfredo Eurico Rodrigues Matta Secretaria da Educação do Estado da Bahia

2 Problema Contexto Questão Projeto Conteúdos Digitais MEC, MCT e FNDE
SEC\BA engajada na modelagem de uma coleção de objetos de aprendizagem para a Física Constrói projeto “A física e o cotidiano” – colaborativo de 6 autores. Stand na feira e apresentação do projeto às 11:00 (com 5 autores) Questão Como desenvolver conteúdos com abordagem socio-construtivista?

3 Metodologia Estudo Praxiológico, Dialógico e sócio-Interacionista.
Utilizar autoria coletiva – procurando também incluir ao menos parte de futuros usuários, professores e alunos, no exercício autor. Além de contar com autoria interdisciplinar: Alfredo Matta, Ana Verena carvalho, Nalini Vasconcelos, Paulo Ramos, Pollyana Pereira, Vânia valente e Yuri Wandesley. Toda a equipe e envolvidos sempre percebida com coletivo autor. Considerar sempre o contexto e ambiente gerador de forma a regionalizar e localizar dialogicamente cada prática social presente no projeto.

4 Metodologia Estudo Praxiológico, Dialógico e sócio-Interacionista.
Considerar a dialogicidade – encontro dos “infinitos interiores” (sujeitos) e infinito exterior (ambiente) envolvidos em cada processo potencialmente presente. Considerar engajamento do sujeito, mediação entre práxis sociais, contextualidade concreta, interatividade vista com compartilhamento de prática e experiência de vida. Considerar ambientes de apoio, aprendizagem e construção coletiva em cada ambiente

5 Resultados da Modelagem
Produção Sócio-Construtisvista. 41 Softwares Educacionais sócio-construtivistas em “A física e o cotidiano” – Fique Sabendo, Laboratórios Virtuais e Salão de Jogos. 2 Panteons Educacionais (gestor de reflexões temáticas). 11 rádios WEB. 13 áudiovisuais WEB. 30 Experimentos Educacionais 1 RPG by moodle 1 Ambiente WEB educacional (repositório, ambiente EAD, apoio ao ensino-aprendizagem, rede social. 1 projeto de autoria para a comunidade escolar

6 Resultados da Modelagem
Levantamentos e estudos em curso. Engajamento dos usuários com o ambiente e com os conteúdos da produção - interatividade. Aprendizagem relacionada ao uso da produção. Desenvolvimento de habilidades práticas, e aplicações, dos usuários, em seus ambientes cotidianos, a partir da produção. Desenvolvimento dos relacionamentos afetivos, da colaboração, da noção de coletividade.

7 Resultados da Modelagem
Levantamentos e estudos em curso. Resultados do desenvolvimento de interdisciplinaridade produzida pelos conteúdos. Resultados em engajamento socio-cultural na regionalidade e contexto do usuário. Desenvolvimento do comportamento da autoria e da autoria coletiva Aplicações outras desenvolvidas a partir das existentes (outras coleções, panteons, aplicações do RPG by Moodle) Apresentação as 11 horas, Brasília

8 Uma palavra que não representa uma prática é uma coisa morta, da mesma forma que uma prática não incorporada em palavras não passa de uma sombra. Lev Vigotsky


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