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PublicouMaria Antonieta Bergler Barros Alterado mais de 8 anos atrás
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17 e 18 de novembro de 2010 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PPG em Ciência do Solo Apresentador: Prof. Leandro Souza da Silva Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM Nome do Programa Programa de P ó s-Gradua ç ão em Ciência do Solo Ano de in í cio do Mestrado 2003 (desmembrado PPG Agronomia – iniciado em 1971) Ano de in í cio do Doutorado 2003 (desmembrado PPG Agronomia - iniciado em 1999) Conceito do Programa Triênio 2004-2006 Cinco (5) Conceito do Programa Triênio 2007-2009 Cinco (5)
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UFSM 225 45 1
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UFSM Biodinâmica e manejo do solo -Biotransformações do carbono e nitrogênio - Erosão do solo e recuperação de áreas degradadas - Organismos do solo e insumos biológicos à agricultura Processos físicos e morfogenéticos do solo Processos químicos e ciclagem de elementos - Gênese, degradação e manejo da estrutura do solo - Relação solo-paisagem - Água e solutos no sistema solo-planta - Dinâmica de nutrientes e de elementos tóxicos - Parâmetros da disponibilidade de nutrientes e recomendação da calagem e da adubação - Transferência de elementos dos sistemas terrestres para aquáticos e atmosfera. Áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGCS
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UFSM Pontos fortes do Programa Docentes consolidados nacionalmente como pesquisadores (12 pesquisadores do CNPq sendo 6 PQ1 no universo de 15 docentes) Produção científica média elevada Convênios nacionais (ex. 2 PROCADs em andamento) e internacionais ativos (ex. Pró-Africa) Boa integração entre linhas e projetos de pesquisas Boa inserção social local e regional Renovação do grupo gradual e constante - 2 em 2003 - 1 em 2006 - 3 em 2010
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UFSM Pontos fracos do Programa Produção em periódicos de alto FI ainda incipiente Inserção internacional inconstante Infraestrutura inadequada para atender ao crescimento Certo desequilíbrio na produção intelectual entre docentes Algumas linhas e seus projetos ainda têm gerado pouca produtividade científica Baixa participação discente na publicação em periódicos Envolvimento de docentes em atividades administrativas (1 vice-reitor, 1 diretor de centro, 1 pró-reitor adjunto, 1 presidente de órgão de pesquisa estadual, 1 coordenador de curso graduação e 1 chefe de departamento)
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Internacionalização do Programa Incentivar pós- doutorado de docentes no exterior; Promover convênios internacionais de pesquisa; Estabelecer intercâmbios internacionais para discentes do programa Pulverização de ações dos docentes com outras atividades de pesquisa/extens ão; Imobilismo e individualismo Cooperações são de curta duração; Falta de editais específicos; Necessidade de fluência em língua estrangeira 1
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UFSM 1 – NOSSA PROPOSTA DO PROGRAMA √ Avaliação CAPES triênio 2007-09
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estimulo a Pós- Doutoramento ou Estágios de Curta Duração no Exterior Fomento a convênios e parcerias. Necessidade de que algum docente assuma as atividades daqueles em treinamento. Disponibilidade de bolsas e editais para convênios. 1 Qualificação dos jovens docentes Oferecer prioridade para receber alunos bolsistas; Facilitar a inserção em grupos de pesquisa Pouca produção científica no início da carreira docente Alta competitividade nas agências financiadoras e nas revistas de grande fator de impacto 2 DP - 20072008200920102011 1514131615
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UFSM √ Avaliação CAPES triênio 2007-09
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Qualificação da infra- estrutura e equipe de apoio Aquisição de equipamentos via editais; Contratação de novos servidores via concursos Dificuldade de editais específicos; Falta de reposição de servidores Dependência de políticas públicas 1 20072008200920102011 34 3226 Número de projetos de pesquisa
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Elevar produtividade científica dos docentes abaixo da média. Exigências para credenciament o e recredenciame nto. Individualismo dos docentes. Pulverização das ações dos docentes. Recursos para pesquisa qualificada 1 Publicar em revistas com maior fator de impacto. Sensibilizar docentes e discentes. Dificuldades com a escrita em língua estrangeira, especialmente inglês. Exigências de inovações científicas para que os artigos sejam aceitos para publicação. 2 2007200820092010 40525753 Trabalhos completos em periódicos
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UFSM AtributoEquivalente A1 MB 1,20 B0,7 a 1,19 R0,30 a 0,69 F< 0,30 IV - Produ ç ão Intelectual Qualidade e Quantidade/DP 2,11
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UFSM N ú mero m é dio de artigos em peri ó dicos A1,A2 e B1/DP/ano AtributoFaixa MB 1,0 ou m é dia da á rea B0,60 a 0,99 R0,30 a 0,59 F0,10 a 0,29 D< 0,10 1,44
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UFSM Percentual de DP com pelo menos 0,3 artigo equivalente A1 por ano AtributoFaixa % MB 90,0 B80,0 – 89,9 R70,0 – 79,9 F60,0 – 69,9 D< 60,0 97,6%
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UFSM
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UFSM √ Avaliação CAPES triênio 2007-09
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 30313544* Número de titulados em cada ano 12181215* DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano 17212738* Número de titulados em cada ano 5434* 44 21 38 9 +47% +75% +123% +80%
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UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Melhorar o acompanhamento dos discentes Comissão de distribuição e acompanhame nto dos bolsistas Aumento de alunos com vínculo empregatício Regras de bolsas diferenciadas 1 Tornar ativo os comitês de orientações e as co- orientações Exigências de reuniões Imobilismo e individualismo Não tem2 Atrair candidatos de outras instituições Usar da política de assistência estudantil da UFSM como diferencial Sistema de seleção claro. Conhecimento do PPGCS e do sistema de seleção 3
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UFSM √ Avaliação CAPES triênio 2007-09
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UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA - DISCENTES Processo seletivo: aperfeiçoar o sistema para captar alunos de maior potencial Orientação: tempo que os professores dedicam a cada orientado é cada vez menor Disciplinas: novas demandas (estatística) e dificuldades na condução das atuais (demanda docentes) Infraestrutura: faltam espaços, veículos, equipamentos agrícolas para atender as demandas
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar espaço físico destinado aos discentes Edital CT- Infra; outros editais? Organização interna coletiva Política pública de investimentos 1 Ampliação do espaço físico dos laboratórios de pesquisa Edital CT- Infra ; outros editais? Organização interna coletiva Política pública de investimentos 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ocupar os espaços representativos na sociedade Pulverização de ações dos docentes com outras atividades 1 Organizar atividades para compartilhar os conhecimentos gerados Imobilismo e individualismo Política pública de investimentos 2
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UFSM Avaliação CAPES triênio 2007-09 √
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UFSM 7 6 Critérios mínimos para o conceito 6 e 7 PPGCS √
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UFSM SOMOS UM CURSO 6 NA CAPES ???
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UFSM NÃO!
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UFSM NO NOSSO PARECER
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UFSM ALGUMAS FRASES JÁ OUVIDAS: - “Até nota 5 basta atingir critérios. Para 6 e 7 é feita a comparação entre pares.” - “A CAPES tem implicações financeiras para manter cursos 6 e 7.” - “Cursos 6 e 7 é para poucos (excelência). O número total é uma decisão política.” - “A internacionalização da pesquisa no Brasil é uma política de governo.” - O número de 6 e 7 deve seguir a “lógica” de uma distribuição normal.
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UFSM EVOLUÇÃO DOS PROGRAMAS
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UFSM Comissão com 5 consultores de programas 4 e 5. 38 programas pré-qualificados para 6 & 7. PPGCS ESTAVA AQUI!!!! 26 programas em uma segunda seleção. 18 programas indicados: aprovados pelo CTC 6 programas nota 7 = 5 12 programas nota 6 = 8 COMO FOI FEITA A AVALIAÇÃO
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UFSM Dois fatores preponderantes para atribuição final das notas: → (A) número de publicações ‘Qualis’ internacional (A1, A2 e B1) x (B) Fator de Impacto médio destas publicações; → Produto de AxB dos programas 6 e 7 variou de 0,99 a 2,84 ( 2004-2006) e, nesta avaliação (2007-2009), de 1,09 a 3,89. → [(A1+A2) / (A1+A2+B1)] >40% conceito 7. 10 e 40% conceito 6. → periódicos A2 com JCR ≥ 1,000. A1 → JCR ≥ 2,000 A2 → JCR ≥ 0,750 e ≤ 1,999 CRIAÇÃO DE NOVOS CRITÉRIOS DURANTE A AVALIAÇÃO...
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UFSM CONSIDERAÇÕES FINAIS 1. É notório e fundamental o papel que o processo de avaliação da CAPES proporcionou no crescimento da PG brasileira. Entretanto: 2. Não há lugar para todos no “paraíso” dos cursos de excelência. Acreditamos que o reconhecimento poderia ser feito pela CAPES, mesmo que não houvesse compensação financeira para todos. 3. A luta é constante, mas as vezes inglória. O processo de avaliação baseado em índices gera distorções que podem prejudicar a qualidade da formação de recursos humanos.
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UFSM EIXO VIÇOSA – PIRACICABA E RIO DE JANEIRO 17 dos 18 indicados
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UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS 1. Melhorar quanti e qualitativamente a produção científica, especialmente, dos docentes com produtividade abaixo da média e dos discentes e a produção internacional (alto FI). 2. Ampliar e melhorar a infraestrutura física do PPGCS 3. Internacionalizar o PPGCS (aumentar o recebimento de estudantes do exterior) e ampliar estágios pós- doutorais e de curta duração no exterior. 4. Aumentar o fluxo de doutorado (bolsas???) PRINCIPAIS METAS
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UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo Centro de Ciências Rurais Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, RS, Brasil. 97105-900 Fone: (0055-55)3220-8157 Fax: (0055-55)3220-8256 E-mail: ppgcs@www.ufsm.br Página: www.ufsm.br/ppgcs
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