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10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.

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1 10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam grandes impactos. O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte das empresas. O frete, na maioria dos casos, absorve cerca de dois terços do gasto logístico. Prof. Juliano Santiago Angeli

2 10 - TRANSPORTE Um perfeito sistema de transportes contribui para o aumento de competição no mercado, garantindo a economia de escala na produção e reduzindo os preços das mercadorias. Prof. Juliano Santiago Angeli

3 Modais Os modais são meios de movimentação de transbordo de materiais.
Quanto à circulação, existem cinco modais ou sistemas de movimento,a saber: Prof. Juliano Santiago Angeli

4 Modais Sistema de movimentação aquaviário;
Sistema de movimentação ferroviário; Sistema de movimentação rodoviário; Sistema de movimentação aeroviário; Sistema de movimentação dutoviário; Prof. Juliano Santiago Angeli

5 Modais Os transportes são classificados, de acordo com o modalidade em: Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário; Aquaviário: marítimo e hidroviário; Aéreo: aeroviário. Seguem exemplos: Prof. Juliano Santiago Angeli

6 Terrestre Rodoviário: o modo rodoviário é o mais expressivo no Brasil;
Ferroviário: o transporte ferroviário é adequado para mercadorias de baixo valor agregado e em grandes quantidades (produtos agrícolas, derivados de petróleo, minérios de ferro). Sendo que este modal não é tão ágil como o rodoviário no acesso á cargas, uma vez que as cargas tem que ser levadas aos terminais ferroviários. Prof. Juliano Santiago Angeli

7 Terrestre Dutoviário: é aquele que utiliza a força da gravidade ou pressão mecânica por meio de dutos para o transporte de granéis. É uma alternativa de transporte não poluente, não sujeita a congestionamento e relativamente barata. No Brasil, os principais dutos existentes são: Prof. Juliano Santiago Angeli

8 Terrestre Gasoduto: transporte de gases (gasoduto Brasil - Bolívia);
Mineroduto: aproveita a força da gravidade impulsionada por forte jato de água. Oleoduto: sistema de bombeamento para o transporte até os terminais portuários. Prof. Juliano Santiago Angeli

9 Aquaviário Marítimo: o transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional, no Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional. Os portos desempenham papel importante como elo de ligação entre modais terrestres e marítimos e têm a função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, pela armazenagem e distribuição física. Prof. Juliano Santiago Angeli

10 Aquaviário Hidroviário: esse modal se divide em fluvial e lacustre.
Fluvial: considerando o potencial das bacias hidrográficas brasileiras, o transporte fluvial tem ainda utilização muito pequena. É um modal muito competitivo (baixo custo – capacidade de transporte x consumo de combustível – e menos poluente que o rodoviário. Ex de produtos: agrícolas, fertilizantes, minérios, derivados de petróleo e álcool, areia, madeira, etc. Prof. Juliano Santiago Angeli

11 Aquaviário Lacustre: é o transporte realizados em lagos e tem como característica a ligação entre cidades e países vizinhos. Trata-se de um transporte restrito pois são poucos os lagos navegáveis. Prof. Juliano Santiago Angeli

12 Aéreo É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O frete para transporte de carga aérea e significativamente mais elevado do que o rodoviário, porém o tempo é bastante reduzido. Ex de transporte aéreo: Prof. Juliano Santiago Angeli

13 Aéreo Cargas com elevado valor unitário: artigos eletrônicos, relógios, jóias, alta moda, etc. tais objetos tem condições de pagar o frete mais elevado se considerar o custo, os riscos envolvidos com o transporte terrestre (roubo, extravio, danos e prazos). Cargas perecíveis: flores, frutas nobres, medicamentos, etc; Prof. Juliano Santiago Angeli

14 Aéreo Cargas com urgência: malotes e correios (cartas, contratos, cheques, conhecimentos etc.) Prof. Juliano Santiago Angeli

15 Participação dos diversos modos no transportes nacional de cargas
Modalidade % (t. km) Rodoviária 70 % Ferroviária 15 % Marítima de cabotagem 11 % Dutoviário 2,5 % Hidroviária (interior) 1 % Aérea 0,5 % Total 100 % Prof. Juliano Santiago Angeli

16 Capacidade de Carga Equipamento Capacidade de Peso Vagão de Trem
100 toneladas Carreta rodoviária 26 toneladas Barcaça Fluvial 1.500 toneladas Prof. Juliano Santiago Angeli

17 Movimentação de Produtos Perigosos (MOPPE)
Classe 1 – Explosivos; Classe 2 – Gases (inflamáveis, tóxicos ou não inflamáveis e não tóxicos); Classe 3 – Líquidos Inflamáveis; Classe 4 – Sólidos inflamáveis ou combustão espontânea ou substancia que com contato em água produzem gases inflamáveis; Prof. Juliano Santiago Angeli

18 Movimentação de Produtos Perigosos (MOPPE)
Classe 5 – substancia oxidantes e peróxidos orgânicos; Classe 6 – substancia tóxicas ou infectantes; Classe 7 – material radioativo; Classe 8 – corrosivos; Classe 9 – substancias perigosas diversas. Classificasse- em três grupos: Prof. Juliano Santiago Angeli

19 Movimentação de Produtos Perigosos (MOPPE)
Grupo de embalagem I: alto risco; Grupo de embalagem II: risco médio; Grupo de embalagem III: baixo risco. Prof. Juliano Santiago Angeli

20 Exigências da Legislação
Com relação ao veículo e equipamentos O veículo de transporte deve estar sempre em perfeitas condições de uso. Além de funcionar perfeitamente, deve estar limpo, sem frestas, parafusos, tiras de metal os lascas de madeira soltas, proporcionando um transporte que evite danificar as embalagens. Prof. Juliano Santiago Angeli

21 Exigências da Legislação
Sinalização do veículo (rótulo de risco e painel de segurança) Uma sinalização indicativa da “classe de risco do produto transportado” por meio de rótulo de risco principal. Prof. Juliano Santiago Angeli

22 Exigências da Legislação
Prof. Juliano Santiago Angeli

23 Arrumação de cargas Significa a colocação do maior número possível de cargas sobre um veículo transportador, observando sempre os aspectos de segurança (peso, volume, cuidado com a carga). Prof. Juliano Santiago Angeli


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