A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARIA ANDRESSA,RAFAEL,ELLEN,CANDIDA EIXOS TEMATICOS 1º ANO ENSINO MEDIO Profª ELISA MARGUTTI 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARIA ANDRESSA,RAFAEL,ELLEN,CANDIDA EIXOS TEMATICOS 1º ANO ENSINO MEDIO Profª ELISA MARGUTTI 2015."— Transcrição da apresentação:

1 MARIA ANDRESSA,RAFAEL,ELLEN,CANDIDA EIXOS TEMATICOS 1º ANO ENSINO MEDIO Profª ELISA MARGUTTI 2015

2  O pequizeiro é parte da biodiversidade nativa do Brasil. Seu fruto, o pequi, é um produto típicamente nacional, Para manter esse patrimônio natural preservado a adoção das chamada boas práticas de processamento na exploração dos pequizais é essencial

3  Essas boas práticas começam ainda no momento da coleta dos frutos mas inclui também seu transporte e armazenamento.

4 Tais instruções orientam as comunidades extrativistas quanto aos procedimentos mais adequados desde a colheita do pequi até o preparo dos produtos derivados, tornando o trabalho menos ameaçador aos pequizais.  Importante para vários povos indígenas no Brasil, o pequizeiro tem função estratégica entre os kuikuros, no Parque Indígena do Xingu. A reserva em Mato Grosso tem 2,6 milhões de hectares, equivalente ao de Sergipe, e fica em uma zona de transição do Cerrado para a Amazônia.

5 Com ciclo de vida estimado de aproximadamente 50 anos, o pequizeiro atinge até 10 m de altura. Sua fase reprodutiva inicia-se a partir do oitavo ano, com flora- ção ocorrendo normalmente entre os meses de setembro e novembro. A frutificação acontece de outubro a fevereiro, produzindo frutos por 20 a 40 dias em média, com produção variável podendo chegar a 1000 frutos por pé.

6 As recomendações de boas práticas de coleta do pequi Não derrubar o fruto da árvore, muito menos utilizar varas ou qualquer outro instrumento; Coletar somente os frutos caídos naturalmente, pois alguns estão no ponto de consumo; Não danificar as plantas que estão debaixo e ao redor do pequizeiro. Existem outros seres em convivência natural com ele e que dependem de sua cobertura; Coletar apenas frutos sadios e deixar os frutos rachados ou abertos como reserva natural, para reprodução da planta e alimentação animal. Se houver somente frutos sadios, deixe assim mesmo certa quantidade de reserva. A recompensa futura será muito maior; Não deixe nada que não pertença ao ambiente, como sacos plásticos não utilizados e outros tipos de lixo.


Carregar ppt "MARIA ANDRESSA,RAFAEL,ELLEN,CANDIDA EIXOS TEMATICOS 1º ANO ENSINO MEDIO Profª ELISA MARGUTTI 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google