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PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato

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Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato"— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato

2 O que é um Período Composto?
Período composto é aquele período que possui mais de uma oração. Pode ser: Período composto por coordenação (Orações Coordenadas) Período composto por subordinação (Orações Subordinadas).

3 Orações Coordenadas Ex: Eu lhe trouxe o livro, / mas você não o leu.
As orações coordenadas são independentes sintaticamente. Não exercem nenhuma função sintática em relação a outra dentro do período. Ex: Eu lhe trouxe o livro, / mas você não o leu. suj. OI VTDI OD suj. Adj. OD VTD Adv. Elas se dividem em: coordenadas assindéticas (quando não há ocorrência de conjunção). coordenadas sindéticas (quando há presença de conjunções coordenativas). As coordenadas sindéticas são reconhecidas e classificadas através das conjunções coordenativas: aditiva, alternativa, adversativa, conclusiva e explicativa.

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5 Tipos de Orações Coordenadas Sindéticas
1-Aditiva: ideia de adição, acréscimo. Principais conjunções usadas: e, nem, (não somente)... como também. Ex.: O professor não somente elaborou exercícios/ como também uma extensa prova. Fui à biblioteca/ e peguei os livro. Estudo inglês / e pratico natação.

6 2- Adversativa: ideia de contraste, oposição
2- Adversativa: ideia de contraste, oposição. Principais conjunções usadas: mas, contudo, entretanto, porém Ex.: O professor elaborou um exercício simples,/ mas a prova foi bastante complexa. Fui ao cinema ontem, / entretanto não o vi. Ela não era uma aluna tão aplicada,/ contudo passou no vestibular.

7 3- Alternativa: ideia de alternância, exclusão
3- Alternativa: ideia de alternância, exclusão. Principais conjunções usadas: quer...quer, ora...ora, ou...ou. Ex.: Ou o professor elabora o exercício/ ou desiste de aplicar a prova. Ou você se dedica aos estudos, / ou não irá bem na prova. Ora ela ria, / ora ela chorava.

8 4- Conclusiva: ideia de dedução, conclusão
4- Conclusiva: ideia de dedução, conclusão. Principais conjunções usadas: portanto, assim, logo... Ex.: O professor não elaborou a prova,/ assim não poderá aplica-la na data planejada. Está muito frio, / portanto porei o casaco de lã. Penso, / logo existo. (R. Descartes).

9 5- Explicativa: ideia de explicação, motivo
5- Explicativa: ideia de explicação, motivo. Principais conjunções usadas: pois, porque. Ex.: O professor não elaborou a prova,/ porque ficou doente. Não foi ao trabalho / pois estava doente. Seja rápido, / pois estou atrasado!

10 Oração Subordinada A oração subordinada (termo sintático) é a parte de um enunciado que não tem sentido próprio, mas precisa de uma oração que a subordine, que seja a principal.  Ex: Eu disse / que o livro estava aqui. suj. VTD função de objeto direto Três são os tipos de orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais.

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12 Oração Subordinada Substantiva (OSS)
As orações subordinadas substantivas podem ser:  Subjetiva: funciona como sujeito do verbo da oração principal. O verbo da oração principal se apresenta sempre na terceira pessoa do singular e nessa não há sujeito, o sujeito é a oração subordinada.  Ex: É necessário/ que se estabeleça regras nesta empresa  função de sujeito É preciso/ que o grupo melhore. Verbo de Ligação + predicat. + O. S. S. Subjetiva Foi confirmado/ que o exame deu positivo Voz passiva O. S. S. Subjetiva

13 Quero saber/ como você chegou aqui. função de objeto direto
Objetiva direta: exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, sem auxílio de preposição, indicando o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.  Ex: Quero saber/ como você chegou aqui.  função de objeto direto Nós queremos/ que você fique Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta Os alunos pediram/ que a prova fosse adiada Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta

14 Mariana lembrou-se/ de que Manoel chegaria mais tarde.
Objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da oração principal. Está sempre ligada a um verbo da oração principal, com auxílio de preposição, indicando o alvo do processo verbal.  Ex: Mariana lembrou-se/ de que Manoel chegaria mais tarde.  Função de objeto indireto As crianças gostam/ de que esteja tudo tranquilo Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta A mulher precisa/ de que alguém a ajude Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta

15 Tenho certeza/ de que não há esperanças.
Completiva nominal: funciona como complemento nominal de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal através de preposição.  Ex: Tenho certeza/ de que não há esperanças. função de complemento nominal  Tenho vontade/ de que aconteça algo inesperado Suj. + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Completiva Nominal Toda criança tem necessidade/ de que alguém a ame Sujeito + VTD + Obj. Dir. + O. S. S. Comp. Nom.

16 Minha vontade é/ que encontres o teu caminho.
Predicativa: funciona como predicado do sujeito da oração principal. Está sempre ligada ao sujeito da oração principal através de verbo de ligação. Ex: Minha vontade é/ que encontres o teu caminho. função de predicativo do sujeito A dúvida é/ se você virá. Suj. + VL + O. S. S. Predicativa A verdade é/ que você não virá

17 Faço apenas um pedido:/ que você nunca abandone os seus princípios.
Apositiva: funciona como aposto de um nome da oração principal. Está sempre ligada a um nome da oração principal, sem o uso de preposição e sem mediação de verbo de ligação.  Ex: Faço apenas um pedido:/ que você nunca abandone os seus princípios. função de aposto Toda a família tem o mesmo objetivo:/ que eu passe no vestibular Sujeito + VTD + Objeto Direto + O. S. S. Apositiva

18 Resumo Subjetiva (O.S.S.S.): exercem função de sujeito do verbo da oração principal. É provável que ele chegue ainda hoje. (O que é provável?); Objetiva Direta (O.S.S.O.D.): exercem função de objeto direto (não possui preposição). Desejo que todos venham. (Quem deseja, deseja algo, alguma coisa); Objetiva Indireta (O.S.S.O.I.): exercem função de objeto indireto (possui preposição obrigatória, que vem depois de um VERBO). Necessitamos de que todos nos ajudem; (Quem necessita, necessita DE algo, DE alguma coisa ou DE alguém); Predicativas (O.S.S.P.): exercem função de predicativo. Meu desejo era [verbo de ligação] que me dessem uma camisa; Completivas Nominais (O.S.S.C.N.): exercem função de complemento nominal de um nome da oração principal. Tenho esperança de que ela ainda volte; Apositivas (O.S.S.A.): todas as apositivas têm dois pontos (:)ou ponto e virgula (;) no meio da oração. Exercem função de aposto. Desejo-te uma coisa: que sejas muito feliz.

19 Ou seja, todas as orações subordinadas substantivas podem ser trocadas por isso, disso ou nisso. Veja os exemplos: Precisamos de que venha para a aula. = Precisamos disso. (Disso: completiva nominal ou objetiva indireta) Quero que venha para a guerra. = Quero isso. (Isso: subjetiva, objetiva direta, predicativa) Fiquei pensando que valia a pena. = Fiquei pensando nisso. (Nisso: completiva nominal ou objetiva indireta).

20 Oração Subordinada Adjetiva (OSAdj.)
Orações adjetivas são aquelas orações que exercem a função de um adjetivo dentro da estrutura da oração principal. Há dois tipos de orações adjetivas: as restritivas e as explicativas. A subordinada adjetiva sempre vem com pronome relativo: Que (qual, o qual, qual, as quais, os quais), cujo, onde (aonde).

21 O. S. Adjetivas Restritivas: funcionam como adjuntos adnominais e servem para designar algum elemento da frase. Não pode ser isolada por vírgulas, e restringe, identifica o substantivo ou pronome ao qual se refere. Exemplo: Você é um dos poucos alunos/ que eu conheço Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva Eles são um dos casais/ que falaram conosco ontem Suj. + VL + predicativo + O.S. Adjetiva Restritiva Os idosos que gostam de dançar/ se divertiram muito Suj. + O.S. Adjetiva Restritiva + VI + adj. Adv.

22 O. S. Adjetivas Explicativas: ao contrário das restritivas, são quase sempre isoladas por vírgulas. Servem para adicionar características ao ser que designam. Sua função é explicar, e funciona estruturalmente como um aposto explicativo. Exemplo: Meu tio, que era advogado, prestou serviços ao réu Sujeito + O.S. Adj. Explicat. + VTDI + OD + OI Eu, que não sou perfeito, já cometi alguns erros graves Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VTD + OD Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito Suj. + O.S. Adj. Explicat. + VI + Adj. Adv.

23 Orações Subordinadas Adverbiais (OSAdv.)
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais,temporais, locativas e modais.

24 Importante destacar que não basta memorizar uma lista de advérbios e uma lista de conectores (conjunções), mas sim observar os efeitos de sentido produzidos pelos advérbios e as relações construídas pelos conectores.

25 Tipos de Orações Subordinadas Adverbiais (OSAdv.)
1-Causal - indica a causa da consequência expressa na oração principal. Ex: Todos se opuseram a ele, porque não concordavam com suas ideias A cidade foi alagada porque o rio transbordou 2-Condicional - indica a condição para que a ação da oração principal aconteça. Se houvesse opiniões contrárias, o acordo seria desfeito Caso você não estude, ficará muito ansioso para a prova

26 Priscila chegou em casa quando amanheceu
3-Temporal - marca o momento em que a ação da oração principal acontece. Ex: Priscila chegou em casa quando amanheceu Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa 4-Proporcional - indica ações que acontecem proporcionalmente a algo expresso na oração principal. Quanto mais você fumar, mais grave ficará sua doença Quanto menos trabalho, menos vontade tenho de trabalhar

27 5-Final - indica a finalidade da ação expressa na oração principal
5-Final - indica a finalidade da ação expressa na oração principal. Ex: O pai sempre trabalhou para que os filhos estudassem Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor 6-Conformativa - indica que a ação da oração principal ocorre em conformidade com aquilo ali expresso. Os jogadores procederam segundo o técnico lhes ordenara Como eu havia te falado, a prova não estava fácil

28 Suas dívidas eram tantas que vivia nervoso
7-Consecutiva - indica a consequência da ação (causa) expressa na oração principal. Ex: Suas dívidas eram tantas que vivia nervoso Comecei o dia tão mal que não consegui me concentrar no trabalho 8-Concessiva - indica uma concessão (concede uma ideia oposta daquela expressa na oração principal). Embora a prova estivesse fácil, demorei bastante para terminar Mesmo tendo sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos

29 09- Modal - Indicam um modo expresso na oração principal
09- Modal - Indicam um modo expresso na oração principal. Ex: Chegou em casa sem fazer nenhum barulho A criança distraia-se com o desenho animado 10- Locativa - Indica um lugar que está expresso na oração principal. Quero visitar a escola onde estudei Você vai morar na casa onde há um belo jardim

30 11-Comparativa - estabelece comparação entre as duas orações (para evitar a repetição, é comum a omissão do verbo em uma delas). Ex: Ele sempre se comportou tal qual um cavalheiro Ele tem estudado como um obstinado (estuda)

31 Orações Reduzidas I. Reduzidas de Infinitivo Substantiva
Subjetivas: É necessário gostar de frutas e verduras. (que se goste de frutas e verduras.) Objetivas Diretas: O técnico assegurou serem seguras as máquinas. (que eram seguras as máquinas) Objetivas Indiretas: Gosto de ficar sozinho. (que eu fique sozinho) Predicativas: O melhor seria fazerem a viagem. (que fizessem a viagem) Completivas Nominais: Eu estou disposto a arriscar tudo. (que eu arrisque tudo) Apositivas: Ele nos fez um convite: comparecermos ao seu casamento. (que comparecêssemos ao seu casamento)

32 Adjetivas Restritiva: Ela foi a única a apreciar o show. (que apreciou o show) Explicativas: Aquele, a cantar no palco, é meu amigo. (que canta no palco)

33 Adverbiais Causal: Eu lamento por ter chegado atrasado. (porque cheguei atrasado) Temporal: Não podem ir embora sem cumprimentar o casal. (que cumprimentem o casal) Final: Fiz um empréstimo para comprar um carro. (para que compre um carro) Concessiva: Apesar de estar triste ela continua sorridente. (apesar de que esteja triste) Condicional: Se cumprirem a promessa eu cumpro a minha. (caso cumpram a promessa) Consecutiva: Ela se distraiu tanto a ponto de esquecer a discussão. (que esqueceu a discussão)

34 II. Reduzidas de Gerúndio
Adjetivas Restritiva: Gosto de crianças correndo pela casa. (que corram pela casa) Explicativas: Encontrei Maria, saindo de férias. (que saía de férias) Adverbiais Causal: Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. (porque não cumpriu a promessa) Temporal: Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. (quando faltavam alguns minutos para o final da prova) Concessiva: Mesmo estando doente, assisti aos jogos. (mesmo que estivesse doente) Condicional: Mentindo assim você ficará em uma situação difícil. (caso você minta assim)

35 III. Reduzidas de Particípio
Adjetivas Restritiva: Temos apenas um carro comprado com muito sacrifício. (que compramos com muito sacrifício) Explicativas: Fiquei surpresa com a casa, pintada de branco. (que pintaram de branco) Adverbiais Causal: Ferido na perna, ele não pode mais jogar. (porque se feriu na perna) Temporal: Concluído o jogo, o time foi descansar. (quando concluíram o jogo) Concessiva: Vencido o campeonato, permanecerão treinando. (mesmo que vençam o campeonato) Condicional: Excluídas as doações, como funcionaremos? (caso excluam as doações)


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