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ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

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Apresentação em tema: "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA"— Transcrição da apresentação:

1 ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ANA BÁRBARA ANA PAULA PAZ DANUZIA SAMPAIO KAMILLA PEIXINHO

2 APRESENTAÇÃO A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ENVOLVE DIVERSOS PROCESSOS, TANTO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUANTO DE CONHECIMENTO DOCENTE. O PRESENTE SEMINÁRIO BUSCA TRABALHAR COM A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E TRAZER ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO QUE CONTEMPLE TAIS ELEMENTOS.

3 “PARA TRABALHAR A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA COM OS ALUNOS, É NECESSÁRIO, PRIMEIRAMENTE, QUE O PROFESSOR DETENHA ESSE CONHECIMENTO” (ROMANO, 2007)

4 O ENSINO DA GEOGRAFIA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS;
A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS; REPRESENTAÇÃO ESPACIAL REQUER ORGANIZAÇÃO MENTAL ADEQUADA;

5 ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ENVOLVE A COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DOS SEGUINTES CONCEITOS: VISÃO VERTICAL E OBLIQUA; LATERALIDADE E ORIENTAÇÃO; PROPORÇÃO E NOÇÕES DE ESCALA E LEGENDA.

6 Um pouco mais sobre cartografia
Conceito: Arte de criar mapas geográficos ou topográficos; Principal ferramenta usada pela humanidade para ampliar os espaços territoriais e organizar sua ocupação; Seu uso é abrangente, servindo de suporte à diversas ciências e tecnologias, a cartografia constrói seu produto conforme as necessidades apresentadas e o entrega na forma de mapas

7 Um pouco mais sobre cartografia
A Cartografia deve assegurar que o mapa responda às seguintes questões: Espaciais: - Onde ocorre o fato - Qual a forma - Quais são as dimensões Temporal: - Quando ele ocorre Temático: - Qual o tipo de ocorrência

8 Um pouco mais sobre cartografia
Os mapas, são divididos em 3 tipos de documentos: topográficos; temáticos e especiais; Existem ainda outros conceitos que deve ser de conhecimento do professor das séries iniciais: ESCALA; PROJEÇÃO.

9 PCN E O ENSINO CARTOGRÁFICO
A abordagem de qualquer tema ou conteúdo no estudo do espaço geográfico deve sempre estar comprometida com o tempo presente como fundamento metodológico. O nível de aprofundamento pretendido nos estudos, ou no ensino desses fenômenos que caracterizam os lugares, exigirá o trabalho com as diferentes escalas de representações cartográficas, com a linguagem gráfica por meio da produção e leitura de mapas.

10 PCN E O ENSINO CARTOGRÁFICO
É interessante ensinar os alunos a realizar estudos analíticos de fenômenos em separado mediante os mapas temáticos, tais como: clima vegetação, solo, cultivos e agrícolas, densidade demográfica, indústrias e etc. Ao mesmo tempo, realizar analogias entre esses fenômenos e construir excelentes sínteses. A possibilidade de realizar associações entre esses fenômenos nos permitirá uma melhor caracterização dos espaços geográficos. Isso também pode garantir a explicação e a compreensão não somente dos lugares isolados e próximos

11 PCN E O ENSINO CARTOGRÁFICO
O objetivo do trabalho é desenvolver a capacidade de leitura, comunicação oral e representação simples do que está impresso nas imagens, desenhos, plantas, maquetes, entre outros. O aluno precisa apreender os elementos básicos da representação gráfica / cartográfica para que possa, efetivamente, ler o mapa.

12 ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

13 IMAGEM TRIDIMENSIONAL E IMAGEM BIDIMENSIONAL ALFABETO CARTOGRÁFICO:
VISÃO OBLÍQUA E VISÃO VERTICAL IMAGEM TRIDIMENSIONAL E IMAGEM BIDIMENSIONAL ALFABETO CARTOGRÁFICO: PONTO LINHA ÀREA COGNIÇÃO PROPORÇÃO ESCALA COSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LEGENDA LATERALIDADE REFERÊNCIAS ORIENTAÇÕES CARTOGRAFIA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO REPRESENTAÇÕES CARTOGRAFICAS DESMISTIFICAÇÃO DA CARTOGRAFIA -DESENHO-

14 CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

15 ( COGNIÇÃO, PERCEPÇÃO INDIVIDUAL E CRIATIVIDADE)
REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS CARTOGRAFIA MAPAS MENTAIS MAQUETES ( REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAL) CROQUIS (REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAL) MAPAS CARTAS PLANTAS RIGOR NA REPRESENTAÇÕES (SÍMBOLOS E CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS) MAIOR LIBERDADE NAS REPRESENTAÇÕES ( COGNIÇÃO, PERCEPÇÃO INDIVIDUAL E CRIATIVIDADE)

16 ENTENDIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE CONFECÇÃO
USUÁRIO: LOCALIZAÇÃO E ANÉLISE CORRELAÇÃOE SINTÉSE USUÁRIO: ENTENDIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE CONFECÇÃO ALUNO LEITOR CRÍTICO ALUNO MAPEADOR CONSCIENTE

17 LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO CARTOGRÁFICO
As informações no livro didático são verdadeiras fontes de conhecimento para o aluno. Ele não questiona. Os alunos têm o livro didático como fonte de maior informação, confiam no conteúdo contido neste material;portanto, é um aspecto a ser considerado tanto pelo autor quanto pelo professor que trabalha este recurso.

18 LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO CARTOGRÁFICO
O mundo dos mapas continua distante do aluno. O mundo próximo do aluno continua ignorado pelos mapas apresentados nas aulas de Geografia. Sem a aproximação desses dois quesitos não acontecerá aproximação entre o espaço geográfico da criança e o espaço geográfico apresentado no livro didático.

19 Dicas para utilizar a cartografia nas séries iniciais
Preocupar-se com o exercício da cartografia do cotidiano da própria escola, bairro e residência do educando; Introduzir o professorado das séries iniciais no contexto de uma formação sólida da linguagem da cartografia;

20 Atividades Propostas Alfabetização cartográfica e leitura de mapas
conceitos principais da cartografia, a redução (o conceito de escala) e projeção; Visualização cartográfica É uma nova forma de conceber a cartografia digital; Cartografia multimídia Baseia-se na combinação de mapas com outras formas de mídia, tais como, textos, figuras, vídeos, permitindo a sua integração e apresentações.

21 Atividades Propostas Descrição: Como é a nossa sala de aula?

22 Desenho: Desenhar a sala de aula e seus elementos(carteiras, quadro de giz,...);

23 Retrato: Simular tomadas de fotos, "de perto" e "de longe", com uma "máquina fotográfica" de caixa de sapato, ou outra qualquer; Maquete: Representar a sala de aula através de maquetes, utilizando sucata.

24 Conclusão Através dos estudos realizados podemos perceber que o ensino da geografia, principalmente a utilização da alfabetização cartográfica nos anos iniciais de escolarização, pode contribuir com o aprendizado da alfabetização dos alunos, pois possibilita os mesmos a aprender a ler o mundo. Portanto a utilização de processos metodológicos da geografia facilita que o aluno adquira o conhecimento e possa através deste estudar o seu espaço vivido, o lugar em que está e outros lugares que de certa forma estão interferindo na dinâmica das sociedade.

25 Referências ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação 15ª ed. São Paulo: Contexto CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação Geográfica: teoria e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006. INPE-8984-PUD/62.CAPÍTULO 10. ENSINANDO CARTOGRAFIA. Paulo César Gurgel de Albuquerque. INPE. São José dos Campos Disponível emmtc<m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/ /CAP10_PCGAlbuquerque.pdf >acessado em: 01/11/2010.


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