A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gil Vicente Notas sobre a vida e obra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gil Vicente Notas sobre a vida e obra."— Transcrição da apresentação:

1 Gil Vicente Notas sobre a vida e obra

2 Alguns documentos dão-no como, além de dramaturgo, ourives.
Breve biografia De Gil Vicente (1465?-1537?) pouco se sabe em concreto. Desconhece-se o local e a data exactos do nascimento e morte. Alguns documentos dão-no como, além de dramaturgo, ourives. Custódia de Belém atribuída a Gil Vicente.

3 Diz-se que nasceu na província (Guimarães), tendo- se fixado ainda cedo em Lisboa.
Na capital, a sua principal ocupação parece ter sido a de escrever e representar autos nas cortes do rei D. Manuel e do rei D. João III. De certo temos que no dia 8 de Junho de representou um monólogo à rainha D. Maria.

4 É justamente considerado o pai do teatro português.
Produziu mais de quarenta peças de teatro, chegando a publicar em vida algumas delas. As suas peças são constituídas por: Autos e Mistérios (obras de devoção), Farsas, Comédias e Tragicomédias.

5 Colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende com algumas composições poéticas.
Em 1562, o seu filho, Luís Vicente, publicou toda a sua obra com o título Compilaçam de todalas obras de Gil Vicente, a qual se reparte em cinco livros.

6 Gil Vicente, o escritor Gil Vicente é considerado um poeta-dramaturgo. Dramaturgo por ser criador de teatro; e poeta porque toda a sua obra é escrita em verso. Nas suas obras critica a sociedade do seu tempo, pondo a descoberto muitos dos vícios e hábitos das várias classes sociais. Por isso se considera a sua obra um espelho, porque reflecte fielmente a sociedade do século XVI.

7 Uma das características das obras de Gil Vicente é o recurso a personagens-tipo. As suas personagens não são individuais, mas representam sempre um grupo, uma classe social, uma profissão, e são a síntese dos defeitos e virtudes desses grupos.

8 Gil Vicente satirizava a sociedade sem atacar directamente qualquer pessoa em particular.
Na obra de Gil Vicente encontramos o princípio latino: “ ridendo castigat mores” (“é a rir que se castigam os costumes”). Assim, Gil Vicente, provocando o riso no público, denuncia os erros de cada classe social, procurando que o mesmo público reflicta sobre o seu riso.


Carregar ppt "Gil Vicente Notas sobre a vida e obra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google