A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geilson Rodrigues da silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geilson Rodrigues da silva"— Transcrição da apresentação:

1 Geilson Rodrigues da silva
Modelos atômicos Geilson Rodrigues da silva

2 O que é um modelo?

3 O que é um modelo? Um modelo pode ser definido como uma representação parcial de um objeto, evento, processo ou ideia, que é produzida com propósitos específicos como, por exemplo, facilitar a visualização; fundamentar elaboração e teste de novas ideias e possibilitar a elaboração de explicações e previsões sobre comportamentos e propriedades do sistema modelado. (Gilbert e Boulter, 1995)

4 Criando um modelo... John Dalton (1766 – 1844)
“Toda a matéria é formada por átomos, que não podem ser criados ou destruídos durante uma transformação química”. John Dalton (1766 – 1844)

5 Modelo atômico de Thomson
O modelo de Dalton tinha limitações quanto a natureza elétrica da matéria, portanto, com base nos experimentos dos raios catódicos, em 1897, o inglês J.J. Thomson elaborou seu modelo atômico que ficou conhecido como modelo “pudim de passas”.

6 Modelo atômico de Rutherford
Em 1911, o neozelandês Ernest Rutherford enuncia um novo modelo atômico, baseado no experimento de bombardeio da lâmina de ouro com raios alfa emitidos por polônio. O modelo de Rutherford ficou conhecido como modelo “sistema solar ou planetário” A região em que os elétrons giram em torno do núcleo se chama eletrosfera. O núcleo é positivo (contendo os prótons) e ocupa um volume vezes menor que o próprio átomo. Rutherford previu a existência de mais uma subpartícula neutra no núcleo e anos mais tarde (1932), Chadwick confirmou de fato essas partículas e as chamou de nêutrons. Ernest Rutherford (1871 – 1937)

7 A CONTRADIÇÃO NO MODELO DE RUTHERFORD

8 O modelo proposto por Niels Bohr em 1913
A energia total do elétron é constante quando este encontra-se em uma das órbitas permitidas, caracterizadas por números inteiros denominados números quânticos (n = 1, 2, 3...)

9 Modelo Onda Partícula Em 1924 De Broglie uma natureza dualística análoga àquela do fóton, dotado de um aspecto ondulatório e de um aspecto corpuscular interligados pelo quantum de ação.

10 Schrodinger Em físico austríaco Schrodinger estabeleceu uma abordagem ondulatória da Mecânica Quântica.

11 Possíveis Limitações do Software
Ausência do Experimento da Dupla Fenda; Ausência do Princípio da Incerteza;

12 Referências Bibliográficas
BROWN, T. L.; LEMAY, H. E; BURSTEN B.E. Química a Ciência Central. 9. Ed. São Paulo: Pearson Education 2009. GILBERT, J.K. e BOULTER, C.J. Stretching models too far. Annual Meeting of the American Educational Research Association. Anais...San Francisco, 1995


Carregar ppt "Geilson Rodrigues da silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google