A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Só depois de morrer é que o engenheiro italiano Pier Giorgio Perotto, o inventor do antepassado mais directo do computador pessoal, foi verdadeiramente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Só depois de morrer é que o engenheiro italiano Pier Giorgio Perotto, o inventor do antepassado mais directo do computador pessoal, foi verdadeiramente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Só depois de morrer é que o engenheiro italiano Pier Giorgio Perotto, o inventor do antepassado mais directo do computador pessoal, foi verdadeiramente reconhecido. Para ele, a Olivetti Programma 101, foi o primeiro computador pessoal. Para outros, foi uma avançada máquina de calcular programável, mas todos os peritos reconhecem que se tratou de um enorme salto na História. Para o senhor Perotto, a Olivetti Programma 101, foi o primeiro computador pessoal. Para outros, foi uma avançada máquina de calcular programável, mas todos os peritos reconhecem que se tratou de um enorme salto na História. Pier Giorgio Perotto, tinha sido reconhecido em Itália com o prémio Leonardo Da Vinci do Museu da Ciência e da Técnica de Milão.

3 Os Primórdios da Computação. Apesar dos computadores electrónicos terem efectivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo computar significa fazer cálculos, contar, efectuar operações aritméticas, computador seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema decimal e aos termos digital e digito. Para auxílio deste método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede.

4 Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

5 Internet originou-se da Arpanet, a primeira rede nacional de computadores criada em 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA para garantir a segurança em caso de acidente nas comunicações. Esta rede privada era destinada a interligar os computadores dos centros de pesquisa, universidades e instituições militares americanas, permitindo a partilha de recursos entre os pesquisadores que trabalhavam com projectos estratégico-militar. Em 1972 o governo americano decidiu mostrar o projecto pioneiro à sociedade, e a ideia expandiu-se entre as universidades americanas, interessadas em desenvolver trabalhos cooperativos. Para interligar os diferentes computadores dos centros de pesquisa, em 1980 a Internet adoptou o protocolo aberto TCP/IP para conectar sistemas heterogéneos, ampliando a dimensão da rede, que passou a falar com equipamentos de diferentes portes, como micros, workstations, mainframes e super computadores.

6 A Importância das Internet na sociedade. As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual. A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa. A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas. A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.

7 O futuro dos computadores vai impactar realmente muito na evolução da sociedade, nos nossos hábitos e principalmente no nosso trabalho. Profissões estão sendo extintas e isso via desempregar muita gente sem qualificação para assumir outros postos de trabalho, porém, novas profissões estão sendo criadas a cada momento sendo que o grande problema é a falta de qualificação, característica indispensável do sector de tecnologia que terá grande carência no Brasil em 2013, mas nossas universidades correm para ajustar-se a essa realidade. Uma realidade de país em desenvolvimento onde passa a fluir recursos que nunca tivemos em disponibilidade, hoje temos até internet sem fio de graça em vários pontos de algumas cidades como praças rodoviárias e até na praia etc.…

8 Actualmente muitas pessoas têm acesso à Internet em seus diferentes tipos de serviços. Só no Brasil segundo a revista Internet Guines são mais de 23 milhões de usuários e com tendência de aumentar, devido às vantagens principalmente comerciais existentes neste ambiente. O comércio electrónico é o meio pelo qual são realizadas as transacções comerciais em âmbito mundial através de computadores, celulares e outros equipamentos electrónicos. As transacções podem ser classificadas em transacções empresa-empresa, empresa-consumidor, consumidor, governo-consumidor, governo, numa infra-estrutura aberta de fácil acesso e baixo custo. Para evitar isso se procura segurança nas transacções para que informações não sejam utilizadas de maneira inadequada, para isso são utilizadas varias técnicas, mas a mais utilizada é a criptografia dos dados, que embaralham dados quando começam a ser enviados e desembaralham ao chegar ao destino correcto. Para a compra ou venda ser afectada com facilidade, é necessário ter recursos visuais que chamem a atenção dos internautas e também interactividade, funcionalidade e fácil navegação, lembrando sempre de divulgar a empresa.

9 A propaganda perde espaço para a publicidade quando se trata de internet. A diferença: propaganda é a divulgação patrocinada de um produto, enquanto publicidade é "o ato de tornar público". Por isso é que hoje em dia é tão importante para o site de uma empresa estar bem posicionado na pesquisa orgânica do Google! O pop-up é filho da propaganda e herdeiro dos comerciais de TV, que invadem a tela entre uma programação e outra. Essa é uma estratégia conhecida como "marketing de interrupção": funciona (ainda?) na televisão, mas na internet faz o usuário rapidamente usar o seu "controle remoto" chamado rato e mudar o rumo da sua navegação. No mundo virtual, sai de cena a via de mão única e entra o diálogo e a participação; e o marketing perde espaço para o contacto personalizado. Se você ainda mantém a ideia de que é preciso "martelar" a sua marca na cabeça do consumidor ou fazer uma campanha agressiva de persuasão, esqueça a internet.

10 A Universidade da Califórnia de Berkley implantou os protocolos TCP/IP no Sistema Operativo UNIX, possibilitando a integração de várias universidades à ARPANET. Nesta época, início da década de 80, redes de computadores de outros centros de pesquisa foram integrados à rede da ARPA. Em 1985, a entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou os super computadores do seu centro de pesquisa, a NSFNET, que no ano seguinte entrou para a ARPANET. Dois anos depois, em 1988, a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresas de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS). A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas académica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundo.

11 A história dos computadores têm início há aproximadamente 4000 a.C. desde que o homem descobriu que só com os dedos não dava para calcular, então foi criado o primeiro instrumento de cálculo. Era um aparelho simples feito de argila onde se escreviam números e que ajudava nos cálculos aos quais chamaram de Ábaco. Mais tarde o Ábaco era feito de madeira com pedras deslizantes e varetas, utilizado pelos mercadores para contar e calcular. Em termos aritméticos, as barras actuam como colunas que posicionam casas decimais: cada bola na barra das unidades vale um, na barra das dezenas vale dez e assim por diante. O ábaco era tão eficiente que logo se propagou por toda parte, e em alguns países é usado até hoje.

12 Quando acabou a segunda grande guerra começou a guerra - fria houve mais um desenvolvimento com a construção do Eniac. A importância do Eniac é que não era destinado a uma operação específica, mas podia ser usado de uma maneira geral. O Eniac tinha aproximadamente 18.000 válvulas, ocupava o espaço de uma sala e pesava cerca de 30 toneladas. O Eniac podia calcular a trajectória ou ângulo de uma bomba em 20 segundos consumindo 160 kW. Era constituído com válvulas electrónicas, eram grandes, caras e lentas e queimavam facilmente. Mesmo assim foi capaz de realizar 100.000 cálculos simples por segundo. Com o tempo foram mudando as dispendiosas válvulas pelos mais económicos e miniaturizáveis transístores. Assim foi possível diminuir o tamanho dos computadores e consumir menos energia, tornando-os economicamente mais acessíveis a pessoas e Instituições.

13 Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas electrónicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942 e 1951. Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.

14 Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substituída pelo transístor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transístor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J.Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e mais confiável. Os computadores da segunda geração á calculavam em micros segundos (milionésimos)

15 A terceira geração começa com a substituição dos transístores pela tecnologia de circuitos integrados - transístores e outros componentes electrónicos miniaturizados e montados num único chip -, que já calculava em nanossegundos (bilionésimos). O evento considerado precursor da terceira geração é o anúncio em 7 de Abril de 1964 da família criada por Gene Amdahl, chamada System/360, o IBM 360, com seis modelos básicos e várias opções de expansão que realizava mais de 2 milhões de adições por segundo e cerca de 500 mil multiplicações. Esse fato tornou seus antecessores totalmente obsoletos e possibilitou à IBM comercializar bem mais 30.000 sistemas

16 A quarta geração é localizada a partir do ano de 1970 ou 1971 até hoje - considerando a importância de uma maior escala de integração alcançada pelos CI's de LSI. Finalmente, a outra corrente usa o mesmo argumento da anterior, mas considerando que a miniaturização de fato com os VLSI's, definindo a quarta geração de 1975, com o advento dos microprocessadores e dos microcomputadores.

17 A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. O desenvolvimento da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing, e o próprio nome foi cunhado em 1956Seus principais idealiza dores foram os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky, entre outros.


Carregar ppt "Só depois de morrer é que o engenheiro italiano Pier Giorgio Perotto, o inventor do antepassado mais directo do computador pessoal, foi verdadeiramente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google