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escola FDE - entrega final -

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Apresentação em tema: "escola FDE - entrega final -"— Transcrição da apresentação:

1 escola FDE - entrega final -
Gabriela Suzuki | Lígia Locher | Marco Paulo | Paula Jansen | Sylvio Nogueira| Viviana Gonçalves

2 I. Reestruturação do processo de trabalho
Processo de trabalho como parte integrante e, portanto, indissociável do ato de projetar; Processo de trabalho tão importante quanto o produto apresentado; A partir da décima semana (pré-entrega): Reflexão individual acerca da metodologia de projeto; Identificação, em grupo, das falhas no processo projetual – não de seus agentes – e associação a propostas de aprimoramento; Retomada do processo de projeto a partir de levantamento em lista de todas as tarefas a serem executadas; Confecção de cronograma dia-a-dia; Divisão de tarefas a partir de grupos de interesse.

3 II. Apontamentos preliminares sobre o projeto
Pontos negativos: Area reduzida para implantação do centro cultural; Circulação caótica, repleta de desvios, talvez incapaz de dar vazão ao fluxo (passarela); Caminho a ser percorrido é muito longo; Entrada da escola pela rua Dona Alexandrina; Solução formal pobre: a escola é referencia urbana e, portanto, sua arquitetura não pode ser banal. Pontos positivos: Conforto acústico: não chegam às salas e à administração os ruídos oriundos do recreio; Divisão clara de funções; Iluminação natural em todos os ambientes; Insolação controlada: ambientes voltadas somente para as fachadas norte e sul; Possibilidade de interligação física direta entre biblioteca, centro cultural e area recreativa da escola FDE; Ventilação natural.

4 III. Redefinições projetuais
Superação dos pontos negativos: Não limitar ou prejudicar a implantação e as soluções do futuro centro cultural; Priorizar a circulação, sem possibilidades de grandes desvios; Remanejamento da entrada principal da escola, retirando-a da rua Dona Alexandrina; Refinamento da solução formal dada ao edificio: busca por referencias e exercicio do desenho. Manutenção dos pontos positivos: Manter conforto acústico garantido, a partir do distanciamento das salas de aula e da administração do recreio; Manter iluminação natural em todos os ambientes; Manter todos os ambientes voltados somente para as fachadas norte e sul; Manter premissa de ventilação natural.

5 IV. Retomada: intervenção na região central de São Carlos
Esquema 1. A quadra de intervenção e seu entorno imediato

6 IV. Retomada: intervenção na região central de São Carlos
Esquema 2. A implantação da escola FDE e do CC em parte dos dois terrenos

7 IV. Retomada: intervenção na região central de São Carlos
Esquema 3. A implantação da escola FDE e do CC em terrenos separados

8 V. Projeto escola FDE Novas soluções:
Implantação da escola FDE em terreno distinto do terreno do centro cultural; Circulação vertical bem definida que se distribui nos pavimentos, com percursos claros que dificultem grandes desvios; Entrada da escola pelo meio do quarteirão para um amplo patio, onde se localiza a biblioteca, uma area de estudos, a recepção da escola (secretaria) e o terraço jardim; Casamento entre soluções formais já estudadas pelo grupo com novas soluções encontradas em referencias. Manutenção das soluções passadas: Divisão clara de funções, de modo que o conforto acústico esteja garantido, a partir do distanciamento das salas de aula e da administração do recreio; Buscar manter iluminação natural em todos os ambientes; Manter todos os ambientes voltados somente para as fachadas norte e sul; Buscar manter premissa de ventilação natural.

9 Figura. O quarteirão e seu entorno
V. Projeto escola FDE Figura. O quarteirão e seu entorno

10 Figura. A escola e seu entorno imediato
V. Projeto escola FDE Figura. A escola e seu entorno imediato

11 V. Projeto escola FDE - implantação

12 V. Projeto escola FDE - implantação

13 V. Projeto escola FDE - plantas
Figura. Planta do pavimento subsolo

14 Figura. As setas indicam o sentido do vento no pavimento subsolo

15 Figura. Planta do pavimento terreo

16 Figura. As setas indicam o sentido do vento no pavimento terreo

17 Figura. Detalhe das janelas basculantes da sala de estudos

18 Figura. Detalhe do trilho das portas da sala de estudos

19 Figura. Planta do pavimento terreo com detalhamento da paisagem

20 Figura. Detalhe do terraço jardim

21 Figura. Planta do primeiro pavimento

22 Figura. As setas indicam o sentido do vento no primeiro pavimento

23 Figura. Planta do segundo pavimento

24 Figura. As setas indicam o sentido do vento no segundo pavimento

25 N Figura. Planta do segundo pavimento com detalhamento da paisagem na varanda

26 Figura. Planta da cobertura
30,0 m 7,4 m 13,0 m 28,1 m 7,4 m Telha metálica termoacústica ondulada 17 branca e telha de policarbonato refletiva transparente (Metalpoli) N Figura. Planta da cobertura

27 Figura. Detalhe da viga calha

28 V. Projeto escola FDE – fachadas e cortes
Figura. Fachada leste

29 Figura. Fachada oeste

30 Figura. Detalhe da fixação dos brises de madeira

31 Figura. Corte A

32 V. Projeto escola FDE – detalhes
Figura. A laje Pi ou duplo T usada para vencer os vãos da quadra

33 Figura. Os pilares e a viga pré-fabricada em balanço

34 Figura. Os pilares e a viga pré-fabricada em balanço

35 Figura. Figura. Esquema da estrutura

36 Figura. Esquema da estrutura

37 Figura. Fachada norte

38 Figura. Fachada sul

39 Figura. Detalhe da prateleira

40 Figura. Corte B

41 Figura. Perspectiva da escola e seu entorno imediato

42 Figura. Perspectiva da escola e seu entorno imediato

43 Figura. Vista a partir da estação de VLT

44 Figura. Vista a partir da rua Dona Alexandrina

45 Figura. Vista do interior da area recreativa

46 Figura. Vista do interior da area recreativa

47 Figura. Vista da area recreativa

48 Figura. Vista do terreo a partir do corredor de salas de aula

49 Figura. Vista do terraço jardim e da sala de estudos

50 Figura. Vista da quadra

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52 Figura. Vista do quarteirão


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