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Balanço – 2009 Planejamento e possibilidades - 2010.

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1 Balanço – 2009 Planejamento e possibilidades - 2010

2 Âmbito Global  Reconhecimento do projeto pelo Primeiro Prêmio Parceiros da Escola Integrada: O Lance é Transformar: jovens empreendedores e esportivo.  Atendimento à aproximadamente 200 alunos, divididos em nove turmas. Atividades: esportivas, educacionais, de empreendedorismo, recreativas e culturais.  Fortalecimento do setor esportivo e implantação dos setores culturais, educacional e de empreendedorismo.  Atividades externas: festival de papagaio, amistoso em Sabará.

3 Âmbito Global  Educação: fortalecimento do vínculo com a administração central da secretaria de educação, parceria com a Tela e o Texto.  Comunidade: fortalecimento do vínculo, reunião com os pais no início da parceria com a Escola Integrada, apoio no processo seletivo para o programa Oi Kabum, participação nas negociações para montagem da biblioteca comunitária, do tele centro e do espaço para atividades esportivas dentro da Vila Novo Ouro Preto, divulgação de vagas de emprego para o projeto conexão.  Inscrição no edital da Oi – Novo Brasis, não selecionado.

4 Cerimônia de Premiação: Primeiro Prêmio Parceiros da Escola Integrada 2009 Seleção Oi Kabum O Lance é Transformar - 2009 http://www.olanceetransformar.blogspot.com/ Blog administrado pelos alunos

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6 Setor Esportivo  Atividades extras realizadas: - amistoso Sabará; - gincana; - piscina; - recreação aquática; - discussão de filme com temática esportiva. Acompanhamento Pedagógico: - reuniões pedagógicas, - acompanhamento dos planos de aula; - garantia do tempo de planejamento dos estagiários.

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8 Setor Esportivo  Modalidades: iniciação esportiva, futsal, handebol, tênis, basquete, voleibol, atletismo, outros. Freqüência: duas aulas semanais. Duração: uma hora por aula. Quantidade de alunos: 20 a 25 alunos por turma. Quantidade de turmas: 10 turmas: - 4 turmas no turno da manhã; - 6 turmas no turno da tarde. Quantidade de estagiários de educação física: 5 (cinco), um por turma, atendendo a duas turmas por turno, em sistema de rodízio. Total de alunos: de 200 a 250 alunos. Proposta de realização do Torneio/festival de todas as Escolas Integradas

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10 Setor Educacional  Os alunos do turno da manhã organizaram diversos grupos de estudos para que um pudesse contribuir com o outro na matéria que tivesse dificuldade. Iniciativa dos próprios alunos. RESULTADO: PROJETO CARTAS QUE FALAM DESCRIÇÃOVALORUNIDADE Total de cartas1629unidades Período3,5meses Participantes67alunos Participação de aprox.30% A aluna premiada escreveu 610 cartas e se comunicou não só com os alunos e professores do projeto, mas também com alguns funcionários da Associação e com diversos integrantes da família.

11 Setor Educacional

12  Projeto de Cartas: - ampliação do público: funcionários, público externo, familiares, etc.; - ampliação do conteúdo: indicação de livros, lâminas do projeto “leitura para todos”, etc.  Trabalho com vídeos educacionais, em especial nos dias de chuva.  Suporte pedagógico extra Escola – fornecido todas as quintas feiras para os alunos com maior dificuldade pela pedagoga da brinquedoteca.  Fortalecimento da parceria com a Tela e o Texto, aplicação de teste diagnósticos de analfabetismo funcional.  Tentativa de montagem da biblioteca comunitária, tele centro e dos eventos comunitários.

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14 Setor Cultural  Disponibilidade de 20 vagas no grupo de percussão da Associação.  Inscritos: 21 alunos, sendo que desses no máximo dois estão freqüentes.  Sugestão: (1) caso se deseje ampliar o número de alunos na percussão podemos disponibilizar as vagas para outras crianças e jovens da Vila Novo Ouro Preto que não estão inseridas no programa da Escola Integrada; (2) tentar disponibilizar as vagas como uma conquista para os futuros alunos da turma de percussão, que deve iniciar os trabalhos em 2010.

15 Setor Cultural - Oficinas Artesanato: bijuterias; bordado; pintura; mosaico; utilização de materiais reciclados. Artes cênicas: teatro; circo. Percussão. Capoeira. Dança. Culinária. Caligrafia. Novas mídias / tecnologia.

16 Operacionalização Freqüência: duas aulas semanais. Duração: uma hora por aula. Quantidade de alunos: 20 a 25 alunos por turma. Quantidade de turmas: 10 turmas: - 4 turmas no turno da manhã, - 6 turmas no turno da tarde. Quantidade de professores/oficineiros: 5 (cinco), um por turma, especialidades diversificadas. Total de alunos: de 200 a 250 alunos. OBS: Os alunos escolherão três opções de oficinas e depois serão submetidos a um processo seletivo buscando o comprometimento dos mesmos e a participação em uma das oficinas escolhidas.

17 Diferencial O foco de todas as oficinas culturais será a produção de “produtos / serviços” para que os alunos se iniciem no mercado cultural. Além de proporcionar valores diversificados para combate de alguns problemas sociais. Sendo que os alunos de 13 a 18 anos (de 80 a 100 alunos aproximadamente) terão além das aulas práticas contato com conhecimentos administrativos com o intuito de montarem uma “empresa” com os diversos produtos / serviços. Nessa oportunidade eles aprenderão a controlar os estoques, realizar cotações, calcular preço, gerenciar a produção, comercializar etc. Para tanto, estes alunos serão divididos em grupo de forma a montar os diversos setores da “empresa”: comercial, financeiro, comunicação, etc.

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19 Empreendedorismo e Temas Transversais  Causos do ECA;  Festival de Papagaio;  Blog;  Grupo de estudos;  Encaminhamento para o processo seletivo do Projeto Conexão;  Discussão de questões sociais (roubo, ameaça de morte, caso de extorsão, outros). Maior dificuldade: afastamento da turma 12, falta de infra- estrutura.

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21 Setor Empreendedorismo Operacionalização:  Adolescentes: - técnicas administrativas (formatação do produtos, promoções de exposição e/ou venda, cálculo de preço, definição de públicos alvo, divulgação, outros.) - Ações de integração com o Mercado de Trabalho (carteira de trabalho, montagem de currículo, entrevistas de emprego etc.)  Crianças: - temas transversais e sociais (meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, etc.); - apresentações; - montagem de diversos produtos culturais.

22  Todos: - projeto excursão na Vila Novo Ouro Preto (Auto Estima & Meio Ambiente); - ações conjuntas com as lideranças comunitárias, famílias, CRAS. - torneio esportivo cultural - organização.  Método; - grupos menores com aulas intercaladas às oficinas culturais. - dias de palestra e/ou ações externas, todos os alunos. - carta de recomendação com processo seletivo, visando auxílio para o mercado de trabalho, convite para empresários. Setor Empreendedorismo

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24 Aspectos Sociais  Acompanhamento de 10 casos especiais em conjunto com o CRAS: - 3 suspeitas de abuso sexual; - 1 suspeita de violência doméstica; - 1 pequenas violações (confirmado); - 1 violência doméstica e trabalho forçado (confirmado); - 4 comportamento alterado, agressividade. CRAS encaminhou 24 relato de famílias. Atuação conjunta na divulgação do processo seletivo OI Kabum, projeto Conexão e no caso de extorsão entre os alunos do projeto.

25 Possibilidades Assistência Social  Processo de comodato de equipamentos do CRAS da Vila Novo Ouro Preto que ainda se encontra desvinculado do território (situação já conversada com a comunidade): - tele centro com 12 computadores e um monitor; - Baú da Leitura – kit de livros disponibilizados periodicamente.  Cadastramento na Assistência Social: - possibilidade imediata (Pró – Jovem, Socialização); - outros (fundação de cultura, demais programas, etc.) Parceria com CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).

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27 Responsabilidades da Escola Municipal Dom Orione  Professores / Oficineiros culturais: - especialidades diversificadas de forma a atender as oficinas propostas; - um profissional por turma, ou grupo de alunos (20 a 25 alunos); - carga horária: duas vezes por semana (terça e quinta), sendo duas horas em cada turno de forma que cada professor consiga atender a duas turmas em sistema de rodízio.  Fornecimento de todo material necessário para a execução das atividades.  Locomoção dos alunos da escola para a Associação e vice –versa.

28 Responsabilidades da APCEF/MG  Encaminhamento/seleção dos alunos de acordo com os interesses e compromissos assumidos pelos mesmos e de acordo com oferta das oficinas.  Gerenciamento das oficinas culturais (em conjunto com a coordenação da Escola Integrada) e integração das mesmas por meio das oficinas de empreendedorismo -administrativa.  Gerenciamento e coordenação pedagógica das oficinas esportivas (em conjunto com a coordenação da Escola Integrada) conforme já funcionou no ano de 2009.  Espaço Físico para realizar as atividades (definir locais).

29 Setor Administrativo  Comunicação: - montagem do pré-book; - encaminhamento de informações (seis e-mails com anexos detalhados); - release encaminhado para Denise Alencar da Fenae Corretora; - relacionamento com os diversos elos da rede social. Escrita dos editais (Parceiros da Escola Integrada, Oi Novo Brasis, Causos do ECA). Captação de novas possibilidades (Educação / Assistência Social).

30 Demandas Futuras  Comunicação (site, blog, maior freqüência).  Gerenciamento dos parceiros: - Escola Integrada (nível central – secretária de educação e na Escola Municipal Dom Orione); - CRAS da Vila Novo Ouro Preto (com o acompanhamento dos casos especiais); - Outros.  Captação de novas parcerias, recursos, etc. buscando sustentabilidade e ampliação.  Escrita do projeto em novos prêmios e editais.  Relacionamento com as lideranças comunitárias e com a comunidade.  Possível controle dos projetos via Assistência Social.  Administração das novas ações: educacional, cultural, empreendedorismo, biblioteca e Tele Centro.  Outros

31 Dificuldades - Imprevistos  Esportivo: - cancelamento de salva-vidas; - quadras em manutenção, campo de futebol society (informação);  Empreendedorismo: - falta de material (linha de papagaio) para o Festival; - não recebimento do recado informando sobre o fechamento do Parque Ecológico no dia do Festival.  Comunicação: - informação errada no APCEF informa.

32  Editais: - arquivamento do ofício do projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (informação); - falta de documentação para o Edital do Criança Esperança. Gerais: - datas de fechamento do clube; - preparação dos espaços. Dificuldades - Imprevistos


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