A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política."— Transcrição da apresentação:

1 VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política pública as Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular.

2 As atividades de Complementação Curricular e visam a investigação do conhecimento produzido historicamente, envolvendo professor, aluno e comunidade, bem como a socialização do conhecimento construído nas várias instâncias de divulgação, como exemplo o Fera Com Ciência.

3 Conforme instrução no 017/08 SUED/SEED o Programa Viva a Escola contempla:
17 atividades relativas aos possíveis recortes do conteúdo disciplinar, previstos no Projeto Político Pedagógico da escola que estão distribuídas e organizadas em quatro núcleos de conhecimento a saber.

4 Núcleos de Conhecimento
- Expressivo Corporal; - Científico Cultural; - Apoio à Aprendizagem; - Integração Comunidade e Escola.

5 Núcleo Expressivo Corporal:
- Esportes; - Brinquedos e Brincadeiras; - Ginásticas; - Lutas; - Jogos; - Teatros; - Danças.

6 Núcleo Científico Cultural:
- História e memória; - Cultura regional; - Atividades literárias; - Artes visuais;

7 Núcleo Apoio e Aprendizagem:
- CELEM; - Sala de apoio aprendizagem; - Ciclo básico de alfabetização; - Sala de recursos; - Sala de apoio da Educação Escolar Indígena.

8 Núcleo Integração Comunidade e Escola:
- Fórum de estudos e discussões; - Preparatório para o vestibular.

9 OBJETIVOS: Dar condições para que os profissionais da educação, os alunos da Rede Pública Estadual e a comunidade escolar, desenvolvam diferentes atividades pedagógicas no estabelecimento de ensino ao qual estão vinculados, além do turno escolar.

10 - Viabilizar o acesso, permanência e participação dos alunos;
- Possibilitar maior integração na comunidade escolar (colegas, professores e comunidade).

11 Quanto as Atividades: As atividades Pedagógicas deverão:
- Estar em consonância com as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná:

12 - Contemplar a educação étnico-racial para o ensino da História e cultura Afro-brasileira e Africana;

13 - A educação nas escolas do Campo; - Educação indígena.

14 - Ocorrer no contra-turno;
- “Poderão” ser desenvolvidas em outros locais públicos: - Municipal; - Estadual ; - Federal.

15 OBS: Desde que não ofereçam riscos a integridade física e moral do educandos.

16 - Ser submetida a avaliação e aprovação do conselho escolar lavrada em Ata;
-Inscrita no portal dia-a-dia Educação pela direção da escola.

17 Login: RG Senha: a mesma do e-mail do expresso
Tela do Sistema Online do Programa Viva a Escola para acesso dos técnicos do NRE, direção e equipe pedagógica das escolas Login: RG Senha: a mesma do do expresso

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27 INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA
- O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde que a escola tenha estrutura para atendê-los; OBS: O número de participantes em cada uma das propostas não poderá sofrer redução, conforme instrução com o mínio de 20 participantes.

28

29

30

31

32

33

34

35

36 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O plano de trabalho docente será elaborado semestralmente pelo professor da atividade com acompanhamento da equipe pedagógica da escola, e assessorado pela equipe pedagógica do NRE.

37 PLANO DE TRABALHO DOCENTE:
O plano de trabalho docente poderá sofrer adequação e atualização no decorrer do semestre conforme necessidade;

38 PLANO DE TRABALHO DOCENTE:
O plano de trabalho docente poderá sofrer adequação no decorrer do ano conforme necessidade;

39 PLANO DE TRABALHO DOCENTE:
O Plano de Trabalho Docente terá o mesmo formato indicado pelos textos da semana pedagógica de Fevereiro de 2009, encaminhado pelo CGE.

40 Registro e Freqüência na Escola:
- A frequência dos alunos participantes se dará em livro registro de classe, para que se tenha o controle da sua participação e o registro das atividades envolvidas; OBS: Na atividade preparatório para o Vestibular e Fórum de Estudos e discussões os participantes da comunidade serão registrados no campo de Observação do Livro Registro de Classe.

41 MATRÍCULA SERE) - A participação do aluno inscrito nas atividades será registradas no SERE; - O SERE fará uma instrução específica para o registro dos alunos;

42 Registro e Freqüência - (SERE)
- O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas atividades; - O aluno que tiver mais de 25% de falta na atividade será considerado desistente. E não terá registro da participação no seu histórico escolar.

43 Registro e Freqüência - (SERE)
- O professor suprido na atividade a partir do dia e que não tenha dado inicio as atividades, deverá fazer reposição das aulas do programa que estiverem em atraso. - O professor que tenha sido suprido após o início das atividades, fará o registro destas aulas registrando-as como aulas previstas e não dadas. Não havendo necessidade de fazer a reposição das mesmas.

44 Registro e acompanhamento da Equipe Pedagógica do NRE
- Compete a equipe pedagógica do NRE o acompanhamento das atividades, de cada escola, pelo sistema online; - Deverá se necessário ocorrer a verificação da atividade na escola - Compete ao NRE a avaliação de cada etapa do processo de ocorrência das atividades enviado ao CIAC/DPPE/SEED;

45 Equipe Pedagógica do NRE
- No final do primeiro semestre/2009 ocorrerá uma avaliação referente ao desenvolvimento das atividades, caberá a equipe do NRE preencher os pareceres online, DECIDINDO quanto a permanência ou cancelamento das atividades.

46 Equipe Pedagógica do NRE
- Nas atividades de parecer de não continuidade, o Chefe do NRE deverá enviar ofício protocolado à DPPE-CIAC, solicitando o cancelamento da demanda, de acordo com o item 17.4 da Instrução no 017/08 – SUED/SEED.

47

48

49

50

51

52

53

54 Login: RG do Diretor Senha: a mesma do e-mail do expresso
Tela do Sistema Online do Programa Viva a Escola para acesso das ESCOLAS Login: RG do Diretor Senha: a mesma do do expresso

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66 Registro e acompanhamento da Equipe Pedagógica da Escola:
- Compete a equipe pedagógica da escola acompanhar o desenvolvimento das atividades; - O acompanhamento da equipe pedagógica será feito online, em campos de preenchimentos obrigatórios.

67 CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O FUNCIONAMENTO D PROGRAMA VIVA A ESCOLA

68 - PTD (Plano de Trabalho Docente) - Inserção de alunos no sistema; -Atualização do cadastro dos novos diretores e professores que assumiram o programa; - Mudança de turno; - Merenda escolar; - Fundo Rotativo - Aplicação dos recursos; - Capacitações;


Carregar ppt "VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google