A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Agrícola Redes – Montagem de cabos UTP/RJ-45 “José Bonifácio”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Agrícola Redes – Montagem de cabos UTP/RJ-45 “José Bonifácio”"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Agrícola Redes – Montagem de cabos UTP/RJ-45 “José Bonifácio”
Prof. Carlos Eduardo Caraski

2 Introdução Para montar cabos de rede com par trançado e conectores RJ-45, é preciso utilizar um alicate apropriado, como o que vemos na figura a seguir. Este alicate é encontrado em lojas especializadas em acessórios para redes, e é normalmente chamado de alicate crimpador. Tome cuidado, pois existe um modelo que é usado para conectores RJ-11, que têm 4 contatos e são usados para conexões telefônicas. Peça um alicate crimpador para conectores RJ-45, de 8 contatos, próprios para redes.

3

4 Este alicate possui duas lâminas e uma fenda para o conector
Este alicate possui duas lâminas e uma fenda para o conector. A lâmina indicada com (1) é usada para cortar o fio. A lâmina 2 serve para desencapar a extremidade do cabo, deixando os quatro pares expostos. A fenda central serve para prender o cabo no conector.

5 São as seguintes as etapas da montagem do cabo:
Use a lâmina (1) para cortar o cabo no tamanho necessário. Desencapando a cobertura externa e expondo os quatro pares do cabo.

6 3 Use a lâmina (2) para desencapar o cabo, retirando cerca de 2 cm da capa plástica. É preciso alguma prática para fazer a operação corretamente. A lâmina deve cortar superficialmente a capa plástica, porém sem atingir os fios. Depois de fazer um leve corte, puxe o cabo para que a parte plástica seja retirada.

7 Você identificará quatro pares de fios:
Procure separar os pares na ordem in. O par laranja / branco-laranja deverá ser desmembrado. O fio branco-laranja ficará depois do par verde/branco-verde. Depois virá o par azul/branco-azul. Depois virá o fio laranja, e finalmente o par marrom/branco-marrom. Desenrole agora os pares e coloque os fios na seguinte ordem que deseja crimpar.

8 Depois de ter desenrolado os fios e definido a forma de conectorização:
Coloque os fios na forma correta. 1) Use a lâmina (1) do alicate para aparar as extremidades dos 8 fios, de modo que fiquem todos com o mesmo comprimento. O comprimento total da parte desencapada deverá ser de cerca de 1,5 cm.

9 2) Introduza cuidadosamente os 8 fios dentro do conector RJ-45 como mostra a figura . Cada um dos oito fios deve entrar totalmente no conector o ponto até onde deve chegar a capa plástica externa do cabo. Depois de fazer o encaixe, confira se os 8 fios estão na ordem correta.

10 3) Agora falta apenas “crimpar” o conector
3) Agora falta apenas “crimpar” o conector. Introduza o conector na fenda apropriada(3) existente no alicate e aperte-o. Nesta operação duas coisas acontecerão. Os oito contatos metálicos existente no conector irão “morder” os fios correspondentes, fazendo os contatos elétricos. Ao mesmo tempo, uma parte do conector irá prender com força a parte do cabo que está com a capa plástica externa. O cabo ficará definitivamente fixo no conector. Finalmente use o testador de cabos para verificar se o mesmo está em perfeitas condições.

11 Esteja preparado, pois a experiência mostra que para chegar à perfeição é preciso muita prática, e até lá é comum estragar muitos conectores. Para minimizar os estragos, faça a crimpagem apenas quando perceber que os oito fios chegaram até o final do conector. Não fixe o conector se perceber que alguns fios estão parcialmente encaixados, como mostra a figura. Se isso acontecer, tente empurrar mais os fios para que encaixem até o fim. Se não conseguir, retire o cabo do conector, realinhe os oito fios e faça o encaixe novamente.

12 Prática O Padrão de Montagem do Cabo 568a:
Este padrão de Cabo é destinado a Tráfego de DADOS pela rede. A Montagem deve ser feita seguindo a seguinte característica: Da esquerda para a direita, com o conector RJ 45 com a trava voltada para baixo.

13 Seqüência BRANCO/VERDE VERDE BRANCO/LARANJA AZUL BRANCO/AZUL LARANJA
BRANCO/MARROM MARROM

14

15 O Padrão de Montagem do Cabo 568b:
Este padrão de Cabo é destinado a Tráfego de DADOS e VOZ pela rede. A Montagem deve ser feita seguindo a seguinte característica: Da esquerda para a direita, com o conector RJ 45 com a trava voltada para baixo.

16 Seqüência BRANCO/LARANJA LARANJA BRANCO/VERDE AZUL BRANCO/AZUL VERDE
BRANCO/MARROM MARROM

17

18 O Padrão de Montagem do Cabo Crossover:
A finalidade do Cabo Crossover é a ligação de micros de forma direta, dispensando o uso do Hub/Swtich. Com o uso de 2 placas de rede pode-se colocar o micro se comunicando com outro de forma direta.

19 Sua montagem segue os 2 padrões apresentados anteriormente.
Em uma das pontas do cabo você deve utilizar o padrão 568a - enquanto a outra ponta do cabo deve ser montada no padrão568b.

20 A montagem deste cabeamento deve utilizar-se de Cabos de Par Trançado UTP Cat 5. Observe que os contatos devem ser feitos corretamente e com o cuidado - auxiliado pelo Alicate de Crimper.


Carregar ppt "Colégio Agrícola Redes – Montagem de cabos UTP/RJ-45 “José Bonifácio”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google