A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho, alienação e consumo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho, alienação e consumo"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho, alienação e consumo
Considerações e principais conceitos a partir do capítulo 6 do livro Filosofando

2 A palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. O trabalho está associado à transformação da natureza em produtos ou serviços.O trabalho visto historicamente como tortura,fardo.

3 Humanização através do trabalho
O ser humano se faz por meio do trabalho, adquire experiência e desenvolve habilidades.

4 O trabalho em cada época recebe um significado pela classe que o controla

5 O trabalho nas comunidades primitivas
Na teoria marxista as comunidades que viviam sob esse modo de produção caracterizavam-se por uma economia coletora e caçadora e pela inexistência de classes sociais. Não existia a propriedade privada dos meios de produção. O que era produzido era igualmente dividido entre os membros da comunidade

6 Evolução do trabalho no tempo

7 Jean Jacques Rousseau Afirma que uma das causas das desigualdades sociais, surgiram na história a partir do surgimento da propriedade privada.

8 Karl Marx: o trabalhador e o produto do trabalho
O trabalhador perde mais do que ganha, já que produz para outro: a posse do produto lhe escapa.

9 Alienação: origem e significado
Do latim, alienare, afastar; alienus, que pertence a um outro; alius, outro. Portanto, alienar, é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu.

10 O conceito de fetichismo da mercadoria para Karl Marx
É o processo pelo qual a mercadoria, um ser inanimado, adquire "vida" porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso, e passam a determinar as relações humanas, ao contrário do que deveria acontecer.

11 O conceito de reificação para Marx
É a transformação dos seres humanos em coisas. A "humanização" da mercadoria, leva à desumanização da pessoa, à sua coisificação, o indivíduo é transformado em mercadoria.

12 Michel Foucault A era do olhar: a disciplina (Vigiar e punir, Microfisica do Poder, História da Loucura). Severos regulamentos: Naõ falar alto, não dizer palavrões, não cantar, regras de horários, multas, advertências, punições.

13 Racionalização do trabalho no século XX
Taylorismo Fordismo Toyotismo

14 PRODUÇÃO EM MASSA: O MODELO FORDISTA-TAYLORISTA
  Na Segunda Revolução Industrial houve a introdução de outras tecnologias para otimizar a produção de energia sem ser a vapor - a eletricidade e o petróleo. Com essas inovações tecnológicas, algumas indústrias subverteram o modo de produção tradicional agregada ao pensamento do engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor.

15 Fordismo Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa.  projetando um sistema baseado numa linha de montagem.

16 Toyotismo Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema flexível de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência no sistema produtivo. Automoção, robótica e microeletrônica

17

18 Tendências do mundo do trabalho

19 Com o fim do binômio taylorismo/fordismo, ocorre uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual,estável e especializado, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, Aumento do novo proletariado fabril e de serviços, em escala mundial, na forma do trabalho precarizado. São os terceirizados, subcontratados, part-time.

20 Aumento significativo do trabalho feminino, que atinge mais de 40% da força de trabalho em diversos países Aumento do número de assalariados médios no“setor de serviços Expansão do trabalho em domicílio, permitida pela desconcentração do processo produtivo, Ênfase na laborabilidade, em detrimento da empregabilidade na formação dos indivíduos.

21 Desaparecimento de alguns postos de trabalho
Enxugamento de pessoal, trabalhadores eventuais e terceirização Flexibilização das relações de trabalho Novas competências: Espírito de equipe Responsabilidade Autonomia Iniciativa Capacidade de comunicação Flexibilidade

22 Consumo e consumismo Uma sociedade de Consumo O consumo consciente:sustentabilidade,direitos humanos O consumo alienado: posse de bens, consumismo, modismo, descartaveis, superfluos.

23 A crítica ao consumismo da Escola de Frankfurt
A técnica aplicada ao trabalho tem provocado a alienação do trabalhador e o esgotamento dos recursos naturais. A exaltação do progresso não tem respeitado o desenvolvimento sustentável.

24 A doença da razão instrumental
O filósofo Max Horkheimer nos indica que a razão instrumental na modernidade possui, segundo suas palavras, uma doença: "A doença da razão está no fato de que ela nasceu da necessidade humana de dominar a natureza."

25 Herbert Marcuse e o conceito de unidimensionalidade
A perda da dimensão crítica, pela qual o trabalhador não percebe a exploração de que é vítima.


Carregar ppt "Trabalho, alienação e consumo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google