A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a sociologia
Prof. João Freitas Colégio Anglo 2015

2 QUAL O OBJETIVO? OU FINALIDADE DE SE ESTUDAR A SOCIOLOGIA??

3 5 CONCEITO BÁSICO PARA DAR INÍCIO AO ESTUDO
-> Antropologia -> Fatos Sociais -> Coerção Social -> Instituições Sociais -> Alienação / Transgressão “Sociedade é um agrupamento de pessoas que formam uma coletividade, uma comunidade, ou seja, é um conjunto de indivíduos que vivem num determinado momento e num determinado lugar, que seguem as mesmas normas e têm valores semelhantes”

4 Quando analisamos o agrupamento de pessoas em seus detalhes (costumes, crenças, modo de vida, etc...) Temos um estudo voltado para Antropologia. Do ponto de vista biológico: Todos somos iguais (mesma espécie e raça) Ponto de VISTA Antropológico: Cada grupo tem suas características e as suas particularidades. Identidade: Mesma cultura Alteridade: Culturas diferentes

5 CONCEITO DE ANTROPOLOGIA
A antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico, geralmente a antropologia é organizada em áreas especializadas com o objetivo de estudar detalhadamente os aspectos culturais do ser humano, por isso, ela divide-se em: Antropologia física ou biológica – estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem; Antropologia social – estuda as organizações sociais e políticas, instituições sociais, parentescos e etc. Antropologia cultural – estuda os sistemas simbólicos, religiões, comportamentos e etc.

6 FATO SOCIAL / COERÇÃO SOCIAL
É tudo aquilo que exerce uma força de coerção social sobre os indivíduos. É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. São os modos de pensar, sentir e agir que a pessoa encontra preestabelecidos e cuja mudança se faz muito lentamente e com dificuldade. Coerção Social > Aquilo que é imposto como forma de obrigação. Toda coerção social é regida por INSTITUIÇÕES SOCIAIS.

7 Tipos de Instituições Sociais
A instituição familiar (socialização); A instituição educativa (assistemática e sistemática); A instituição financeira (trocas de bens e serviços); A instituição religiosa (relativa à crença); A instituição política (Estado, organização do poder). A PROPRIEDADE PRIVADA

8 Uma forma comum de coerção religiosa é o dogmatismo.
O historiador das ideias eclesiológicas Jean-Yves Congar, dominicano, considera a maior revolução acontecida na Igreja, onde uma Igreja-comunidade passou a ser uma instituição-sociedade monárquica e absolutista, organizada de forma piramidal e que vem até os dias atuais.

9 Portanto, os Fatos Sociais podem ser caracterizado em : - Coercitividade: ( Molda as atitudes e pensamentos) - Exterioridade: ( Já tem existência própria, como os costumes.) Os fatos sociais passam a impressão de que os indivíduos estão sempre sendo obrigados a respeitar um padrão de comportamento, etc.. Sem que haja a possibilidade de discordar. Porém isso não é verdade. TRASNGRESSÃO: Recusa a aceitar as coerções mas de forma consciente, a fim de querer muda-las. (assume os riscos) Revoluções sociais. ALIENAÇÃO: Quando não aceitamos as formas coercivas das instituições e agimos sem refletir sobre as consequências no coletivo.

10 ORIGEM DO TERMO SOCIOLOGIA OU “FÍSICA SOCIAL”
A sociologia se originou da Filosofia e Augusto Comte(1798 – 1897) a sistematizou como ciência e usou o termo, bem como escreveu a primeira obra importante Cours de Philosophie Positive. Ela se enquadra num contexto europeu onde a sociedade científica sobrepunha os conceitos religiosos e divinos. O conhecimento é muito mais racional e empirico (exige provas concretas) Existia dentro das ciências exatas, a Matemática, a Química, a Física, cosmologia, etc … Mas não existia uma ciências que estudasse o COMPORTAMENTO SOCIAL.

11 Contexto europeu do século XIX E XX
Movimentos iluministas (linha mais liberal e controversa -> Voltaire, Rousseau, Montesquieu Expansão Comercial que iniciou-se com o Renascimento na Itália. Colonização (exploração de países subdesenvolvidos) -> importante marco para o estudo antropológico de outras raças e culturas mais selvagens. Enriquecimento da classe comercial / burguesa Contestação do ABSOLUTISMO como forma de governo (sociólogos, filósofos, antropólogos, questionam o poder do rei e a legislação cristã).

12 Linha cronológica e acontecimentos marcantes
Movimento Romântico e o Nacionalismo Revoluções Burguesas: 1-) FRANCESA ) 1848 (frança e alemanha) Independência dos EUA Independência brasileira e dos outros países da Américas Latina Surge os princípios do liberalismo econômico e dos direitos civis

13 Revolução Industrial (Produção mais racional)
Portanto o surgimento da Sociologia vem ao encontro das transformações da sociedade européia. Surge para justificar e procurar soluções. Ela é bem parecida com as outras ciências, porém, vai voltar seu olhar para um estudo mais BIOLÓGICO. QUAIS TRANSFORMAÇÕES ERAM ESSAS??? 01-) ECONÔMICA: Crescimento demográfico Exodo Rural - Novas relações sociais das cidades fabris. Revolução Industrial (Produção mais racional) Logística -> divisão do trabalho -> divisão das classes. Propriedade privada = desigualdades = desordem social!

14 Portanto a SOCIOLOGIA tem como função buscar a ORDEM SOCIAL
02-) REVOLUÇÃO FRANCESA Ideais iluministas (igualdade, fraternidade e ordem) fundir o republicanismo romano com a democracia grega. O Estado é quem define estado social de bem estar coletivo. Leis jurídicas, divisão dos poderes, liberalismo econômico (não intervenção do Estado) Imperialismo da cultura eurocêntrica (racista e darwinismo social) Portanto a SOCIOLOGIA tem como função buscar a ORDEM SOCIAL


Carregar ppt "Introdução a sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google