A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quem sou eu? Catequese 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quem sou eu? Catequese 2."— Transcrição da apresentação:

1 Quem sou eu? Catequese 2

2 E Vós, quem dizeis que eu sou?

3 E Vós, quem dizeis que eu sou?
Rei… Profeta! Acolhedor Vamos conhecer uma resposta na Bíblia…

4 “Jesus partiu com os seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, fez aos seus discípulos esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Disseram-lhe « João Batista; outros, Elias e outros, que és um dos profetas.»  Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias.» Ordenou-lhes então, que não dissessem a ninguém.” (Mc 8, 27-29)

5 JESUS Cristo Cristo vem da tradução grega do termo hebraico “Messias”, que quer dizer “Ungido”. Primeiro era um título dado ao rei, porque era ungido com azeite, quando era eleito, como sinal da força de Deus para cumprir a missão a que era chamado. Ele era o Enviado de Deus, tão esperado, que viria para salvar o seu povo, deveria ter a força do Espírito Santo, para exercer a sua missão de rei, sacerdote e profeta. Provem de um termo que quer dizer, em hebraico, “Deus salva”. No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão e sua herança profética, (cf. Lc 1,31).

6 Senhor Filho único de Deus
O Novo testamento emprega este título (em hebraico lahveh, em grego “Kyrios” e em português “Senhor”) para Deus Pai e usa-o, ao mesmo tempo para Jesus, reconhecendo assim a sua condição divina. O título “Senhor” pode indicar respeito, entrega e confiança. Por isso, depois da ressureição, era assim que os cristãos exprimiam a sua fé e adoração: “Meus senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28) (cf CIC 446 ss) Filho único de Deus Já no Antigo Testamento se anunciava que o Messias haveria de ser chamado Filho de Deus. Porém isso não significava que fosse mais do que um ser humano. Pedro, não obstante, diz: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!”. A resposta que Jesus lhe dá é reveladora pois para Ele essa afirmação não era uma descoberta humana mas uma revelação do Pai.

7 Pessoas que deram a mesma resposta de Pedro…

8 FIM


Carregar ppt "Quem sou eu? Catequese 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google