A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo jogou bem Paulo jogou muito bem A maioria modifica o verbo - (acrescentando uma circunstância), os de intensidade é que podem modificar adjetivos e advérbios. LOCUÇÃO ADVERBIAL Normalmente expressa por preposição + substantivo, com valor e emprego de advérbio. EX: sem jeito, às pressas, de graça, com carinho, com jeito...

2 CLASSIFICAÇÃO DOS ADVÉRBIOS
De acordo com as circunstâncias ou a idéia acessória que exprimem, podem ser: De afirmação: sim, deveras, incontestavelmente, realmente, efetivamente; De dúvida: talvez, acaso, porventura, certamente, provavelmente, decerto; De intensidade: muito, pouco, bastante, mais, menos, tão, meio, todo, completamente, bem, mal, quase, como (ex: como comem!)...; De lugar: abaixo, acima, lá, ali, aqui, atrás, onde, ...; De modo: depressa, devagar, como, alerta, calmamente, livremente, (quase todos advérbios terminados em “mente”); De negação: não, tampouco (também não); De tempo: agora, hoje, amanhã, nunca, sempre, já, afinal, cedo, tarde, hora, raramente, logo, breve...

3 ADVÉRBIOS INTERROGATIVOS
São as palavras “onde, aonde, donde, quando, como, por que” nas interrogações diretas ou indiretas, referentes às circunstâncias de lugar, tempo, modo e causa. EX: Interrogação direta Interrogativa indireta Como aprendeu? Perguntei como aprendeu. Onde mora? Indaguei onde morava. Aonde vai? Perguntei aonde ia. Quando voltas? Pergunto quando voltas.

4 GRAUS DOS ADVÉRBIOS Variam os de modo, tempo, lugar e intensidade, assim como os adjetivos e substantivos. COMPARATIVO: A- de igualdade: o rapaz falava tão baixo quanto o pai. B- de superioridade: o rapaz falava mais baixo que o pai. C- de inferioridade: o rapaz falava menos baixo que o pai. SUPERLATIVO: A- absoluto analítico: O rapaz falava muito baixo. B- absoluto sintético: O rapaz falava baixíssimo.

5 OBSERVAÇÕES - Empregam-se as formas melhor e pior no lugar de mais bem e mais mal. EX: Você me conhece melhor do que ela. - Junto a adjetivos, usam-se mais bem e mais mal, quando há comparação. EX: Ela era mais bem remunerada do que nós.


Carregar ppt "ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google