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Aula 7 – 12/09/2011 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK.

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1 Aula 7 – 12/09/2011 António Albano Baptista Moreira MARKETING DIGIAL – TMK

2 Aula 7 – 12/09/2011 Competências 1, 2, 3 e 6

3 Marketing Digital Competências da Unidade Curricular NºDescriçãoNível 1 Identificar e conceituar a internet como mídia de comunicação e sua base tecnológica. F 2 Implementar o marketing digital no contexto das ferramentas disponíveis na Web. F 3 Analisar o poder das mídias sociais como ferramenta de marketing.F 4 Identificar a importância e a utilização dos buscadores numa estratégia de posicionamento no mercado. F 5 Utilizar as ferramentas de pesquisa on-line.N 6 Realizar o Plano de Marketing Digital.N 7 Analisar o fenômeno Google e sua importância no marketing digital.N 8 Analisar os resultados das ações de marketing em mídias sociais.I 9 Implementar o gerenciamento e monitoramento do marketing digital I 10 Identificar os principais componentes do Mobile marketing.I

4 Conteúdo Programático Competência 1 1.1 Plataforma tecnológica da Web; 1.2 Conceitos da linguagem e hyper texto; 1.3 Web 2.0, tags, Web sites e portais; 1.4 Relevância do conteúdo. Competência 2 2.1Marketing de conteúdo, banners; 2.2E-mail marketing; 2.3 Viral; 2.4 Blogs e micro blogs; 2.5 Youtube; 2.6 Flickr; 2.5 Podcast, videcast.

5 Competência 3 3.1 Blog e blogesfera; 3.2 Twitter; 3.3 Orkut; 3.4 Fcebook, Myspace, Linkedin; 3.5 Seis graus; 3.6 Conectividade e redes sociais. Competência 4 4.1 Mecanismos de busca; 4.2 Importância e poder dos buscadores; 4.3 Relevância; 4.4 SEO e SEM; 4.5 Busca orgânica; 4.6 Adwords; 4.7 Adsense; 4.8 Links patrocinados.

6 Competência 5 5.1 Trends; 5.2 Search for trends; 5.3 Ferramentas de pesquisa; 5.4 Filtragem dos dados. Competência 6 6.1 Marketing de conteúdo; 6.2 Publicidade on-line; 6.3 A imagem de marca; 6.4 Banners; 6.5 Hot sites; 6.6 Marketing nas mídias sociais; Competência 7 7.1 Busca orgânica, links patrocinados; 7.2 Google Analyics; 7;3 Webmasters; 7.4 iGoogle 7.5 Google Maps; 7.6 Google alertas; 7.7 Uso do Google em campanhas.

7 Competência 8 Estratégias em redes sociais; Comportamento humano descentralizado; SMM; SMO; Redes sociais e e-commerce; Gestão de crises. Competência 9 Aplicações de análise de visitação; Mensuração do impactos das ações digitais; Landing pages; Captura de informações; CRM através do marketing digital. Competência 10 RFID; Bluetooth; SMS e MMS; GPS; Mobile Tagging, realidade aumentada, virtual e mista; Aplicativos móveis, QR Code; Mobile TV.

8 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site http://opetmktgdigital.pbworks.comhttp://opetmktgdigital.pbworks.com Login e senha Como usar

9 Ao final o que levaremos ? INTERNET MÍDIAS SOCIAIS PLANO DE MARKETING DIGITAL

10 Material adicional Livro; “Para entender as mídias sociais” Dia 05/09 até pág. 92 Vamos responder a avaliação.

11 O que responder Ações de Marketing digital nas mídias sociais.

12 Para a próxima aula... Pesquisar para a próxima aula: Como montar um blog no Wordpress ou Blogger e montar uma fan page do facebook Criar conta no Twitter para o grupo Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

13 Analisar o poder das mídias sociais como ferramenta de marketing

14 Resumindo, as tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência.... Que mais?

15 Marketing digital

16 Um processo de e-tudo tem que resultar em... Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios

17 Estrutura do marketing digital ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamentoMarketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Orku, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing diretoe-mail marketing Nwes letter Promoções Lançamentos e-mail SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda BrandingPublicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado BrandingPesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping

18

19 Casos Camiseteria Suplemente Mario Persona Dos arquivos

20 Juntando tudo... Uso prático das ferramentas

21 Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie

22 Ferramentas digitais Web, portais, sites, blogs, Mídias e redes socias Telefonia móvel, smartphone E-mail Buscadores...

23 8 Ps dp Mktg Digital 1 \ Pesquisa Pesquisa sobre os hábitos do usuário, para traçar um perfil preciso do público-alvo. 2 \ Planejamento A criação do planejamento de marketing digital ideal para sua empresa. 3 \ Produção A transformação do que antes era uma ideia, em uma máquina de vendas. 4 \ Publicação Com conteúdo persuasivo e interessante ao usuário, além de seguir diretrizes de SEO. 5 \ Promoção Campanhas promocionais no ambiente online, gerando resultados a curto prazo. 6 \ Propagação Divulgação em redes sociais, aumentando o tráfego e a presença da marca na web. 7 \ Personalização Estratégias de marketing de relacionamento via web, fidelizando mais clientes. 8 \ Precisão Mensuração do tráfego e metas atingidas no seu site; exibindo os resultados alcançados.

24 O que vamos fazer ? Montar um Plano de Marketing digital para as empresas indicadas, contemplando: Site, usabilidade, encontrabilidade, confiança, conteúdo; Mídias sociais, uso das principais redes sociais, Youtube, Twiter, Blog, etc integrando as várias mídias; Palavras chaves e tags a serem trabalhadas; Informações a serem coletadas para uso em BI, usando o modelo decisório apresentado em sala; Forma de divulgação e planos para a marca, produtos, promoções e aumentar visitas; Fazer benchmark com concorrentes.

25 Tópicos Sites de apoio: Google, Youtube, Vimeo, twitter, facebook, Ustream, qik, gengibre, Orkut, slideshare.net, vídeo conferência, chat, Moodle, Wikipedia, Worpress, blogspot, Flickr, formspring, linkedin, Myspace, gengibre, podcast Pesquisas, Adsense, Keywords, etc

26 Cada martelo tem seu uso !!!

27 Nunca tivemos tantas ferramentas

28 Novo tempo Mais individualizado Mais divertido Mais colaborativo Mais construído Mais desafiador...

29 A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais A cauda longa Free Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento

30 Notoriedade – Referência - Conteúdo

31

32 Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante: Participação Generosidade Lei da reciprocidade Lei da Atenção MPV, Marca pessoal virtual RPV e RSP Influência/audiência Redes passivas e ativas

33 CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional

34 Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede

35 Usos - empresarial MEV Marca empresarial virtal E-business Interação SAC Prosumers Bancos de dados BI

36 Vamos nos organizar

37 DIGITAL

38 Blog Opiniões Comentários Aberto à interação e críticas

39 Vídeos de divulgação Pesquisas Oficial ou não Comentários Contar histórias Simples humanos

40 News letter Marketing permissivo Cadastro da comunicação social, formadores de opinião, comitês, partido, amigos Comunicação mais fácil e direta Marketing viral

41

42 Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas

43 iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros

44

45

46

47 Site Blog Twitter Really Simple Syndication

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49 Não podemos esquecer o celular

50 Uso da Web

51 A estrutura

52 Palavras chave Estabelecer relacionamento Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma

53 Palavras chave Relacionamento Inter, intra e extranet Blogs, e-mail Orkut Comunidades Newsletter E e M-learning Nichos Mobilidade Handhelds Novas Mídias Games Desenvolvimento de produtos com ajuda dos clientes Contact Centers Youtube Google Amazon, iTunes, etc. Wiki

54 Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento

55 CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais

56 Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação

57 Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto Intenções

58 Perfil (Facebook, Orkut, Myspace, outros) Comunidade Boca a boca Pesquisas Participação

59 Inteligência Pesquisas na web Ações “espontâneas” Banco de dados Comunicação social Nós da rede Gerais Coleta de informações

60 Site Youtube, Flikr, Redes News letter Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções Marketing específico

61 Avaliação Número de participantes Número de visitas O que está sendo dito Pesquisas

62 Consumidor Participação Comunidades Rede Divulgação Site Comunidades News letter

63 BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando e-mail, blogs, comunidades, fóruns etc.

64 Sites www.tweetdeck.com www.tinychat.com www.twitcetera.com www.wikimedia.com www.hotswite.com www.migre.me www.bit.ly www.peixeurbano.com.br www.flock.com

65 Sites

66 Fechar os conceitos

67 Obrigado

68

69 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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