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Mktg 3.0 WEB 2.0 e eu ainda no 1.0! #eu10stacruz.

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1 Mktg 3.0 WEB 2.0 e eu ainda no 1.0! #eu10stacruz

2 Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI, Mídias sociais e

3 Tudo 2.0 ou já no 3.0!

4 Alguns números 2,2 Bilhões usuários, 75 Milhões BR 5 Bilhões Celulares, 234 Milhões BR 2 Bilhões Notebooks, 100 Milhões BR 1,3 Bilhões Smartphones, 38 Milhões BR 100 Milhões Tablets, 400 mil BR

5 Popularização Tela sensível ao toque Reconhecimento voz Geo localização Mídias sociais Cloud computing Crowdsourcing

6 Nova geração Globalização Referências externas Sem instruções Sempre plugada Ubicidade

7 De onde veio essa coisa... ?

8 MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS WEB 1.0: UM PARA MUITOS

9 Você sozinho na multidão

10 Web 2.0: o conceito O conceito surge numa sessão de brainstorming entre OReilly e a MediaLive International 2004 Surge a conferência Web 2.0 (2004; 2005; 2006)

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12 A rede dos engarrafados Modelo tradicional para resolver o problema Conteudista

13 A rede dos engarrafados Novo modelo

14 Modelo tradicional para resolver o problema A Web 1.0

15 Novo modelo A Web 2.0

16 Gestão 2.0 (Cidadania 2.0) Redes sociais no âmbito profissional Força da colaboração e participação Poder das multidões/ Crowdsourcing Responsabilidade ambiental Responsabilidade social Stakeholders

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19 Os 100 macacos Lyall Watson e as batatas doces...

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21 Vamos tentar responder O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !

22 Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso Ernest Becker

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24 Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado

25 CADA UM ACHA SUA TURMA

26 Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !

27 27 PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM VOAM EM BANDO

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29 O Desafio Sair da estrutura Hierárquica Para a colaborativa Chefe Animador

30 Também Sair do entretenimento e exibicionismo. Para a participação e o conhecimento.

31 Cairo (Praça Tahrir) 2011

32 Madri (novamente) 2011

33 E AGORA JOSÉ ?

34 Quais forças nos movem? Web 2.0, redes sociais, crowdsourcing Geração Y, Z,..... Poder nas mãos do consumidor One to one, cauda longa, free Virais, Web Marketing Costumização, Prosumers Integração de mídias Inovação Sustentabilidade, política, esporte

35 Como a Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários? 1 Algumas questões :

36 Como projetos inovadores conseguiram de forma tão rápida atingir a escala planetária e questionar e alterar monopólios de uma hora para outra? 2

37 Quais os modelos que regem os avanços desta inovação ? Modelos universais, Anárquicos, Libertários.

38 Uma Sistematização... Individualidade reconhecida Liberdade de escolha Participação ativa Identidade História Você Eu

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43 PULL - PUXAR Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor!

44 Procura > OfertaProcura < Oferta Produtor é que mandaCliente é que manda Segmentação de mercadoFragmentação do mercado Grande número de clientes com necessidades semelhantes Pequeno número de clientes com necessidades diferentes Produtos genéricosProdutos à medida Séries de produção longasSéries de produção curtas Tabela - Push versus Pull

45 VENDA DIRETA O velho e bom porta à porta pela Internet

46 Tendências Queda do custo de armazenamento Aumento da velocidade de processamento Maior velocidade de transmissões Queda no custo do hardware Integração dados, vídeo, voz, imagem Shopmobbing - Tuangou CUSTO PRATICAMENTE ZERO

47 Na nova economia digital... Riqueza flui da inovação e não da otimização Abandonar o conhecido O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes com a adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto

48 Chris Anderson Editor-chefe da Revista Wired.

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51 Vilfredo Pareto ( )

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55 Forças da cauda longa ForçaNegócioExemplo 1Democratização da produçãoProdutores e fabricantes de ferramentas cauda longa Câmeras de vídeo digitais, softwares de edição de música e vídeos, ferramentas de blogging 2Democratização da distribuiçãoAgregadoresAmozon, eBay, iTunes, Buscapé, Mercado livre 3Ligação da oferta e da procuraFiltros da cauda LongaGoogle, blogs, listas, Twitter, facebook

56 Os desafios vendendo bits Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos

57 Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90

58 Viral Loop Fixação Contexto Os eleitos – Comunicadores, Experts, Vendedores Ponto de virada, o número mágico Graus

59 BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando , blogs, comunidades, fóruns etc.

60 MESH Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor! Shopmobbing – Tuangou Sites compras coletivas Economia compartilhada. No futuro, palavras como consumo e compra serão substituídas por compartilhamento e troca.

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62 O futuro

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64 Qual a sua turma? OU

65 Momento especial 4 tipos de geração convivendo ao mesmo tempo BB Baby Boomers X Y C (Z)

66 Datas a lembrar Internet (1998), MSN (2000), Orkut (2005)/Facebook Celular, SMS, iPod MP3 Vídeo game

67 Algumas datas marcantes HojeCom 7 anosCom 15 anos 18 anos IMS 2007 SMS, etc 23 anos Internet 2002 Orkut 28 anos Celular 1997 Internet 31 anos Vídeo game 1994 Celular

68 Geração X e Y Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS XY Ano de Nascimento Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é.... A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 40 anos15 anos8 anos

69 Geração X e Y GERAÇÃO XGERAÇÃO Y VariáveisMotivaçõesVariáveisMotivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da InternetResponsabilidades e desafios crescentes. Bolha da InternetTrabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de SetembroLiderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Hoje têm 44 a 31Hoje têm 30 a 17 Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável.

70 Geração C Nascidos a partir de 1990/2000 Conectado Comunicando Conteúdo Colaborando / compartilhando Comunidades Co-criadores Costumização

71 Quem conhece?

72 Pois é.... Aos 16 anos, britânico ganha US$ 1 mi com empresa online Christian Owens se inspirou em Steve Jobs e fundou a Mac Bundle Box, empresa que vende aplicativos para computadores.

73 Resumindo, as tendências Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência.... Que mais?

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75 Nunca tivemos tantas ferramentas

76 Novo tempo Mais individualizado Mais divertido Mais colaborativo Mais construído Mais desafiador...

77 A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais A cauda longa Free Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento

78 Notoriedade – Referência - Conteúdo

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80 Alguns números 85% dos internautas têm perfil nas redes 50% da população usa internet 52% da classe C está na internet, a 90% e B + de 85% Mais de 65 milhões de usuários Twitter – mais de 18 milhões de usuários Orkut ainda não morreu (8% no mundo)

81 Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante: –Participação –Generosidade –Lei da reciprocidade –Lei da Atenção –MPV, Marca pessoal virtual –RPV e RSP Influência/audiência –Redes passivas e ativas

82 CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional

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84 Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede

85 Usos - empresarial MEV Marca empresarial virtal E-business Interação SAC Prosumers Bancos de dados BI

86 Vamos nos organizar

87 DIGITAL

88 Um processo de e-tudo tem que resultar em... Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios

89 Estrutura do marketing digital ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamentoMarketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Orku, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing direto marketing Nwes letter Promoções Lançamentos SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda BrandingPublicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado BrandingPesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping Biblia digital – Claudio Torres

90 90 Vamos criar… INTERAÇÕES E REDES QUE LEVEM AO NOSSO OBJETIVO

91 REDES BOCA A BOCA REDE A REDE B NÓ CANAL DE CONFIANÇA

92 Cuide da sua plantinha

93 Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas

94 iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados, Adsense Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros

95 Site Blog Twitter Really Simple Syndication

96 Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie

97 PMCD – marketing e comunicação digital Análise do ambiente mercadológico Comunidades Conteúdo Serviços Estratégias de relacionamento Ferramentas Plano de mídia digital Equipe e parceiros

98 Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento

99 CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais

100 A estrutura

101 Uso da Web

102 Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação

103 Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto Intenções

104 Inteligência Pesquisas na web Ações espontâneas Banco de dados –Comunicação social –Nós da rede –Gerais Coleta de informações

105 Site Youtube, Flikr, Redes News letter Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções Marketing específico

106 Avaliação Número de participantes Número de visitas O que está sendo dito Pesquisas

107 Consumidor Participação –Comunidades –Rede Divulgação –Site –Comunidades –News letter

108

109 Palavras chave Estabelecer relacionamento Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma

110 Mudanças estão acontecendo muito rápido !

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119 Vamos ver um filminho ? Murmuration

120 Obrigado


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