A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição... Teste realizado para estabelecer qual o tipo sanguíneo e o fator Rh (positivo ou negativo) que uma pessoa possui.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição... Teste realizado para estabelecer qual o tipo sanguíneo e o fator Rh (positivo ou negativo) que uma pessoa possui."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA Curso: Biomedicina Tripagem Sanguínea

2 Definição... Teste realizado para estabelecer qual o tipo sanguíneo e o fator Rh (positivo ou negativo) que uma pessoa possui.

3 Como se faz? 1 Coloca-se numa lâmina de microscopia, lado a lado, uma gota de soro anti-A e outra de soro anti-B. 2 Sobre cada gota de soro coloca-se uma gota do sangue a ser identificado. Observando-se o resultado, temos: 2.1 Se não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O. 2.2 Se houver aglutinação nos dois lados, o sangue é do grupo AB. 2.3 Se houver aglutinação somente com o soro anti-A, o sangue é do grupo A.d) Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue é do grupo B.

4 Rhesus ou Fator D – 85% das pessoas possuem nas hemácias um antígeno chamado fator Rh. Estas pessoas são Rh+ (positivas). 15% das pessoas não possuem nas hemácias o fator Rh e são Rh- (negativas). Mecanismo genético – O fator Rh é determinado por um par de alelos, R e r: R determinando a formação do fator Rh e r determinando a sua não formação, sendo R dominante sobre r. Transfusões – O único caso em que há problemas ocorre quando o doador é Rh+ e o receptor é Rh-, tendo o último já recebido anteriormente uma transfusão de sangue Rh+, estando, por isso, sensibilizado.

5 Representação

6 Para quem doar?

7 Alguns sintomas que impedem doação de sangue -Febre - acima de 37°C -Gripe ou resfriado - Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana) - Amamentação (até 1 ano após o parto) - Uso de alguns medicamentos - Anemia - Cirurgias - Extração dentária 72 horas - Tatuagem: 01 ano sem doar - Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina - Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

8 Bibliografia Fonte:  escolares/biologia/grupos-sanguineos/tipagem- sanguinea.html#ixzz3Eq8BjnMw


Carregar ppt "Definição... Teste realizado para estabelecer qual o tipo sanguíneo e o fator Rh (positivo ou negativo) que uma pessoa possui."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google