A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH A RESPOSTA IMUNE 1. O Sistema Imune Inato: É formado pelos FAGÓCITOS, LINFÓCITOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH A RESPOSTA IMUNE 1. O Sistema Imune Inato: É formado pelos FAGÓCITOS, LINFÓCITOS."— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH A RESPOSTA IMUNE 1. O Sistema Imune Inato: É formado pelos FAGÓCITOS, LINFÓCITOS killer e SIST. COMPLEMENTO

2 O Sistema Imune Adaptativo b Possui dois sistemas: b 1. O Sistema Imune Humoral - É formado pelos Linfócitos B, originados na Medula Óssea, e que atuam através da síntese e secreção dos ANTICORPOS. b 2. O Sistema Imune Celular - É formado pelos Linfócitos T, originados do Timo, e que atuam diretamente no microrganismo ou pela secreção de CITOCINAS.

3 O Controle Genético da Imunidade Humoral b As Imunoglobulinas ( Ig ): Pertencem ao grupo das gama-globulinas plasmáticas; existem 5 classes: IgG, IgM, IgA, Ig D e Ig E. b As moléculas de Ig são formadas por 4 cadeias polipeptídicas, sendo um par mais longo ou pesadas ( H) e um par menor ( L )., ligadas por pontes S-S;existem 5 classes de cadeias H que são específicas das sub- classes Ig e dois tipos de L que não estão juntas no mesmo anticorpo.

4 A Estrutura da Molécula das Ig b As cadeias H e L possuem um segmento constante, C-terminal (C) e um variável, N- terminal (V), a qual reconhece o antígeno e se liga ao anticorpo. A região C das cadeias H determina a classe de Ig.

5

6 A Base Genética da Diversidade de Anticorpos b Genética das cadeias L: três segmentos gênicos diferentes codificam as cadeias L - C para a reg.C, V para a reg. V e J para região de Junção; os genes para a cadeia L tipo kappa estão no crom.2 e os da cadeia lambda estão no crom.22. b Genética das cadeias H: quatro segmentos gênicos diferentes codificam; C,V,J e um D entre a junção e a reg.variável. Os genes estão no crom.14.

7 Genética da Síntese dos Anticorpos b Teoria Um Gene- Um Anticorpo: Impossível b Hoje: Vários mecanismos são responsáveis por gerar a diversidade de anticorpos - b 1. Múltiplos genes de Ig na linhagem germinativa: para cada cadeia H e L uma pessoa possui mais de 80 segmentos V e 6 J diferentes localizados continuamente na linhagem germinativa; existem mais de 30 segmentos D para as cadeias H.

8 Genética da Síntese de Anticorpos - cont. b 2. Recombinação Somática (VDJ): nos linfócitos B maduros há recombinases que quebram o DNA entre os segm. V e D e após são ligados por ligases com novos rearranjos - é o processo de corte e reunião ou recombinação somática. b 3. Diversidade Juncional: após a montagem das novas regiões V,D e J ocorrem novas deleções ou inserções de nucleotídeos na reg. J.

9

10 Genética da Síntese de Anticorpos - cont. Genética da Síntese de Anticorpos - cont. b 4. Hipermutação Somática: após a estimulação pelo antígeno os linfócitos B sofrem uma dif.sedundária e a taxa de mutação dos genes V,D E J aumenta para aprox por base/divisão. b 5. Múltiplas combinações de cadeias H e L: há combinação aleatória de cadeias H e L na montagem da Ig.

11 A Genética dos Sistemas Sangüíneos ABO e Rh b Os grupos sangüíneos são sistemas de antígenos de superfície das hemácias importantes nas transfusões de sangue. b O Sistema ABO (Landsteiner,1900) - 2 antígenos A e B e 2 anticorpos anti-A e anti- B, que determinam 4 grupos sangüíneos entre as pessoas ( A,B,AB e O).

12 Determinação Genética do Sistema ABO b É codificado por um locus no crom. 9 com 3 alelos ( alelismo múltiplo ) - I A, IB, Io b Genótipos Grupo Sangüíneo Anticorpos b IAIA A Anti-B b IAIo A Anti-B b IBIB B Anti-A b IBIo B Anti-A b IAIB AB - b IoIo O Anti-A e B

13 O Sistema Sangüíneo Rh (Landsteiner e Wiener,1930) b Este grupo sangüíneo descoberto primeiro no macaco Rhesus (Rh) é responsável pela principal incompatibilidade sangüínea mãe-feto ( A Doença Hemolítica do RN). b Geneticamente existem dois loci muito ligados, sendo o principal o locus D que é o responsável pela DHRN: São 2 alelos com relação de dominância e recessividade - D e d.

14 Genética do Sistema Rh b Genótipos Fenótipo Antígeno b DD Rh + Rh b Dd Rh + Rh b dd Rh - - b Sensibilização: b Mãe Rh- (dd) - Pai Rh+, se for DD todos os filhos Rh+; se for Dd somente 50% dos filhos Rh+. Uso da Ig anti-D na gestação.


Carregar ppt "NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH A RESPOSTA IMUNE 1. O Sistema Imune Inato: É formado pelos FAGÓCITOS, LINFÓCITOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google