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Disciplina Marketing Digital

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Apresentação em tema: "Disciplina Marketing Digital"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Marketing Digital
Tema: 01- Tecnologias

2 Potencial da Internet – Celeiro de Oportunidade

3 Potencial da Internet Um jovem de 21 anos natural de uma cidadezinha na Inglaterra, em apenas 4 meses, ganhou U$ 1 milhão vendendo pontos na tela do seu site para propaganda Chamou a atenção da imprensa, espalhou-se pela internet e logo anunciantes de todo tipo de coisa – desde sites de encontro, cassinos, corretoras de imóveis até o “The Times” de Londres e o Yahoo! Começaram a pagar um bom dinheiro pelos pixels, botando links para seus sites.

4 Potencial da Internet O que você daria por um clipe vermelho?
Kyle MacDonald conseguiu uma façanha impossível sem a ajuda da internet: trocar um clipe vermelho de papel por uma casa. Cansado de morar em um apartamento alugado, o canadense apresentou a proposta em seu blog. Um ano depois alcançou o objetivo. A partir da convicção de que os objetos não têm um valor em si, mas criados a partir do uso e da relação que as pessoas estabelecem, Macdonald realizou 15 trocas do clipe até garantir a casa.

5 Potencial da Internet O blogueiro viajou pouco mais de 300 quilômetros pelos Estados Unidos e Canadá, de carro ou avião, para fazer suas trocas. A limitação aos dois países não se deu por falta de ofertas ao redor do mundo, mas porque os custos com passagem e hospedagem eram muito altos ou porque os objetos não seduziram o blogueiro.

6 Potencial da Internet Ele recebeu ofertas da Ásia, de países da Europa e inclusive do Brasil. No primeiro escambo, em julho do ano passado, MacDonald continuou com a papelaria: o clipe se transformou em uma caneta com o formato de um peixe. O objeto pertencia a duas vegetarianas que o encontraram durante um acampamento.

7 Potencial da Internet Meses depois, o canadense conseguiu trocar um kit festa, composto por barril de cerveja e um logotipo luminoso da bebida americana Budweiser, por uma moto adaptada para a neve. A oferta veio de um popular apresentador de TV em Quebec. Quando respondeu o com a proposta do escambo, MacDonald não tinha idéia sobre com quem estava falando.

8 Potencial da Internet A partir daí a publicidade em volta do projeto cresceu muito e rapidamente. A troca da moto, em Montreal, foi transmitida ao vivo. Logo depois, MacDonald foi entrevistado pela rede de TV CNN e por várias estações de rádio. Chamou tanta atenção que a cidade de Kipling doou para ele uma casa. Com esta conquista jornais do mundo inteiro publicaram sua história. Macdonald não consegue explicar como seu blog atraiu tanta atenção. Ele nunca contratou um serviço de de assessoria de comunicação, mas só na semana passada recebeu 400 pedidos de entrevistas.

9 Potencial da Internet

10 Potencial da Internet - Raquel Pacheco, ex-garota de programa que trabalhava com o pseudônimo de Bruna Surfistinha; “Eu dedico esse livro ao meu namorado, aos meus pais e ao sujeito que inventou o blog”. Ninguém deve estranhar com um agradecimento desse tipo. - É que nomes da nova geração da literatura brasileira escreveram livros na esteira do sucesso dos seus blogs.

11 Potencial da Internet

12 Potencial da Internet Em qualquer locadora do país, seja ela de bairro ou parte de uma rede internacional, como a Blockbuster, o espaço nobre logo na entrada é reservado aos sucessos de bilheteria que acabaram de sair em DVD. Os filmes nacionais ficam no fundo da loja. Quem procura musicais antigos ou documentários nacionais raros tem grande chance de deixar a loja frustrado. Uma locadora funciona de acordo com a lógica clássica dos hits: 80% dos lucros vêm de 20% dos títulos. Manter em exposição filmes que não tem saída daria prejuízo na certa. Mas essa lógica não funciona na internet. Na rede, a soma de todos os gostos individuais de milhões de pessoas pode ser um negócio tão grande - ou até maior – que os dos best-sellers.

13 Potencial da Internet YOUTUBE
Com a disseminação de vídeos pela WEB, falar ao vivo na TV se tornou uma atividade arriscada. Gafes sempre aconteceram na história da televisão mas diante de menos espectadores, antes as histórias eram espalhadas no boca a boca. Hoje, se alguém faz uma besteira num canal pequeno às 3 da madrugada, com certeza a imagem estará disponível em segundos para o mundo todo, pela internet.

14 Potencial da Internet O exemplo mais recente foi um paparazzi que filmou a performance da apresentadora Daniella Cicarelli e seu namorado em torrenciais cenas de amor numa praia na Espanha. Outro exemplo foi o apresentador esportivo Fernando Vannucci diante das câmeras da Rede TV. Comentando a vitória da Itália sobre a França na final da Copa, no programa Bola na Rede, ele falou com boca mole e fez comentários sem nexo. Parecia bêbado. Constrangido depois afirmou ter tomado pílulas para regular o sono e uma taça de vinho. A explicação não impediu que o vídeo da apresentação caísse na rede. Em uma semana, ele foi acessado por meio milhão de pessoas, audiência maior que a registrada pelo Ibope, na cidade de São Paulo, para o Bola na Rede.

15 Novas Tecnologias Wi-fi
O termo Wireless (sem fio) ou Wi-fi (Wireless Fidelity) é o termo usado para receptores de rádios. Wireless se refere a comunicação sem cabos ou fios e usa principalmente frequência de rádio e radiação infravermelha. O funcionamento do 'Wi-Fi' é simples. Para se ter acesso à Internet através de uma rede Wi-Fi deve-se estar no raio de ação de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere uma rede sem fios e usar um dispositivo móvel, como um computador portátil ou um assistente pessoal digital com capacidades de comunicação Wireless.

16 Novas Tecnologias WiMAX
WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é uma versão "turbinada" do Wi-Fi. Ele nasceu da necessidade de se ter uma tecnologia sem fio de banda larga com longo alcance e alta taxa de transmissão.

17 Novas Tecnologias VOIP
VoIP (Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, tornando possível a realização de chamadas telefônicas (com qualidade) pela internet. Também conhecida por Voz sobre IP, o VoIP está cada vez mais popular e surgem cada vez mais empresas que lidam com essa tecnologia. O VoIP faz com que as redes de telefonia se "misturem" às redes de dados. Dessa forma, é possível que, usando um microfone, caixas ou fones de som e um software apropriado, você faça uma ligação para telefones convencionais por meio de seu computador.

18 Novas Tecnologias A maior vantagem da tecnologia VoIP é que o custo das chamadas telefônicas utilizando a internet ou as redes entre telefones ip é inexistente, ou seja, não custa nada falar pela internet a não ser o preço da própria conexão com seu provedor de acesso. Dentre os programas o Skype é o melhor programa de Voip ele é um programa muito simples que permite conversas de graça pela Internet. Mesmo sendo de graça, a qualidade das conversas é excelente. Se você, seus amigos, parentes e colegas de trabalho tiverem webcams, podem usar o recurso de vídeo, que também é de graça. Você pode até skypar celulares e telefones fixos com créditos SkypeOut. Custa muito pouco e não tem taxa de instalação nem de assinatura.

19 Projeto Computador Popular
O computador popular, projeto do governo federal tem como objetivo beneficiar pessoas físicas da Classe C (com renda familiar entre 01 e 03 salários mínimos), e também poderá ser utilizado por micro e pequenas empresas que necessitam de um bom equipamento. O custo inicial dos computadores era em torno de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais), valor que é dividido em 24 ou 30 meses com juros inferiores a 2% ao mês, com parcelas próximas de R$ 50,00 (cinqüenta reais). Mas atualmente encontra--se na rede de lojas Ponto Frio a partir de R$ 999,00 (novecentos e noventa e nove reais).

20 Projeto Computador Popular
A proposta do governo era atender sete milhões de domicílios no prazo de três anos. A idéia era criar um mecanismo rápido de informações para enquadramento dos interessados no programa.  A compra desses equipamentos, de alta performance que tiveram a definição feita pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, está sendo subsidiada pelo governo, que irá utilizar recursos do Tesouro para reduzir o custo do acesso para um milhão de novos usuários ao longo dos três anos.

21 Projeto Computador Popular
EQUIPAMENTO (HARDWARE) – Configuração mínima:   Processador + Placa Mãe: compatível Intel D315/D320 ou AMD 2200/2400 ·        Memória RAM: 128 MB ·        Disco Rígido: HD 40 GB ·        Disco Óptico: CD-Rom 52x ·        Disco Flexível: 3 ½ “ - 1,44 MB ·        Fax/Modem: 56 Kbps ·        Rede/Som/Vídeo * Teclado: ABNT2 ·        Mouse: 2 botões Gabinete / Fonte: ATX 300 W – 4 portas USB (2 frontais + 2 traseiras) ·        Monitor: CRT 15”

22 Projeto Computador Popular
PACOTE DE SOFTWARE – 25 APLICATIVOS  ·       Sistema Operacional Linux ·        Editor de Texto ·        Planilha Eletrônica ·        Software de Apresentação ·        Navegador Web ·        Anti-Vírus ·        Firewall Pessoal ·        Gerenciador de Download ·        Gerenciador de FTP ·        Atualização Automática ·        Assinador de certificados ·        Plug-In Java ·        Plug-In Flash ·        Leitor de Arquivo PDF ·        Calculadora ·        Cliente Chat ·        Mensageiro Eletrônico ·        Videoconferência ·        Reprodutor Multimídia ·        Jogos ·        Editor de Áudio ·        Editor de Imagem ·        Editor de Desenho ·        Editor HTML ·        Animação 3D

23 ORKUT ORKUT   Foi montado voluntariamente por cidadãos de bem querendo partilhar sua rotina, sua existência, seus gostos, seus filhos, seus pais seus amigos a todo o mundo.Todo o mundo mesmo.O ORKUT apareceu como uma forma de reaver amigos, saber notícias de quem estava distante e mandar recados, e hoje está sendo utilizado com o propósito errado de obtenção de informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira.

24 ORKUT Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que algum conhecido ou familiar estava sendo seqüestrado?Todas as informações, inclusive fotos, estão no ORKUT.Com cinco minutos de navegação pode se dizer que a pessoa tem dois filhos, tem um namorado, estuda no colégio tal, freqüenta cinemas.E o melhor de tudo, com uma foto na mão, qualquer um identifica seu rosto em meio a multidões, na porta do seu trabalho, no meio da rua em qualque lugar.

25 ORKUT Afinal, já podem saber onde você está.É só ler os seus recados.Teu local de trabalho está lá.A foto no hotel 5 estrelas na praia está lá.A foto da moto que está na garagem está lá. Por enquanto, temos ouvido falar de ameaças a crianças e idosos. Até que um dia a ameaça será a nós e de fato real.Tarde demais.

26 ORKUT Reveja sua participação no ORKUT ou ao menos suprima as fotos e imagens que possam comprometer a sua segurança, da sua família e dos seus amigos. Os scraps devem ser lidos e deletados. Temos uma infinidade de portas abertas e que por um descuido colocamos uma informação que pode nos prejudicar.Não conhecemos a pessoa ou as pessoas que estão do outro lado da rede. Previna-se.

27 TV Digital No Brasil, cerca de 99% dos domicílios possuem TV, segundo dados do IBGE, e a transmissão de imagens é analógica, o que provoca perda de definição na resolução da imagem. Já em um sistema digital, imagens e som passam a ser capturados através do mesmo código dos computadores (zeros e uns), o que significa que os televisores podem receber integralmente o sinal enviado pelas emissoras. Na prática, isso representa qualidade da imagem, que se torna imune a interferências, ruídos, “chuviscos” e “fantasmas”.

28 TV Digital A imagem de alta definição ou HDTV (High Definition) é um dos principais atrativos do sistema digital. Ela amplia o feixe de resolução de 480 linhas para até linhas horizontais e proporciona qualidade da textura, da cor e da profundidade de campo das imagens captadas, além de aumentar a sensação de realidade das cenas. O som digital, semelhante ao do CD, reproduz com fidelidade os filmes de cinema, gravados no padrão dolby digital de 5.1 canais.

29 TV Digital Qualidade na transmissão é um ponto importante desta tecnologia, mas ela traz muito mais. Permite ganhos diversos e inúmeras aplicações. • Melhor aproveitamento da faixa de transmissão: Com a digitalização do sistema, além de poder assistir a mais canais, os brasileiros poderão ver mais conteúdo de uma única emissora, já que cada canal poderá emitir, simultaneamente, maior número de programas através de subcanais. Um exemplo: o canal 4, que é a TV Globo no Rio, poderá ter os canais 4.1, 4.2, 4.3, 4.4 e 4.5, que poderão ser usados para transmitir conteúdo além do atual, com a mesma qualidade de imagem e som.

30 TV Digital • Programas sob demanda: Se for de interesse da emissora, o espectador poderá escolher o que quer assistir e quando. Além disso, também poderá contar com recursos como widescreen e zoom. • Educação on-line: a TV digital pode ser valiosa ferramenta para a ampliação das iniciativas de educação a distância, que junto com a inclusão digital é um dos objetivos anunciados pelo governo.

31 TV Digital • Navegação na Internet e ampliação da interatividade: Com a realidade da TV digital, ao assistir, por exemplo, a uma partida de futebol, o espectador poderá, ao mesmo tempo, ver o tira-teimas de alguma jogada ou reprisar os gols, tudo por meio de ícones instalados na tela da TV, nos moldes de um computador.

32 TV Digital Para usufruir essas possibilidades, o telespectador não precisará adquirir um novo aparelho de TV. Basta um conversor, a ser acoplado à tevê analógica. No Brasil, à semelhança de vários países onde o modelo digital já foi adotado, haverá um período de transição até que todo o universo de TVs esteja operando digitalmente, o que pode levar de dez anos a 15 anos, dependendo do modelo de negócio a ser escolhido e de outros fatores. Mas, durante a transição, as emissoras estarão obrigadas por lei a transmitirem em digital e analógico.

33 TV Digital O padrão escolhido
     Japonês - ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial) Foi o último padrão de transmissão a ser desenvolvido e entrou em operação em dezembro de 2003 no Japão. Projetado para transmitir alta definição para televisores fixos, equipados com antena externa ou interna, é também capaz de transmitir imagens standard para dispositivos móveis ou portáteis. Tem convergência total com celulares de terceira geração e grande flexibilidade, permitindo as mais diversas aplicações.

34 TV Digital Os Pressupostos O Ministério das Comunicações estabeleceu condições essenciais para o funcionamento do sistema de tevê digital no País. Ele terá que ser aberto e gratuito, acessível à população atendida pela TV analógica e oferecer conexão com a Internet. Estes pontos constam da relação de objetivos definidos para o SBTVD, bem como os seguintes:

35 TV Digital • Promover a inclusão social, visando à democratização da informação (neste caso, a questão do middleware é muito importante, já que é o software que facilita o desenvolvimento de aplicações, o uso de ambientes ricos); • Propiciar a criação de rede universal de educação a distância; • Estimular pesquisas, desenvolvimento e expansão de tecnologias brasileiras;

36 TV Digital • Planejar a transição da TV analógica para a digital, garantindo a adesão gradual de usuários a custos compatíveis com sua renda; • Incentivar a evolução das atuais exploradoras de serviço de tevê analógica, favorecendo o desenvolvimento de inúmeros serviços decorrentes da tecnologia digital; • Estabelecer ações e modelos de negócios para TV digital adequados à realidade econômica e empresarial do País.

37 TV Digital Perspectivas de utilização Mais definição – A tecnologia digital permite melhor aproveitamento das ondas que transmitem o sinal das emissoras. Em vez de enviar a imagem e o som de um único programa, como acontece hoje, a nova tecnologia permitirá que vários programas sejam transmitidos simultaneamente. O som também melhora, e muito: é possível ter até cinco canais de áudio.

38 TV Digital Um canal, vários programas – A tecnologia digital possibilita que uma emissora transmita mais de um programa no mesmo canal (multicasting). O modelo de negócio poderá optar entre várias possibilidades: um único programa em HDTV (High Definition Television, comparável à do cinema); um programa em HDTV e um em LDTV (Low Definition, ideal para celulares); um programa em alta definição e um em definição padrão (SDTV, igual a das TVs analógicas); três programas em definição média (EDTV); quatro programas em tela larga; quatro programas em definição padrão (SDTV) e um em baixa definição.

39 TV Digital Dados na TV – Como a base da tecnologia são bits, a TV passa a poder exibir material escrito, fotos, games. Esta capacidade é também denominada de datacasting. Alguns exemplos: íntegras de discursos integrados à imagem e currículos de especialistas. A velocidade de transmissão é bastante superior a de um modem.

40 TV Digital Interatividade – Votações e enquetes que hoje exigem participação pelo telefone poderão ser feitas diretamente pelo controle remoto. Também é possível escolher entre diferentes câmeras, ler s e navegar na Internet. Gravador digital de vídeo – Os videocassetes serão substituídos por gravadores digitais, que armazenam programas em disco rígido, sem perda de qualidade, como nas atuais fitas. Programá-los é simples. Basta entrar em um guia eletrônico de programação, digitar o que se procura e clicar no resultado desejado. Não é preciso escolher horário nem canal. O aparelho grava o horário a ser escolhido.

41 TV Digital Serviços – Na teoria, a interatividade abre caminho para uma série de serviços na TV.  É só pensar na Internet. Uma das apostas é o comércio televisivo, ou t-commerce. O telespectador poderá comprar o produto de um anúncio imediatamente. TV na palma da mão – Uma das novidades é a possibilidade de transmissão para aparelhos portáteis. Com a tecnologia atual, isso é mais difícil – a qualidade da imagem varia muito. A chegada da TV digital, aliada a novas gerações de celulares, pode tornar realidade a promessa de filmes de ficção.

42 TV Digital Embora ainda esteja longe a consolidação esta nova tecnologia as mudanças serão profundas e impactarão sobremaneira um modelo de negócios que vem sendo utilizado, com sucesso, há décadas. Para o telespectador comum, a grande novidade que a TV digital trará – e a que certamente ele vai perceber mais facilmente – será a melhor definição da imagem e da maior leque de opções de canais, além da possibilidade de interação com o que está sendo mostrado na tela.

43 TV Digital Esta interatividade – que será feita pela conexão entre o aparelho de TV e a linha telefônica do telespectador ou uma banda larga – permitirá que os consumidores possam, por exemplo, comprar, em tempo real, o mesmo modelo de gravata que o galã da novela das oito está usando numa determinada cena. Ou seja, a necessidade de uma ação de merchandising ou de publicidade “direta” para vender um produto, teoricamente, deixaria de existir.

44 TV Digital Outro ponto que é vital para a compreensão das mudanças provocadas pela TV digital na publicidade serão as funções de memória – serviços que possibilitarão aos telespectadores programar gravações editando os comerciais, por exemplo. Isto já acontece de forma expressiva nos Estados Unidos, onde o Tivo – aparelho digital que indexa, grava e reproduz programas – já se transformou até em verbo. O marketing deixará de ser de interrupção e passará a ser de permissão.

45 TV Digital Alternativa: As emissoras poderiam lançar “catálogos de compras”, fazendo um outro tipo de publicidade, onde os interessados poderiam fazer o download da lista de produtos oferecidos. Desta forma, os telespectadores teriam em suas mãos produtos de seu interesse, e tendo acesso a material publicitário no momento em que preferirem. No entanto, permanece o desafio de conseguir achar uma fórmula ideal para inserção de anúncios num ambiente tão interativo

46 TV Digital Ainda há muito o que se discutir, mas o que é claro é a necessidade da publicidade na TV digital obedecer às necessidades do consumidor e torná-lo agente ativo da comunicação. Neste sentido, as experiências com publicidade na internet e em telefones celulares podem vir a ajudar bastante na transição deste tipo de comunicação para o meio televisivo.

47 TV Digital Ainda há muito o que se discutir, mas o que é claro é a necessidade da publicidade na TV digital obedecer às necessidades do consumidor e torná-lo agente ativo da comunicação. Neste sentido, as experiências com publicidade na internet e em telefones celulares podem vir a ajudar bastante na transição deste tipo de comunicação para o meio televisivo.

48 Previsões 1 – Não haverá dinheiro físico. A leitura da digital ou do olho vai dizer quantos créditos você tem. 2 – O documento acaba. Você, lido pelo computador será o documento. 3 – Poderemos virtualizar coisas. Ninguém saberá se aquilo está ali fisicamente ou não. 4 – O trabalho em casa será comum, graças à internet com um gigabyte por segundo.


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