A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO"— Transcrição da apresentação:

1 TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

2 TOC Transtorno de ansiedade, e que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões.

3 T O C Cerca de 4% da população mundial sofre deste transtorno
T O C Cerca de 4% da população mundial sofre deste transtorno. Embora grande parte dos pacientes sofra anos antes de buscar ajuda especializada. Os sintomas podem surgir em qualquer fase da vida, mas em geral surgem com maior frequência entre a adolescência e os 30 anos.

4 Obsessões São pensamentos ou impulsos que invadem a mente de forma repetitiva e persistente. Podem ainda ser imagens, palavras, frases, números, músicas, etc. Sentidas como estranhas ou impróprias, geralmente são acompanhadas de medo, angústia, culpa ou desprazer.

5 As obsessões mais comuns envolvem:
Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação; Dúvidas; Preocupação com simetria, exatidão, ordem, sequência ou alinhamento; Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas;

6 As obsessões mais comuns envolvem:
Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios; Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar; Preocupações com doenças ou com o corpo;

7 As obsessões mais comuns envolvem:
Religião (pecado, culpa, escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias); Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários; Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis.

8 Compulsões Compulsões, ou rituais, são comportamentos de respostas às obsessões e são feitos para diminuir as sensações de desconforto causadas por elas.

9 As compulsões mais comuns são:
De lavagem ou limpeza; Verificações ou controle; Repetições ou confirmações; Contagens; Ordem, simetria, sequência ou alinhamento;

10 As compulsões mais comuns são:
Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis (colecionismo), poupar ou economizar; Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números; Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.

11 Apesar de a ciência estudar os
Causas Apesar de a ciência estudar os motivos pelos quais alguém desenvolve o TOC, ainda não há uma causa estabelecida.

12 Causas Sabe-se, no entanto, que até mesmo crianças podem desenvolver o transtorno. E que, se diagnosticadas e tratadas precocemente, o risco de recaídas diminui muito na fase adulta. Isso porque esse é um transtorno que demanda atenção durante toda a vida. É difícil falar em cura, mas, sim, em controle.

13 Tratamento O tratamento pode ser medicamentoso e não medicamentoso. O medicamentoso utiliza antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (aumentam os níveis de serotonina no organismo).

14 Tratamento Os medicamentos são efetivos para 40 a 60% dos pacientes e são a primeira escolha, principalmente quando, além do TOC, existem outros problemas associados como depressão, ansiedade, o que é muito comum. Raramente eliminam por completo os sintomas.

15 Pacientes Semi-imputáveis
▪ Os pacientes obsessivo-compulsivos sentem-se arrastados pela impossibilidade de resistir aos sintomas, ainda que tentem. ▪ O TOC, embora não retire a capacidade intelectiva do agente, afeta a autodeterminação, o que os coloca na zona fronteiriça entre os distúrbios imputáveis e inimputáveis penalmente, portanto, semi-imputáveis.

16 Pacientes Semi-imputáveis
O reconhecimento da semi-imputabilidade, oriunda da caracterização do transtorno obsessivo compulsivo, possibilitaria ao juiz, no momento de aplicar a pena, substituí-la por medida de segurança não detentiva, consistente no tratamento médico especializado previsto no artigo 98 do CP.

17 Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC
Preocupo-me demais com sujeira, germes, contaminação, pó ou doenças. Lavo as mãos a todo o momento ou de forma exagerada. Limpo ou lavo demasiadamente o piso, móveis, roupas ou objetos. Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.

18 Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC
Não toco em certos objetos (corrimãos, trincos de portas, dinheiro, etc.) sem lavar as mãos depois. Evito certos lugares (banheiros públicos, hospitais, cemitérios) por considerá-los pouco limpos ou achar que posso contrair doenças. Verifico portas e janelas mais do que o necessário.

19 Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC
Verifico repetidamente o gás, o fogão, as torneiras e os interruptores de luz após desligá-los. Minha mente é invadida por pensamentos desagradáveis e impróprios, que me causam aflição e que nem sempre consigo afastá-los.

20 Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC
Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar. Preocupo-me demais com a ordem, o alinhamento ou simetria das coisas, e fico aflito(a) quando estão fora do lugar. Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar, repetir certos números, palavras ou frases).

21 Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador de TOC
Sou muito supersticioso com números, cores, datas ou lugares. Necessito contar enquanto estou fazendo coisas. Guardo coisas inúteis (jornais velhos, caixas vazias, sapatos ou roupas velhas) e tenho muita dificuldade em desfazer-me delas.

22 Caso tenha respondido positivamente a uma ou mais dessas afirmativas, é provável que você seja portador do TOC. Para o diagnóstico definitivo ou se tiver dúvidas, discuta com seu médico.


Carregar ppt "TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google