A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CMEI Supervisora bolsista: Ana Paula Nery Bolsista: Ana Paula Mota da Silva Vida de Inseto

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma PRÉ-I C, surgiu através de uma curiosidade de um aluno a respeito dos insetos 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Como a lagarta vira borboleta? Onde os insetos vivem? O que eles comem? Por que algumas formigas tem asa e outras não? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) na turma PRÉ-I C que é composta por 20 Alunos FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Ela se enrola ai ela vira Ela abre as asas e voa. Ela forma um casulo, quando chega o inverno ela abre a asa e voa Os insetos comem folha e vivem no moto. As formigas que tem é porque pegou da abelha. As formigas que tem asa é porque são super-heróis. São asas de mentira. 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões... FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem Elaboração de uma lista de insetos que os alunos conhecem. Encontrar e circular a inicial do nome na lista de insetos Matemática: Número e quantidades Tamanho Natureza e Sociedade Quais bichos são insetos? ( como é dividido o corpo dos insetos) alimentação. Habitat Tato/ olfato Artes Visuais Cores FOTO DA ATIVIDADE

5 4. CONCLUSÃO Ao longo do desenvolver do projeto, percebi que nossas práticas nas escolas vieram para contribuir com trabalho dos profissionais da área da educação. O PIBID, acrescenta pontos satisfatórios para nossa formação, nos inserindo no cotidiano das escolas públicas parceiras do projeto onde temos a conveniência com a atuação dos docentes de escolas públicas. Por fim, foi possível ao decorrer do projeto suprir as dúvidas dos alunos. BIBLIOGRAFIA JAKIEVICIUS,Mônica; Vida No Jardim/ Mônica Jakievicius;ilustrações:Félix Reiners.-SP:DCL,200.(Coleção Ambiente) Insetomaniacs. Disponível no site:http://insetomaniacs.br.tripod.com/formigas.htm. Acesso no dia 5 de abril. de 2015 Míni Larousse dos bichos/ilustrações de Pascale Estellon; tradução de Maria Ribeiro Soares.-SP: Larousse do Brasil,2014.-(Serie míni Larousse) HERNANDEZ,Fernandez Transgressão e Mudança: Os projetos de Trabalho.Ed.Artimed. Porto Alegre:1998


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google