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PãoSoft Sistema de Gerenciamento para Panificadora

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Apresentação em tema: "PãoSoft Sistema de Gerenciamento para Panificadora"— Transcrição da apresentação:

1 PãoSoft Sistema de Gerenciamento para Panificadora
Equipe: Igor Duarte Alencar Lira – idal Luciano Demétrio Santos Pacifico – ldsp Thiago Ferreira Dantas Santos – tfds Tiago Lemos de Araujo Machado - tlam

2 Visão Geral Do Sistema A proposta do PãoSoft é auxiliar o gerenciamento de atividades que ocorrem numa padaria de médio a grande porte. Situações como catalogação de preços, colaboração de funcionários, satisfação do cliente, contatos com fornecedores, entre outros, ganham uma maior precisão, agilidade e sofisticação devido aos serviços de automação em software.

3 Plano de Projeto e Cronograma
Finalidade Restrições Organização do Projeto Cronograma Riscos

4 Plano de Projeto e Cronograma
Finalidade A intenção procurada é que o resultado do projeto gere aplicações em pelo menos dois níveis. Uma para gerenciamento das funções administrativas da empresa Outra para uso de atividades que envolvam a relação empresa-cliente. Objetiva-se também que as duas partes, além de poderem operar independentemente tenham integração com o objetivo de sistematizar as informações das empresas.

5 Plano de Projeto e Cronograma
Restrições Prazo. Pois, por ser uma atividade da disciplina de Engenharia de Software e Sistemas, o cronograma a ser seguido deverá corresponder ao calendário da mesma. Documentação das atividades de todo o projeto que estão disponiveis no site Divisão das tarefas entre os 4 (quatro) integrantes da equipe. Como as ferramentas CASE utilizadas priorizam a orientação a objetos e também por haver um maior conhecimento por parte da equipe a linguagem JAVA foi escolhida para a aplicação.

6 Plano de Projeto e Cronograma
Organização do Projeto A equipe de desenvolvimento é composta por quatro membros, estando dividida em: • Um gerente de projeto. • Um subgerente de projeto. • Dois desenvolvedores.

7 Plano de Projeto e Cronograma
Organização do Projeto Funções dos membros Gerente – Tiago Lemos de Araujo Machado Responsável pela elaboração do plano de projeto Responsável pela integração das partes do projeto Responsável pela elaboração e gerenciamento de cronograma Programador Revisor de artefatos Comunicação com cliente

8 Plano de Projeto e Cronograma
Organização do Projeto Funções dos membros Subgerente – Luciano Demétrio Santos Pacífico Responsável pela elaboração do plano de projeto Responsável pela integração das partes do projeto Responsável pela elaboração e gerenciamento de cronograma Programador Revisor de artefatos Análise de custos

9 Plano de Projeto e Cronograma
Organização do Projeto Funções dos membros Desenvolvedor – Igor Duarte Alencar Lira Thiago Ferreira Dantas Santos Responsáveis pela página do projeto Responsáveis pela integração das partes do projeto Responsáveis pela elaboração e gerenciamento de cronograma Programadores

10 Plano de Projeto e Cronograma
Prioridades Seguir a definição de datas da disciplina Seguir as datas definidas inicialmente no plano de projeto

11 Plano de Projeto e Cronograma
Riscos

12 Diagrama de Casos de Uso
Versão completa do diagrama de casos de uso

13 Diagrama de Casos de Uso
Tabela dos casos de uso

14 Diagrama de Casos de Uso
Descrição dos casos implementados

15 Diagrama de Casos de Uso
Descrição dos casos implementados (Justificativa da Escolha) Para inicio da implementação do sistema PãoSoft, foram levados em consideração os casos de uso referentes aos requisitos que envolvem operações de cadastro, consulta, exclusão e atualização de clientes. Essa escolha se deve a extrema importância que os mesmos exercem sobre qualquer modelo de negócios. Sendo assim, o fator critico de se trabalhar com os dados dos clientes tem força maior que qualquer outro. Além disso, a dinâmica envolvida no tratamento de questões estratégicas associadas à qualidade da prestação de serviços como os de atendimento necessitam diretamente de informações concretas e seguras a respeito dos clientes.

16 Casos de Uso - Detalhamento
UC/RF – 02 Consultar Cliente

17 Apresentação Geral da Arquitetura do Sistema – Documento de Projeto
Definição Este documento tem a finalidade de apresentar a definição da arquitetura para os casos de uso definidos do projeto Paosoft. Aqui foi apresentado um modelo de classes unificado e propositalmente refinado tendo em vista a linguagem de programação utilizada – JAVA.

18 Apresentação Geral da Arquitetura do Sistema – Documento de Projeto
Organização das camadas em pacotes

19 Apresentação Geral da Arquitetura do Sistema – Documento de Projeto
Visão Geral da Arquitetura

20 Análise – Diagrama de Classes e Seqüência
Definição A análise foi orientada a casos de uso, e foram seguidos os seguintes passos: Identificar as classes Identificar persistência Identificar responsabilidades das classes Identificar relacionamentos Identificar atributos

21 Análise – Diagrama de Classes e Seqüência
Detalhamento da análise de um dos casos de uso Descrição Sumária O sistema deve permitir que o administrador do sistema (gerente geral, gerente do setor de atendimento e funcionário) consulte as informações armazenadas no banco de dados do sistema relativas a um dado cliente.

22 Análise – Diagrama de Classes e Seqüência
Detalhamento da análise de um dos casos de uso Classes de análise Classes Fronteira (Bondary) TelaConsultarCliente Classes de Controle (Control) ControlaCliente Classes de Entidade (Entity) ClasseCliente (persistente) Classe de Coleção de Entidades(Entity Collection) ColecaoCliente

23 Análise – Diagrama de Classes e Seqüência
Detalhamento da análise de um dos casos de uso Diagrama de seqüências

24 Análise – Diagrama de Classes e Seqüência
Detalhamento da análise de um dos casos de uso Diagrama de Classe

25 Testes Os objetivos pretendidos com os testes são os seguintes:
Definição Os objetivos pretendidos com os testes são os seguintes: Identificar os componentes que precisarão ser testados; Descrever as estratégias a serem usadas dos testes; Identificar recursos a serem empregados durante os testes; Traçar um cronograma para orientar os testes.

26 Testes Definição das abordagens Abordagem Caixa Branca
Teste de Unidade – uso do JUnit Teste de Integração Abordagem Caixa Preta Teste de Sistema

27 Testes Descrição do Teste de Unidade Classes Utilizadas para o teste
- Classe Cliente (da camada de dados) - Classe Teste Cliente

28 Testes Código de alguns testes de unidade Teste de retorno não nulo
public void testeGetCpf(){ Endereco endereco = new Endereco("rua", 1, "", "bairro", "cidade", "PE"); Cliente cliente = new Cliente("Bebeto", " ", endereco); assertNotNull(cliente.getCpf()); }

29 Testes Código de alguns testes de unidade
Teste de alteração correta em atributos public void testeSetTelefone(){ Endereco endereco = new Endereco("rua", 1, "", "bairro", "cidade", "PE"); Cliente cliente = new Cliente("Bebeto", " ", endereco, " "); cliente.setTelefone(" "); assertSame(cliente.getTelefone()," "); }

30 Testes Resultado

31 Documentação www.cin.ufpe.br/~tfds/paosoft
Toda a documentação pertencente a este projeto está disponível na seguinte página

32 Apresentação do Sistema

33 Referências Página da Disciplina – www.cin.ufpe.br/~if682
Documentos do projeto SBR – disponível no link projetos anteriores do site acima Sommerville, Ian. Software Engineering, 6th ed.,Addison-Wesley, 2003 Pressman, Roger S. Engenharia de software. São Paulo: Makron Books, 1995 Página do Projeto –


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