A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Craqueamento Catalítico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Craqueamento Catalítico"— Transcrição da apresentação:

1 Craqueamento Catalítico
Este processo consiste em provocar a “ruptura” ou “quebra” das moléculas de hidrocarbonetos de alto ponto de ebulição para produzir outro de menor ponto de ebulição na faixa da gasolina. Pode-se utilizar o processo térmico ou catalítico. O craqueamento catalítico, usado modernamente permite o uso de pressões mais baixas do que o craqueamento térmico.

2 Craqueamento Catalítico
A gasolina de craqueamento catalítico constitui um excelente componente para mistura final, pois tem elevado índice de octano. Os hidrocarbonetos parafinicos e naftênicos da carga de alimentação, de baixa octanagem, são convertidos em sua maioria em olefinas e aromáticos de alto índice de octano.

3 REFORMA Todos os processos de reforma têm a mesma finalidade: converter frações de hidrocarbonetos de baixa octanagem da faixa da gasolina em frações de octanagem elevada. Normalmente, as cargas das unidades de reforma são destilados primários de faixa 93 a 204ºC, pois as frações mais leves não são adequadas. A reforma pode ser térmica, em desuso, ou catalítica. A melhoria de octanagem advém, principalmente, do craqueamento das parafinas pesadas de baixa octanagem, formando parafinas e olefinas mais leves de elevada octanagem.

4 Comparação dos processos existentes

5 Representando-se em gráfico as porcentagens de destilado e as temperaturas correspondentes, obtém-se a chamada curva de destilação de grande utilidade para prever o desempenho da gasolina no motor.

6


Carregar ppt "Craqueamento Catalítico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google