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Fotografia Publicitária I

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Apresentação em tema: "Fotografia Publicitária I"— Transcrição da apresentação:

1 Fotografia Publicitária I
Luz é tudo – Iluminação na Fotografia Publicitária Professor Fábio Goveia Curso de Comunicação Social Universidade Federal do Espírito Santo

2 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Luz e a essência da fotografia A luz é a essência da fotografia. Não por acaso a palavra fotografia vem do grego e significa “escrever com a luz”. Não é necessário saber física para fazer boas fotografias, mas é preciso saber usar a luz para capturar boas imagens. A principal diferença entre uma fotografia medíocre e uma obra-prima é o uso eficiente da luz. O uso correto da luz permite destacar elementos simples ou ocultar “defeitos” do objeto fotografado.

3 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Luz e a essência da fotografia A luz propaga-se em ondas e em linha reta com velocidade de aproximadamente km/s. Os olhos distinguem comprimentos de onda entre 400nm e 700nm (nanômetos) no espectro eletromagnético. Essa zona é chamada de espectro visível e equivale a apenas a vigésima parte do espectro eletromagnético.

4 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Luz e a essência da fotografia Espectro Eletromagnético

5 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Temperatura de Cor Para determinar a composição de uma fonte de luz usa-se a escala Kelvin (Temperatura de cor) Emissão de calor por qualquer corpo aquecido. Zero absoluto é -273°C, que teoricamente seria a temperatura em que uma barra de ferro não emitiria qualquer luz, sendo considerada um corpo negro. Quanto mais alta fora a temperatura do corpo, mais azulada será a cor do objeto. Importante ao fotógrafo é entender que a luz “mais quente” para a Física é aquela que emite mais azul. Já quando pensamos em linguagem visual, o azul é uma luz mais “fria”. Já o vermelho-alaranjado transmite a sensação de calor, ainda que a fonte de emissão da luz tenha uma temperatura menor.

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Temperatura de Cor Luz do fogo: cerca de 1200 K Luz de vela: 1900 K luz Lâmpadas incandescentes comuns: de 2600 K a 3000 K Lâmpadas fluorescentes: 4000 K Luz do amanhecer ou do entardecer: 5000 K Flash eletrônico; Sol - luz do meio-dia: 5500 K Céu nublado: 7000 K. Céu aberto: de 9000 K a K

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Características básicas da iluminação A luz que incide sobre um objeto pode ser absorvida ou refletida. Todas as formas são afetadas pela luz. Entre as características da iluminação, destacam-se: qualidade (especularidade), direção, contraste e cor. A luz pode ser dividida ainda em dois tipos: luz natural e luz artificial. Qualidade da luz: depende da fonte emissora da luz. Pode ser suave ou dura. Luz suave (ou difusa): a iluminação não atinge o objeto diretamente. Produz sombras indistintas e mal-definidas, com menos contraste. Ex.: Luz rebatida no teto, luz difundida com um papel manteiga, céu nublado. Luz dura (especular, penetrante ou direta): a iluminação atinge diretamente o objeto. Provoca sombras mais intensas e aumenta o contraste. Ex.: Luz direta do sol, luz do flash.

8 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

9 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

10 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

11 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

12 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

13 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

14 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

15 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

16 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

17 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

18 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: especular, dura ou direta Ritmo de vida, Hernâni Faustino

19 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

20 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

21 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

22 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

23 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

24 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

25 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa Ritmo de vida, Hernâni Faustino

26 Fotografia Publicitária II Prof. Fábio Goveia
Qualidade da luz: suave ou difusa

27 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: depende do ângulo da fonte emissora da luz em relação ao fotógrafo. Pode ser frontal, lateral, superior, inferior ou contra. Luz frontal: A luz frontal reduz os detalhes internos do objeto. O objeto fica sem volume, sem profundidade. Luz lateral: Dá destaque aos detalhes internos do objeto. Aumenta o volume do objeto fotografado. Luz superior: Parece natural, pois imita a posição do sol. Dependendo da qualidade pode acalmar a cena ou tornar o objeto um esqueleto. Luz inferior: Passa a idéia de dramaticidade e estranheza. Também chamada de luz fantasmagórica. Luz contra ou contra-luz: Evidencia apenas as bordas do objeto fotografado. Luz de silhueta.

28 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: frontal

29 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: frontal

30 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: frontal

31 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: lateral

32 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: lateral

33 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: lateral

34 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: contra

35 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: contra

36 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: contra

37 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: superior

38 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: inferior

39 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Direção da luz: frontal, superior, lateral e inferior

40 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Contraste: variação das altas e baixas luzes

41 Fotografia Publicitária I Prof. Fábio Goveia
Cor


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