A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA"— Transcrição da apresentação:

1 OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
DANIELA FERREIRA SECO

2 IBEROS Os iberos foram os primeiros povos a chegar à Península Ibérica. Foram eles que deram origem ao nome Ibérica. Eles estavam divididos em vários tribos. Este povo dedicava-se ao cultivo da terra e à criação de gado.

3 CELTAS Os celtas construíram povoados fortificados no cimo dos montes: os castros. As casas eram redondas, com telhados feitos de colmo. Ficaram também conhecidos no domínio da ourivesaria, pelo fabrico de jóias.

4 CELTIBEROS Os celtas e os iberos juntaram-se e formaram os celtiberos.
Foram eles que formaram os lusitanos. Estes viviam na Lusitânia entre o rio douro e o Tejo

5 LUSITANOS Os lusitanos desenvolveram-se muito graças ao contacto com os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses. Estes povos dedicavam-se muito ao comércio.

6 FENÍCIOS, GREGOS E CARTAGINESES
Os fenícios trouxeram o alfabeto. Os gregos introduziram o uso da moeda. Os cartagineses introduziram a conservação dos alimentos através do sal.

7 ROMANOS Os romanos chegaram à Península Ibérica no século três antes de Cristo. Os romanos só conseguiram dominar toda Península Ibérica após 200 anos de lutas. A presença dos romanos na Península Ibérica durou cerca de oito séculos, durante os quais se deu o processo que se chama romanização. Apesar deste acontecimento, a religião cristã continuou a desenvolver-se, e mais tarde o Imperador Romano, Teodósio, converteu-se ao cristianismo.

8 BÁRBAROS No inicio do século cinco depois de Cristo , a península ibérica foi invadida pelos bárbaros, os alanos, os vândalos, os suevos e sobretudo os visigodos. Estes acabaram por dominar toda a península. Assistiu-se a uma união das culturas visigótica e romana, acabando os visigodos por se converter ao cristianismo.

9 Árabes-muçulmanos-mouros
Os árabes derrotaram os visigodos no ano 711. Os árabes invadiram e conquistaram quase toda a Península Ibérica com excepção, do MONTE-DAS-ASTÚRIAS, onde se refugiaram os visigodos. Pelágio foi aclamado rei das Astúrias.

10 O QUE QUERIAM OS MOUROS? O objectivo era expandir o islamismo.
A sua influencia foi mais notória no sul do território, onde permanecem mais tempo 500 anos. Existem na Península Ibérica inúmeros vestígios dos mouros com mesquitas e palácios.


Carregar ppt "OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google