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MUDAR A EDUCACÃO PARA MUDAR O MUNDO Alunos: Pâmela Danilo Domingos Patrick Samir.

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Apresentação em tema: "MUDAR A EDUCACÃO PARA MUDAR O MUNDO Alunos: Pâmela Danilo Domingos Patrick Samir."— Transcrição da apresentação:

1 MUDAR A EDUCACÃO PARA MUDAR O MUNDO Alunos: Pâmela Danilo Domingos Patrick Samir

2 MUDAR A EDUCACÃO PARA MUDAR O MUNDO Uma frase forte! “Naranjo o autor do livro entrou nessa fase de reflexão que faz os grandes pensadores, os que têm a ambição de entender a raiz profunda de nossos males, e ousam transpor as fronteiras de sua própria disciplina"

3 Imaginamos que hoje despertamos e notamos que o mundo mudou. Isto não é novidade basta olhar por baixo da superfície para dar-se conta de sua realidade. Isto é hoje quase um fato de cultura popular, como demonstram os irmãos Wachowski em seu filme matrix Por uma educação salvadora

4 Então o problema central não é tanto reconhecer a grande “besta”, mas, encontrar respostas as perguntas tais como: Como chegamos a esta situação Quais são as leis que o regem O que se pode fazer? Esta é a tarefa que Claudio Naranjo aborda neste livro.

5 Para atender o que nos acontece e o que acontece ao nosso redor, este é um dos pontos centrais que abordamos neste livro: 1.A necessidade de desenvolver uma educação que possa integrar as pessoas e o mundo onde vive 2.Ele propõe uma educação triplamente integradora.

6 Sobre a desindentificação do ego e o reconhecimento da essência

7 A ampliação do conceito de Mente Que não permanece direcionada apenas à expressão individual do pensamento, sentimento, emoções e desejos, transcendem os limites da estruturas cerebrais humanas; A ampliação do conceito de Consciência Que está relacionada não somente a seus estados ordinários manifestos na matéria, mas à uma força ou energia superior imaterial que existe em todos os seres vivos; A importância da eliminação das perturbações da mente A mente é vista como responsável por criar o “paraíso” ou o “inferno” no interior dos homens; o sofrimento é extinto quando são eliminadas as distrações da mente, que são frutos de avidya ou Ignorância.

8 Praticar o desapego: Deixar de atribuir significados ou valorizar as experiências agradáveis, ansiando pela repetição das mesmas; abster-se do apego à vida, à tudo aquilo que é impermanente.

9 Um novo recurso para a pedagogia do amor

10 Um dos meios de transmissão da cultura de um povo é a literatura. A leitura de histórias é uma ferramenta importante no contexto clínico quando permite que a criança adquira e fortaleça comportamentos de observação, reflexão, crítica, sensibilidade às necessidades do outro e de expressão de sentimentos e pensamentos.

11 A chegada ao ser através do cultivo da mente

12 técnicas de meditação budista como acesso à experiência de ser A pedagogia da meditação no budismo tibetano se converge de duas praticas diferentes: 1.O vipassana: Examinar atentamente a experiência do instante. 2.Shamata: Arquitetar a mente até o ponto de cessar do pensamento.

13 A atenção desapegada na solidão e na relação (2ª Meditação Guiada do SAT IV 2001)

14 Uma técnica de meditação chamada vipassana e que é feito em duplas e com o maior silencio do inicio ao termino do exercício, procurando sempre manter a postura e os olhos fechados no inicio. Este exercício inicia com a atenção redobrada para a região epigástrica. Sentir como o abdome se levanta e como se abaixa cada respiração, essa parte da parede abdominal que fica abaixo da ponta do externo, ali onde se separa as costelas. Ajudar à consciência e distrair do concreto e óbvio, tende-se a cair na imaginação.

15 Vipassana Video 04

16 A pacificação da mente A meditação pode ser entendida como isso: desenvolver o órgão adequado para ver o que existe no fundo de si mesmo. E os mais peritos contemplativos nos dizem que o que ali se encontra não é diferente do todo: que seja o que for o que se percebe, é feito da mesma “matéria prima”, que é a própria consciência. Shamata

17 A Teoria de Nasrudín da Neurose

18 O vazio em uma dimensão menos metafísica do que a meditação budista como vimos anteriormente. O vazio é mais acessível e menos misterioso é como uma zona de passagem para esse vazio que as tradições espirituais identificado na realidade mais profunda. Vídeo 03

19 Resultados e Conclusões

20 A palavra "SAT“ (Seekers After Truth) Português: Em busca da verdade Ficou evidente que o processo SAT incide diretamente no autoconhecimento, no caráter, e ajuda na mudança nas relações e até mesmo na parte espiritual. Naranjo propõem uma educação nova, pessoa integral para um mundo total. Isso para que possamos entender o que acontece a nossa volta. A idéia central é desenvolver uma educação que possa integrar as pessoas com o mundo em que vivem.

21 – Podemos partir da idéia de que as mudanças na educação são lentas e sutis e sua força esta radicada fundamentalmente na possibilidade de tocar estruturas cognitivas dos educandos. O processo educativo é um processo eminentemente humano de contato e intercâmbio de significados, saberes e energias. – De acordo com informações proporcionadas pelos educadores participantes, o SAT teve um forte impacto pessoal no que diz respeito ao processo educacional. – Muitos educadores resgataram o fator humano considerando como um aspecto chave. Ex: Para muitos a escola tem que ser um lugar de caloroso e acolhedor para que as crianças não deixem de ser o que são para que seja outra coisa. Vídeo 01

22 Outro ponto a ser lembrado e a vivencia de valores a humanização os sentimentos uma mudança a partir de ma nível pessoal, que considera o ser humano que existe dentro de cada estudante.

23 FIM MUITO OBRIGADO


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