A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOÉTICA Eliane Velame.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOÉTICA Eliane Velame."— Transcrição da apresentação:

1 BIOÉTICA Eliane Velame

2 “A ciência sem consciência não é senão a ruína da alma.”
Rabelais

3 Pressupostos da Bioética
Crise da razão  cientificismo Raízes históricas: Descartes, Copérnico, Galileu, Newton (influenciaram decisivamente a constituição da ciência ao longo de 4 séculos). Concepção mecanicista do mundo

4 Pressupostos Históricos
Renascimento: Visão racionalista separa o “eu” do mundo e apresenta um mundo métrico, previsível e facetado. Concepção mecanicista do mundo

5 Pressupostos Históricos
Mecanicismo: Doutrina segundo a qual os fatos se explicam completamente pela ação de fatores determinantes de natureza mecânica.

6 Pressupostos Históricos
A influência que a Máquina teve no desenvolvimento da espécie humana é inegável. A nossa evolução sempre foi (e será) condicionada pelo aparecimento de máquinas que nos permitem realizar tarefas que sempre pareceram morosas ou impossíveis de concretizar apenas pelas nossas mãos.

7 Pressupostos Históricos
Aplicando o modelo de funcionamento geral de uma máquina, filósofos desenvolveram teorias mecanicistas do mundo humano, linearizando maneiras de pensar e agir e cientistas produziram interpretações mecanicistas do mundo natural (através de diagramas de blocos, por exemplo).

8 Pressupostos Históricos
Assim, aprendemos a utilizar a “Máquina” como uma metáfora para nós mesmos e para a nossa sociedade e moldamos o mundo de acordo com esses princípios mecanicistas.

9 Pressupostos Históricos
O Reducionismo científico foi acentuado pela ideologia tecnicista, que a partir da revolução industrial dominou o pensamento científico. Concepção mecanicista do ser humano

10 Pressupostos Históricos
No entanto, Weber, como sociólogo, analisou a componente humana da questão e reconheceu que a determinação em mecanizar todo e qualquer aspecto da vida humana iria limitar o espírito espontâneo e inovador do ser humano. Teria também graves consequências políticas.

11 Bioética A Crise Cartesiana Bios (vida) + ethos (conduta)
Visão Atual – ser humano mais parecido com um ecossistema do que com uma máquina. Bioética Bios (vida) + ethos (conduta) Ética da vida

12 Bioética “Bioética é a combinação da biologia com conhecimentos humanísticos diversos constituindo uma ciência que estabelece um sistema de prioridades médicas e ambientais para a sobrevivência aceitável.” (V. R. Potter, 1971).

13 Bioética O termo surge com Potter (1970), que o usou para expressar a relação da ética com a ciência, a tecnologia e os processos econômicos e sociais.

14 Bioética Ela reflete a tensão entre ética e técnica, entre ciência e consciência. A bioética constitui-se como uma tentativa de humanizar o progresso científico e a visão técnico-instrumental que o indivíduo tem do mundo.

15 Biotecnologia Fonte de complicados dilemas éticos, geradores de angústia, ambivalência e incertezas. A modernidade nos fez acreditar que a tecnologia tornaria mais feliz a nossa vida e menos penosa a nossa morte.

16 Dimensão pluralista, aberta, multifacetada
Bioética Dimensão pluralista, aberta, multifacetada Nega o modo de vida mecanicista e a despersonalização do indivíduo no mundo sistêmico.

17 Fatores que contribuíram para o surgimento da bioética
Tecnicização das formas de vida Hegemonia da razão instrumental Avanço material vertiginoso Novo modelo de civilização Isolamento do homem moderno Individualismo burguês

18 Objetivo Humanizar o progresso científico e a visão técnico-instrumental que os indivíduos têm do mundo, uma vez a o uso inapropriado da ciência pode conduzir a uma desumanização do homem.

19 Questões Fundamentais da Bioética
“A Bioética estuda a moralidade da conduta humana, no campo das ciências da vida. Inclui a ética médica, mas vai além dos problemas clássicos da medicina, a partir do momento que leva em consideração os problemas éticos levantados pelas ciências biológicas, os quais não são primeiramente de ordem médica”. (A. Vargas)

20 Questões Fundamentais da Bioética
b) “Mecanismo de coordenação e instrumento de reflexão para orientar o saber biomédico e tecnológico, em função de uma proteção cada vez mais responsável da vida humana” (David Roy).

21 Questões Fundamentais da Bioética
c) “Bioética é o estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e da saúde, enquanto esta conduta é examinada à luz de valores e princípios morais”. (Enccyclopedia of Bioethics,v.1.p. XIX).

22 Análise Crítica Sobre os Postulados de Bioética
Por muito tempo os cientistas e estudiosos pregarão premissas de definições e aplicação de conceitos autoritários agregados a uma ou outra profissão, sem se preocuparem em admitir que os problemas circundantes do ser humano são de alçada mista.

23 Análise Crítica Sobre os Postulados de Bioética
É necessário pois que as profissões se unam, no sentido de apaziguar a “fúria da descoberta científica ”versus o “respeito da natureza humana”

24 Análise Crítica Sobre os Postulados de Bioética
Alguns valores de diversos campos são discutíveis: Valores culturais, religiosos, profissionais, científico. É interessante pensar que a estratégia mais adequada para tratar estas questões, segundo a bioética, está na abordagem interdisciplinar.

25 Análise Crítica Sobre os Postulados de Bioética
Segundo Durand (1995), devemos, necessariamente, considerar a pessoa como um todo, incluindo a sociedade que a envolve, enfatizando a necessidade de diálogo interpessoal, respeitando os valores de cada indivíduo, levando em conta suas relações com o mundo jurídico, que cada vez mais regula as ações dos profissionais de saúde em relação à seus pacientes.

26 Questões Fundamentais da Bioética
Inseminação artificial/fecundação in vitro/ Clonagem/ manipulação genética/experimento com embriões A intervenção sobre o cérebro e a manipulação da personalidade A questão da identidade dos indivíduos/ o eugenismo e o ideal de perfeição humano

27 Questões Fundamentais da Bioética
O aborto, a eutanásia e a questão acerca do direito de viver e morrer Mudança de sexo Pesquisas envolvendo seres humanos O homem e o meio ambiente

28 Questões Fundamentais da Bioética
Surgem interrogações em uma época em que a ciência ultrapassa as fronteiras da vida e a bioética discute os limites da aplicação da tecnociência à vida. O que é certo ou errado à luz da bioética? O que fazer? Como pensar? O que são direitos do paciente? Qual o conteúdo do conceito de cidadania em saúde? O que é morrer com dignidade?

29 Os Princípios da Bioética
Autonomia - consentimento livre e esclarecido. Beneficência - fazer sempre o bem. Não maleficência - não causar dano. Justiça - tratar cada um com igualdade e eqüidade.

30 A Bioética Revela: O fato de que nem tudo que é cientificamente possível é humanamente desejável. Que não existem valores universais ou fórmulas acabadas capazes de resolver todos os dilemas referentes à relação conhecimento-liberdade-responsabilidade.

31 Biodireito As discussões bioéticas geradas pela emergência das novas tecnologias e pela prática dos operadores científicos fizeram surgir uma nova vertente do saber jurídico preocupada em responder a tais dilemas.

32 Questões A ciência é responsável pelo cientificismo?
O progresso técnico-científico pode garantir a liberdade e o respeito à dignidade dos indivíduos? Qual o preço que devemos pagar pela vertiginosa marcha da ciência e pelo seu emprego desmesurado? Estamos também progredindo moralmente? É mesmo admirável esse mundo novo?

33 Conclusão É claro que a bioética não significa estagnação e, portanto, estará sempre em transformação, guiada pela evolução da ciência e transformação da sociedade. Deverá acompanhar estes avanços tendo como principal objetivo a garantia da integridade do ser humano, tendo como linha mestra o princípio básico da defesa da dignidade humana.

34 Conclusão Deve chegar o momento da ciência com consciência, rumo à priorização da função social das biociências. Surge um "tempo novo" e nova mentalidade deve acompanhá-lo. O desafio é a construção de uma ética nova, baseada na solidariedade em que o pensamento do "eu" passe a ser o pensamento do "nós"!

35 Pensamento “Não importa o que se fez do homem, mas o que iremos fazer com o que fizeram dele” Sartre


Carregar ppt "BIOÉTICA Eliane Velame."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google