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VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em

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Apresentação em tema: "VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em"— Transcrição da apresentação:

1 VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em 15- 10- 1919
Dr .fontenelle abordou a educação sanitária e a necessidade de formação de enfermeiras visitadoras.o propósito foi de criar educação e saúde e ações preventivas para a população. Em 1920 foi criada a escola de enfermagem da cruz vermelha com um curso de visitadoras sanitárias .

2 Visita domiciliar para tuberculose
Foi criado pela saúde pública com o Departamento Nacional de saúde pública, 1921. 1923 criada a escola Anna Nery considerada modelo no Brasil Formação de enfermeiras no ambiente hospitalar mas enfatizando ações de saúde pública no setor de profilaxia de tuberculose.

3 Departamento nacional de saúde publica
1926 em são Paulo criou o curso de Educadoras sanitárias ligados a faculdade de higiene e saúde pública / USP . A função do grupo era assistência domiciliar a saúde das pessoas residentes na área programática do posto de saúde Geraldo de p .Souza da área de são Paulo, eram visitadas as gestantes, crianças e doenças transmissíveis.

4 Houve grande redução de doenças com a visita domiciliar
Reduziu mortalidade infantil doenças parasitárias, respiratórias e redução de prematuridade , morte de gestantes e redução de abortos. Em 1942 fundação SESP promover o saneamento de áreas afetadas por febre amarela, malária, filaríose , na Amazônia para facilitar a extração da matéria prima para atender a guerra.

5 VISITA DOMICILIAR TEORIA
É uma atividade simultaneamente educativa e assistencial que permite uma interação mais efetiva da equipe de saúde e da enfermagem em particular, com o indivíduo, a família, a comunidade na medida que possibilita o convívio desta com a realidade vivenciada pelo cliente/ família permitindo uma continuidade da assistência desenvolvida na unidade básica de saúde.

6 A visita domiciliar é um instrumento de trabalho
Principalmente no ÂMBITO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. Aspectos relacionamento afetivo social, Aspectos físicos, que são fatores que influenciam diretamente no processo saúde doença individual, familiar e coletivo. Este serviço serve para o cadastramento das famílias características sociais,( vida e trabalho)Epidemiológicas -saúde e vulnerabilidade de agravos.

7 Visita domiciliar Sobretudo efetiva interação equipe de saúde e família no sentido da ação educativa auxiliar a família a cuidar de sí mesma, tornando- a independente.(TAKANAHASHI;OLIVEIRA,2001A COMUNICAÇÃO É DECISIVA NO PROCESSO DE CUIDADO.A INTERAÇÃO ACONTECE SE A TROCA DE IDÉIAS E A EFETIVIDADE DO INTERCÂMBIO FLUIR DA PERCEPÇÃO QUE CADA UM TEM DO OUTRO.

8 Objetivos da visita domiciliar
Conforme Nogueira e Fonseca (1977). de um modo geral os princípios objetivos da visita domiciliar , como método de trabalho são; Prestar cuidados no domicílio quando for conveniente para o paciente família e serviço de saúde, considerando aspecto social psicológico, e de organização de serviço.

9 Objetivos da visita Domiciliar
Orientar um ou mais membros da família para a prestação dos cuidados no domicílio. Supervisionar os cuidados delegados à família Orientar a família sobre os diferentes questões relativas á SAÚDE quando o ambiente do serviço não for mais indicado. Coletar informações sobre as condições sócio sanitárias da família por meio de entrevista e observação.

10 Vantagens da visita Observação e reconhecimento do indivíduo e família no seu verdadeiro contexto, suas condições de vida e relações afetivo-sociais. Adaptação do planejamento da assistência de enfermagem de acordo com a realidade e recursos que a família dispõe. Melhor relacionamento profissional com a familia, método menos formal e sigiloso nas atividades desenvolvidas. Maior liberdade para o cliente família expor problemas tempo dedicado é maior e mais confortável.

11 A visita pode ser realizada por equipe multiprofissional
Pode ser feita por tecnico de enfermagem, assistente social, nutrição, enfermeiro, medico, dentista, psicologo, de acordo com a realidade do usuário e da familia. Não oferecer coisas que não possa cumprir Fazer planejamento com demais profissionais Aproximações descoordenadas transmitem sensação de não resolutividade e dificulta uma linha do cuidado.


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