A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Advérbio É a palavra que acrescenta circunstâncias de tempo, lugar, modo, etc.às frases.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Advérbio É a palavra que acrescenta circunstâncias de tempo, lugar, modo, etc.às frases."— Transcrição da apresentação:

1 Advérbio É a palavra que acrescenta circunstâncias de tempo, lugar, modo, etc.às frases

2 A princesa chorou. A princesa chorou ontem
A princesa chorou. A princesa chorou ontem. O príncipe procurou a princesa. O príncipe procurou a princesa aqui. O casal passeava. O casal passeava tranquilidade. A bruxa era má. A bruxa era muito má. A fada apareceu. A fada não apareceu.

3 Locução adverbial Compare as frases a seguir: Branca de Neve está aqui. Branca de Neve está no castelo. Tanto a palavra aqui quanto a expressão no castelo acrescentam à frase uma ideia de lugar. Portanto, ambas têm função de advérbio. Porém, a expressão no castelo é formada por mais de uma palavra. Nesse caso, temos uma locução adverbial.

4 A locução adverbial também acrescenta à frase circunstâncias de tempo, lugar, modo, etc.,como um advérbio. Entretanto, é formada por mais de uma palavra. Por exemplo: Chegamos à noite. Saímos de mansinho.

5 Classificação do advérbio e da locução adverbial
Os advérbios e as locuções adverbiais classificam-se de acordo com a circunstância que acrescentam às frases:

6 Afirmação Realmente, Branca Encantada envelheceu... Com certeza, a bruxa era má. Companhia Escreverei um conto de fadas com você. Dúvida Talvez o príncipe consiga salvar a princesa. Provavelmente, o dragão protegerá o castelo. Intensidade Cinderela trabalhava muito. Chapeuzinho Vermelho comia em excesso. Lugar O cavalo do príncipe está longe... O príncipe perdeu-se na floresta. Modo A fada agiu rapidamente. A bruxa fugiu às pressas Negação Chapeuzinho não se casou. De jeito nenhum o mal vencerá o bem. Tempo Amanhã, a princesa vai passear. A princesa passeia de manhã.


Carregar ppt "Advérbio É a palavra que acrescenta circunstâncias de tempo, lugar, modo, etc.às frases."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google