A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E. E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E. E"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E. E
Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E.E.Profº Bruno Pieroni Sertãozinho-SP Ano:2009

2 Origem Soroban O nome Soroban (com "N") foi trazido ao Brasil por imigrantes japoneses no começo do século XX. Originalmente Kambei Moori leva para o Japão o Suan Pan (ábaco chinês) e um pequeno manual, iniciando os seus estudos sozinho com este instrumento. Em publica o seu primeiro livro "Embrião do Soroban". No Brasil, em 1949, Joaquim Lima de Moraes, adapta o Soroban para uso de cegos, após aprender a técnica ensinada por imigrantes japoneses, abrasileirando o termo para Sorobã. Então temos dois modelos no Brasil: - Soroban: para videntes (como chamamos os dotados de visão); - Sorobã: o mesmo, mas adaptado para deficientes visuais. Ambos podem ser utilizados, e os cálculos são praticamente realizados de forma igual nos dois modelos. A manipulação no Soroban (com "N") é mais rápida pois as contas correm livremente, diferentemente do Sorobã, onde as mesmas são presas, mas ambos geram uma aptdão em comum: o cálculo mental. No Brasil, pelo Sorobã ter substituído o Cubarítmo nas aulas de cáculo, a mídia menciona o ábaco japonês, Soroban, como exclusividade para deficientes visuais.

3 Conheça um pouco mais da história do Soroban
Ao longo dos séculos, em busca por processos e instrumentos que permitissem registrar e simplificar contagens e cálculos, o homem foi inventando técnicas e máquinas que propiciaram a redução do tempo e da energia gastos em operações trabalhosas. Entre os instrumentos que criou para auxiliá-lo nas contas, está o Ábaco, uma fantástica máquina de calcular. Há indícios de que o Homem já o utilizava antes mesmo da escrita. Nessa fase, os ábacos eram tábuas recobertas com areia, serragem ou cal, nas quais se registravam contagem e se faziam cálculos com o auxílio de bastões de ponta fina. Essas tábuas de cálculo, ou ábacos, foram sofrendo transformações e aprimoramentos com o passar dos séculos. Muitos tipos de ábacos apareceram e tiveram seu uso difundido em diferentes países do Ocidente e do Oriente. Entre eles o SOROBAN. O SOROBAN, que é considerado um tipo moderno de ábaco, foi desenvolvido na China onde se denominava "Suan pan" e no Japão por volta do século XVII, aperfeiçoaram-no tornando um instrumento de cálculo com o nome de SOROBAN. No Brasil, o aparelho foi trazido pelos primeiros imigrantes japoneses em O SOROBAN faz parte da própria evolução da civilização humana. Ele sempre existiu, claro que de forma diferente e as transformações foram feitas sem ter um personagem específico e sim de acordo com a necessidade e a própria evolução. Com o decorrer do tempo, os pedagogos descobriram seu valor pedagógico, o de propiciar ao educando o desenvolvimento de habilidades básicas, principalmente a Concentração e o Raciocínio, necessárias para executar com perfeição e rapidez qualquer tarefa.

4 As vantagens de trabalhar com o Soroban
O SOROBAN oferece envolvimento pedagógico ao praticante, auxiliando a solucionar os cálculos da vida cotidiana, resolvendo operações simples e estimando os resultados mais complexos. Enquanto os computadores solucionam problemas vultuosos e mais complicados, assim como as máquinas são necessárias para cálculos mais complexos, o SOROBAN oferece a oportunidade de desenvolver mentes, tornando o ensino do SOROBAN uma força motriz para criação de outras máquinas a serviço do próprio homem, portanto cada qual tem sua função.

5 Quem usa o Soroban? O seu uso é comum no oriente, principalmente entre os japoneses, chineses, coreanos, tailandeses entre outros. O Soroban no ocidente não passava de adorno feito de metais preciosos e não passava de um simples ábaco. Atualmente é divulgado na Inglaterra e principalmente na América do Norte, utilizado também pelos cegos. No Brasil é igualmente usado pelos cegos, pelos imigrantes japoneses, chineses e mais recentemente pelos brasileiros. O homem atual precisa de ginástica física, precisa igualmente ou senão mais, da ginástica mental, não só para crianças e adolescentes, mas para todas as idades. No Japão, a geriatria usa o SOROBAN, na manutenção da sanidade mental, das funções operatórias mentais.

6 Soroban instrumento de cálculo milenar dinâmico
Soroban é um instrumento de cálculo milenar, onde pode-se efetuar todo e qualquer tipo de operação matemática. O instrumento é uma espécie de ábaco de forma retangular, com hastes verticais compostos de elementos móveis, que permitem a realização de contas de valor 1 e de valor 5, separados por uma haste horizontal. Ao manejar o SOROBAN, desenvolve-se importantes habilidades, pois a operação do instrumento exige exatidão e rapidez onde é preciso ser atencioso, observador, ter boa discriminação auditiva e visual, boa memória, sobretudo concentração, controle motor, equilíbrio entre o pensamento e a ação, necessárias a qualquer aprendizagem eficaz. O manuseio do SOROBAN é uma técnica de cálculo, e como técnica utiliza-se de regras, entretanto o ato de manusear o SOROBAN é dinâmico, pois mantém constantemente a mente do operador em movimento, que vai se acelerando com a prática constante

7 O que esperamos melhorar trabalhando com o Soroban?
-Melhora a concentração e memorização, sobretudo para números; Visualização e inspiração apuradas; Observação mais atenta; Processamento de informações mais rapidamente; Aumento da “velocidade auditiva”; - Cálculo mental.

8 Decidimos dar as mãos e lutar contra o vilão que nos afasta da matemática

9 Esse é o instrumento que vamos usar para combater o vilão que nos afasta da matemática
Soroban Super fácil e divertido de se manusear.


Carregar ppt "Pesquisa sobre: SOROBAN Alunos: 8ªB E. E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google