A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO. O QUE É O PROCESSAMENTO Processos utilizados pelo ser humano para codificar, armazenar e recuperar informações Processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO. O QUE É O PROCESSAMENTO Processos utilizados pelo ser humano para codificar, armazenar e recuperar informações Processos."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO

2 O QUE É O PROCESSAMENTO Processos utilizados pelo ser humano para codificar, armazenar e recuperar informações Processos utilizados pelo ser humano para codificar, armazenar e recuperar informações Relaciona-se à aprendizagem: mudança de foco – processo de modificação e combinação de estruturas cognitivas e a informação é a matéria-prima Relaciona-se à aprendizagem: mudança de foco – processo de modificação e combinação de estruturas cognitivas e a informação é a matéria-prima Vide pg. 80 Vide pg. 80

3 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Comunicação: processo de compartilhamento de pensamentos, conhecimentos, desejos, intenções, sentimentos, estados de ânimo Comunicação: processo de compartilhamento de pensamentos, conhecimentos, desejos, intenções, sentimentos, estados de ânimo Informação: o que é partilhado na comunicação Informação: o que é partilhado na comunicação Logo, comunicar é transmitir informações Logo, comunicar é transmitir informações Conhecimento: informação dentro do indivíduo Conhecimento: informação dentro do indivíduo

4 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO A informação afeta todas as atividades humanas; se devidamente armazenada, não se destrói A informação afeta todas as atividades humanas; se devidamente armazenada, não se destrói O comportamento é determinado pelo fluxo interno de informações no sistema nervoso O comportamento é determinado pelo fluxo interno de informações no sistema nervoso Uma informação nova é interpretada com base em experiências passadas Uma informação nova é interpretada com base em experiências passadas Se há interpretação errônea da informação, isso pode determinar muitos insucessos na vida de uma pessoa Se há interpretação errônea da informação, isso pode determinar muitos insucessos na vida de uma pessoa Vide pg. 81 Vide pg. 81

5 IMPLICAÇÕES INDIVIDUAIS E SOCIAIS DA INFORMAÇÃO A ação do indivíduo está associada à forma pela qual ele processa a informação A ação do indivíduo está associada à forma pela qual ele processa a informação Individual: busca e seleção de informações importantes par o próprio repertório – progresso pessoal Individual: busca e seleção de informações importantes par o próprio repertório – progresso pessoal Social: sociedades abertas têm livre, rápido e objetivo acesso à informação Social: sociedades abertas têm livre, rápido e objetivo acesso à informação Informação é poder; se esta é democraticamente compartilhada, há poder compartilhado Informação é poder; se esta é democraticamente compartilhada, há poder compartilhado

6 IMPLICAÇÕES INDIVIDUAIS E SOCIAIS DA INFORMAÇÃO Para a aquisição de habilidades advindas do processamento da informação, necessitamos de treino Para a aquisição de habilidades advindas do processamento da informação, necessitamos de treino Para habilidades primárias (ler, escrever e contar)o treino deve ser individualizado e direto. Essas habilidades servem de base para as demais – conceitos e operações matemáticas, utilizar equipamentos, aparelhos, etc. Para habilidades primárias (ler, escrever e contar)o treino deve ser individualizado e direto. Essas habilidades servem de base para as demais – conceitos e operações matemáticas, utilizar equipamentos, aparelhos, etc.

7 O CICLO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Dinamismos e mudanças na informação na atualidade Dinamismos e mudanças na informação na atualidade Ciclo: criação/ registro/ propagação/ aplicação da informação Ciclo: criação/ registro/ propagação/ aplicação da informação De que é feita a informação: vide pg. 84 De que é feita a informação: vide pg. 84 Tecnologia: procedimentos, equipamentos, materiais e organizações que tratam do registro, armazenamento e recuperação e difusão da informação Tecnologia: procedimentos, equipamentos, materiais e organizações que tratam do registro, armazenamento e recuperação e difusão da informação

8 UM POUCO DE HISTÓRIA Ao longo dos séculos, o homem criou e aprimorou formas de comunicar informação Ao longo dos séculos, o homem criou e aprimorou formas de comunicar informação Pré-história: linguagem pictórica e, posteriormente, forma rudimentar de escrita Pré-história: linguagem pictórica e, posteriormente, forma rudimentar de escrita

9 UM POUCO DE HISTÓRIA Na história da tecnologia da informação, distingue-se 04 gerações: Na história da tecnologia da informação, distingue-se 04 gerações: Primeira: meios impressos, a partir de meados do século XV Primeira: meios impressos, a partir de meados do século XV Segunda: registro de imagens e sons – fotografia e gravação Segunda: registro de imagens e sons – fotografia e gravação Terceira: Rádio e televisão – século XX Terceira: Rádio e televisão – século XX Quarta: últimos 50 anos – computador, vídeos Quarta: últimos 50 anos – computador, vídeos

10 IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Profundas mudanças tecnológicas transformando a sociedade Profundas mudanças tecnológicas transformando a sociedade Para viver nesse mundo tecnológico é preciso que o ser humano se adapte a ele através de treinamento. Isso cria nova e grande demanda educacional Para viver nesse mundo tecnológico é preciso que o ser humano se adapte a ele através de treinamento. Isso cria nova e grande demanda educacional

11 IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A tecnologia da informação é um mecanismo promissor para responder às necessidades humanas A tecnologia da informação é um mecanismo promissor para responder às necessidades humanas

12 IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO O uso da tecnologia da informação determina, em larga escala, o processo de comunicação adotado pelas pessoas – no lazer ou no trabalho O uso da tecnologia da informação determina, em larga escala, o processo de comunicação adotado pelas pessoas – no lazer ou no trabalho

13 IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Alguns especialistas afirmam que o uso do computador, por exemplo, ensina uma nova forma de pensar. Por isso, há que se fazer modificações curriculares para a inclusão dessa nova tecnologia Alguns especialistas afirmam que o uso do computador, por exemplo, ensina uma nova forma de pensar. Por isso, há que se fazer modificações curriculares para a inclusão dessa nova tecnologia

14 IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Será exigido, assim, o treinamento das educadores para que se produza material de qualidade. Espera-se, também, poder contar com equipamentos suficientes Será exigido, assim, o treinamento das educadores para que se produza material de qualidade. Espera-se, também, poder contar com equipamentos suficientes Assistimos ao surgimento de uma nova sociedade de informação, dependente da criação, uso e comunicação da informação para o bem-estar econômico e social Assistimos ao surgimento de uma nova sociedade de informação, dependente da criação, uso e comunicação da informação para o bem-estar econômico e social


Carregar ppt "PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO. O QUE É O PROCESSAMENTO Processos utilizados pelo ser humano para codificar, armazenar e recuperar informações Processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google