A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso."— Transcrição da apresentação:

1 Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso observar e conhecer o trabalho do professor em sala de aula. Em função disso, a observação em sala de aula será uma das técnicas utilizadas para a coleta de dados. Além da observação, uma entrevista com um questionário com cada professor que for observado na tentativa de encontrar no discurso relações com a sua prática.

2 METODOLOGIA A pesquisa será realizada com todos os professores que forem observados. Para realizar a pesquisa será usada a seguinte estratégia: Será feito um questionário sobre a utilização da calculadora na sala de aula. As perguntas estarão relacionadas com os seguintes temas:

3 Calculadora: Em que momentos e situações ela é usada?
A justificativa para os temas escolhidos para essas pesquisas foram as seguintes: Avaliação: Embora seja possível que ela seja apenas encarada como uma “prova”. Mesmo assim, verificar-se o posicionamento do professor quanto ao uso da calculadora nos momentos de avaliação. Calculadora: Em que momentos e situações ela é usada?

4 Cotidiano: Os problemas trazidos do cotidiano, que envolvem a realidade, que são frutos de mensuração, nem sempre trazem medidas exatas, números simples de serem trabalhados e é nesses casos que a calculadora é uma grande aliada. Ensino fundamental e Ensino médio: Em quais fatos se fundamenta a permissão do uso da calculadora nesses estágios do ensino?

5 Geometria: Esse tema foi escolhida, pois o assunto parece estar pouco relacionado ao uso das calculadoras. Habilidade de cálculo: A matemática deve estar centrada no cálculo? Ter maior ou menor habilidade de cálculo, dominar as operações básicas faz diferença quando se usa a calculadora?

6 Meios eletrônicos e educação: Os meios eletrônicos como a TV, o computador e a própria calculadora fazem parte do cotidiano de muitos dos alunos. Será que esses instrumentos podem e são aproveitados de forma adequada no processo de ensino aprendizagem? Professor de Matemática, Formação superior: a formação do professor reflete-se na sala de aula? Se durante sua formação ele teve contato com a calculadora, ou se não teve a oportunidade de discutir o seu uso e como fazê-lo será que na sua atividade como professor ele poderá desenvolver um trabalho adequado?

7 Professor de Matemática, Prática de sala de aula: como as atividades são conduzidas para o melhor aproveitamento desse recurso. Raciocínio: A matemática foi por muito tempo associada à ciência que desenvolve o raciocínio. O objetivo é tentar perceber na opinião dos professores se a presença da calculadora ajuda ou atrapalha o desenvolvimento do raciocínio.

8 Resolução de problemas: Resolver problemas com a ajuda da calculadora dá maior confiança ao aluno, se ganha tempo com os cálculos que pode ser aproveitado na discussão de estratégias e resultados. Séries iniciais: Como os professores vêem a utilização das calculadoras nas séries iniciais do ensino fundamental. É possível usá-las? Trigonometria: A intenção é saber o que da trigonometria pode ser explorado e investigado com o uso das calculadoras.

9 Num segundo momento será realizado um trabalho de estudo em grupo, onde serão estudado os resultados obtidos nessa pesquisa.


Carregar ppt "Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google