A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS"— Transcrição da apresentação:

1 TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS

2

3 TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS

4 4 BIBLIOGRAFIA Economia - Micro e Macro Vasconcellos, Marco Antonio S. Editora Atlas

5 Primeiramente, precisamos
5 ECONOMIA Primeiramente, precisamos entender o que é é Economia?

6 6 ECONOMIA A economia pode ser definida como: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.

7 7 Agentes Econômicos Um agente econômico é um indivíduo, conjunto de indivíduos, instituição ou conjunto de instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas racionalmente, influenciam de alguma forma a economia.

8 Agentes Econômicos FAMILIA - EMPRESAS - ESTADO -
8 Agentes Econômicos FAMILIA - EMPRESAS - ESTADO -  Que tomam decisões sobre o consumo de bens e serviços e de poupança. Que tomam decisões sobre investimento, sobre produção e a oferta de trabalho. Que tomam decisões sobre investimento, sobre produção e a oferta de trabalho.

9 9 TEORIA ECONÔMICA

10 TEORIA Macroeconomia e Microeconomia ECONÔMICA
10 TEORIA ECONÔMICA Se dividi em duas partes: Macroeconomia e Microeconomia

11 MACROECONOMIA MACRO ECONOMIA Agentes Econômicos FAMILIA EMPRESAS
11 MACROECONOMIA Agentes Econômicos FAMILIA EMPRESAS ESTADO  MACRO ECONOMIA

12 12 MACROECONOMIA Estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balança comercial, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores. 

13 MICROECONOMIA MICRO ECONOMIA Agentes Econômicos FAMILIA EMPRESAS
13 MICROECONOMIA Agentes Econômicos FAMILIA EMPRESAS ESTADO  MICRO ECONOMIA

14 14 MICROECONOMIA É o estudo do comportamento das famílias, empresas e o estado . Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda).

15 15 CONCLUSÃO A microeconomia estuda com o individual, enquanto a macroeconomia estuda o geral (global).

16 16 INVESTI MENTO

17 17 INVESTIMENTO Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, a longo prazo).

18 18 INVESTIMENTO Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

19 INVESTIMENTOS FINANCEIROS
19 INVESTIMENTOS FINANCEIROS Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros.

20 INVESTIMENTOS NÃO FINANCEIROS
20 INVESTIMENTOS NÃO FINANCEIROS Os investimentos não financeiros são aplicações que não trazem rentabilidades financeiras. Exemplos: Estudos Conhecimento Viagem Satisfação

21 TIPOS DE INVESTIMENTOS
21 TIPOS DE INVESTIMENTOS Fundos de Investimentos Poupança CDB – Certificado de Depósito Bancário Títulos Públicos Mercado de Ações Entre outros

22 FUNDOS DE INVESTIMENTOS
22 FUNDOS DE INVESTIMENTOS Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), com o objetivo de obter lucro maior.

23 23 FUNDOS DE INVESTIMENTOS JUROS BANCO

24 24 FUNDOS DE INVESTIMENTOS JUROS BANCO

25 25 Poupança Do ponto de vista econômico é o acúmulo de capital sobre o  investimento.

26 CDB Certificado de Depósito Bancário
26 CDB Certificado de Depósito Bancário É um título que os bancos emitem para se capitalizar - ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Portanto, ao adquirir um CDB, o investidor está efetuando uma espécie de “empréstimo” para a instituição bancária em troca de uma rentabilidade diária.

27 27 Títulos Públicos Os títulos públicos fazem parte do mercado de títulos de renda fixa. Neste mercado, os títulos têm seus rendimentos ou juros conhecidos no momento da operação e no vencimento, há o retorno do principal acrescido do rendimento da operação. 

28 Tipos Títulos Públicos LTN (Letras do Tesouro Nacional)
28 Títulos Públicos LTN (Letras do Tesouro Nacional) LFT (Letras Financeiras do Tesouro) NTN (Notas do Tesouro Nacional) SELIC Rentabilidade é definida no momento da compra (prefixada) e é um título nominativo e negociável. IPCA Esse título tem sua rentabilidade pós-fixada, o que significa dizer que o investidor que opta por esse título só saberá o valor de seu rendimento na data de vencimento. IPCA Quem aplica nesse papel recebe um cupom semestralmente, o que permite um aumento na liquidez.

29 29 Mercado de Ações O mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários (ações, opções de ações etc.). As transações podem ocorrer por intermédio das bolsas de valores ou nos chamados mercados de balcão

30 30 INFLAÇÃO

31 31 INFLAÇÃO É o aumento continuo e generalizado no nível geral de preços de bens e serviços.

32 INFLAÇÃO INFLAÇÃO 32 Desemprego Menos Procura Estoque Cheios
Aumento de Preço Menos Lucros FALENCIA Desemprego Menos poder de Compra INFLAÇÃO

33 Boa Noite!!!


Carregar ppt "TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google