A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS Prestar assistência integral com resolubilidade e boa qualidade as necessidades de saúde da população adscrita. Humanizar práticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS Prestar assistência integral com resolubilidade e boa qualidade as necessidades de saúde da população adscrita. Humanizar práticas."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS Prestar assistência integral com resolubilidade e boa qualidade as necessidades de saúde da população adscrita. Humanizar práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e população. Estimular a participação da comunidade para o exercicio do controle social. Intervir sobre fatores de risco o qual a população esta exposta.

2 O que consideramos fatores de risco em uma familia? Crianças menores de 2 anos criança com vacina em atraso e baixo peso Gestante adolescente Hipertensão arterial Diabetes Hansen Tuberculose Idoso Álcool e Tabagismo Violência familiar

3 No principio da historia do paciente devem constar dados importantes.... Nome, data de nascimento, origem étnica, estado civil, com quem reside, religião, escolaridade, numero de filhos, endereço. Em seguida qual a doença atual? Inicio da queixa? Qual a forma? Que impacto tem na sua vida do dia a dia?

4 Perguntas comuns Mulher; homemDoenças comuns na infância, alergias, partos, situação vacinal, história de uso de medicamentos, sua dor é contínua ou intermitente? Tem alívio com medicamentos?de que forma esta dor alterou seu estilo de vida? Criança; Tipo de parto, aleitamento, vacinação, alergias, distúrbios do sono, hábitos alimentares.crescimento e desenvolvimento, dentição, relação com a família, desenvolvimento motor, e da linguagem, uso de medicamentos.

5 idosos Moram sozinhos? Tem renda familiar/ faz acompanhamento? usa medicação? Andam sozinhos ou precisam de ajuda? Condições da casa, piso, paredes, banheiro? Doenças ? Tem família ou são sozinhos?

6 Hipertensão Hipertenso avaliação do peso, uso continuo da medicação, controle da pressão arterial, estímulo para caminhadas, evitar sedentarismo estimulo a perda de peso e alimentação saúdável. Hipertensão leve 130x 89 mmhg (2x ao ano) Hipertensão moderada 150x 110 mmhg (3x ao ano) HIPERTENSÃO SEVERA 170x 120 mmhg (4 x ao ano ) Para entrar no programa precisa aferir pelo menos 3 dias a pressão para ver se esta alta.

7 DIABETES É CONSIDERADO DIABÉTICO se o valor das glicemia em jejum for maior que 120 mg dl. Glicemia capilar não fecha diagnóstico de diabetes somente a glicemia em jejum de 12 horas Orientar o usuário a ter vida saudável, orientação alimentar, perda de peso, ingerir bastante água, cuidados com os pés, sapatos fechados, não andar descalço, uso da medicação contínua e observar sintomas de hipo e hiperglicemia.

8 Criança A vida da criança nos primeiros dois anos de vida é determinada pelo ambiente doméstico. A vida da criança pequena é determinada pela escola e amigos Os adolescentes são influenciados pelos Amigos e pelo mundo. A pobreza é um determinante fundamental da saúde e do bem estar das crianças.

9 Lactente Neo nato 4 semanas. Lactente 1 ano de vida Segundo ano- entre 1 a 2 anos Pré escola 1 a 4 anos Escolar entre 5 a 12 anos Adolescente entre 13 a 19 anos

10 Vantagens da amamentação facilita a saída da placenta Evita hemorragias Estabelece o vínculo mãe filho Reduz câncer de mama Aumenta a imunidade no RN Facilita a perda de peso da mãe.

11 Documentos necessários para a certidão Declaração de nascidos vivos fornecido pelo hospital, certidão de casamento, duas testemunhas, presença do pai ou mãe. Quando não casado Declaração de nascido vivos, duas testemunhas maiores de 21 anos, a filiação paterna será registrada se houver autorização escrita do pai ou se ele for o declarante. Deverá ter somente o nome da mãe se não tiver autorização por escrito do pai.

12 Se a criança não nascer no hospital? São necessários duas testemunhas que assistiram o parto ou possam confirmar a gravidez. Se os pais tiverem menos de 16 anos? É necessária a presença dos avós ou um responsável maior de 21 anos.

13 Acolhimento mãe bebê Encaminhamento da mãe e RN a unidade básica para acompanhamento e avaliação. Fazer vacina bcg, hepatite b e teste do pezinho e avaliar amamentação, curativo do coto umbilical com alcool a 70º,higiene pessoal. Mãe avaliar presença de colostro ou leite, se tem bico, se a criança esta sendo amamentada adequadamente, higiene pessoal, lóquios, incisão da cesárea ou períneo se parto normal.


Carregar ppt "SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS Prestar assistência integral com resolubilidade e boa qualidade as necessidades de saúde da população adscrita. Humanizar práticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google